ALTERNATIVA

Presidente da CEI dos fura-filas ameaça buscar convocado "na marra"

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 15/05/2021 às 21:41Atualizado em 19/12/2022 às 03:44
Compartilhar

“Debaixo de vara”. Assim pode ser levada autoridade do governo municipal para depor na CEI dos fura-fila da vacina contra Covid. Foi o que disse o presidente da Comissão, vereador Marcos Jammal, em entrevista ao programa O Pingo do Jota deste sábado. Sem revelar nomes, Jammal disse que o convocado tem se esquivado de prestar esclarecimentos, adiando por seguidas vezes sua presença perante a CEI. Segundo ele, se não vier na próxima convocação, será levado coercitivamente. Ou seja, “na marra”. Xiiiii….

FIO DA MEADA

Como as investigações correm em sigilo, o presidente Marcos Jammal pouco falou na entrevista dada hoje ao programa O Pingo do Jota. Adiantou, todavia, que os trabalhos devem estar concluídos dentro de 15 a 20 dias. E os três vereadores que compõem a Comissão já puxaram o fio da meada, segundo Jammal.

HORAS E HORAS

Um dos depoentes na CEI dos Fura-Filas falou das 8h às 19h perante a Comissão. Consta que esse depoimento foi o mais rico em detalhes até agora. Vale destacar que a CEI já ouviu quase 50 pessoas, resultando em 8 volumes de depoimentos. Há quem entenda que a CEI fatalmente desaguará em Comissão Processante. Se isso se confirmar, o quadro político em Uberaba poderá passar por um período de grande turbulência.

TUDO GRAVADO

Outra revelação feita pelo presidente da CEI das Vacinas é que todos os depoimentos estão sendo gravados, com som e imagem. Falou está falado. Se algum dos depoentes voltar atrás ou disser que não disse, a gravação estará lá…

PÉ NA TÁBUA

Por falar no Pingo do Jota  deste sábado, a infectologista Cristina Hueb Barata alertou o governo municipal: não é qualquer teste de Covid que poderá ser útil no enfrentamento à pandemia em Uberaba. O sorológico, por exemplo, não é recomendado. Apenas o swab nasal ou PCR rápido. Ainda assim, se o resultado for positivo, a Saúde terá de agir em tempo real para testar imediatamente os contactantes e isolar os positivos, fazendo o acompanhamento da evolução da doença, caso a caso. Testar apenas para fazer mapa de Covid e relatórios burocráticos não terá serventia alguma.  

ALVO CERTO

Aliás, a exemplo dos colegas ouvidos ontem por esta coluna, Cristina Barata garante que a testagem aleatória não tem representatividade alguma para dizer quem está ou não infectado para fins de definição de parâmetros para medidas de enfrentamento à pandemia. Ou seja: será o mesmo que jogar dinheiro fora. 

CUIDADO!

Cristina Barata também destacou que nesta nova onda da Covid a infecção pulmonar já não é a única preocupação dos médicos. O comprometimento vascular dos infectados é o novo desafio a ser enfrentado. E mais: mesmo depois de 30 dias ou mais da alta hospitalar, muitos pacientes têm sofrido infartos, AVCs e outras complicações vasculares. Por isso, ela destaca que esta cepa é mais agressiva e perigosa do que a primeira.

PRÓXIMO DESTINO

Não passou despercebida a troca de comando do PV em Uberaba. Na eleição do ano passado, o Partido esteve nas mãos de Marcelo Marques, que disputou a Prefeitura, sem sucesso. De repente, de uma hora para outra, o PV caiu nas mãos de Glauber Faquinelli, considerado um dos homens de confiança do ex-prefeito Paulo Piau. E rapidamente a notícia movimentou os bastidores da política em Uberaba, gerando toda espécie de especulação.

VAI TROCAR?

A primeira e mais ruidosa especulação gira em torno de provável troca de partido pelo ex-prefeito Paulo Piau. Se o tititi estiver correto, Piau deve trocar o MDB pelo PV no segundo semestre. A conferir.

LIVRE, LEVE E SOLTO

Comandado em Minas pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Agostinho Patrus, o Partido Verde surgiu no cenário nacional na década de 1980, capitaneado pelo irreverente Fernando Gabeira, que mais tarde viria a se eleger deputado federal. A bandeira da preservação ambiental tem tudo a ver com a história política de Piau, que é engenheiro agrônomo e foi, inclusive, relator do Código Florestal. Fazem ou não sentido as especulações sobre a troca de partido pelo ex-prefeito, com vistas às eleições do ano que vem?

NA DISPUTA

Em “boca de Matilde” comenta-se que Piau estaria articulando com Patrus uma possível composição para ser o nome do PV ao governo de Minas. Ou vice, numa eventual composição com o PSD de Alexandre Kalil, prefeito de BH e nome cotadíssimo para disputar com Zema o comando do Estado. Pelo menos os dois têm algo em comum: são 100% anti-Zema.  Por outro lado, na pior das hipóteses, Piau poderá disputar eleição para deputado federal, pelo PV, cuja chapa de candidatos certamente estará bem mais leve do que a do MDB. Façam suas apostas.

CASA DA PRECE

Fundação Cultural de Uberaba está em negociação para a compra da “Casa da Prece”, local onde o médium Chico Xavier realizava seus trabalhos mediúnicos. Tratativas entre o presidente da FCU, Cássio 

Facure, e Eurípedes Higino estão seladas, faltando apenas a avaliação do imóvel para definição do preço.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por