ALTERNATIVA

Zema acelera o passo e envia mais vacinas para Uberaba nesta quarta

Lídia Prata
Publicado em 04/05/2021 às 21:23Atualizado em 18/12/2022 às 13:34
Compartilhar

Zema acelerou o passo, finalmente.  Aleluia!!!

Nem bem chegaram vacinas nesta segunda-feira e nova remessa está confirmada para chegar em Uberaba nesta quarta-feira. Isso mesmo. Desta vez  serão distribuídas 676.250 doses de AstraZeneca em todo o Estado, para dar início à vacinação de grávidas e puérperas e prosseguir a vacinação de idosos entre 60 e 64 anos. Para a macrorregião de Uberaba devem vir 26 mil doses, aproximadamente, de acordo com o superintendente regional de Saúde, Professor Maurício Ferreira.

QUANTITATIVOS

Do total de vacinas AstraZeneca desta 16ª remessa, 7,4% serão destinados às forças de segurança, salvamento e forças armadas; 21% para pessoas com idade entre 60 e 64 anos; 18,3% para gestantes e puérperas e o mesmo percentual para pessoas com comorbidades e outros 18,3% para portadores de deficiência permanente graves. Já a Coronavac será destinada à 2ª dose para forças de segurança e trabalhadores de saúde.

DEPRESSA, PESSOAL!

Diante da confirmação da chegada de mais vacinas, a Prefeitura vai ter de agilizar a aplicação das doses nos uberabenses. Isso porque o cronograma divulgado para esta semana revela apenas vacinação de idosos de 62 anos, nos dias 5, 6 e 7. Vindo nova remessa de doses, a PMU poderá destinar drives para 62 a 60 anos e outros drives para puérperas e grávidas, visando a dar maior celeridade ao processo de vacinação. Tem de pensar e agir rapidamente para evitar mais atraso na imunização aqui

DE UMA VEZ

Nada menos do que 8 pacientes Covid receberam alta no Hospital São Domingos, nesta terça-feira!

PRA FRENTE

Diretor administrativo do Hospital Regional, Frederico Ramos, desmentiu categoricamente as denúncias feitas pelo vereador Professor Wander ao Ministério Público, esta semana. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta terça-feira, ele frisou que o HR passou por recente fiscalização da Vigilância Sanitária e constatou a excelência do serviço de higiene e limpeza do local. Além disso, ressaltou que em recente visita ao HR, o presidente do Coren-MG se surpreendeu ao ser informado que o hospital já paga aos seus técnicos de enfermagem o valor que o conselho reivindica como piso para a categoria em Minas. 

COM LUPA

Uma das denúncias feitas pelo vereador Prof. Wander ao MP refere-se à falta de profissionais no Regional. Frederico Ramos, porém, lembrou que a dificuldade para a contratação de profissionais de saúde não é exclusiva do Hospital Regional. Esse é um problema enfrentado em todo o país, aliás, em todo o planeta. Vale destacar que não basta estalar os dedos para médicos se materializarem e de uma hora para outra iniciarem o trabalho nos hospitais. Nem mesmo uma ordem judicial é capaz de fazer “brotarem” médicos para os hospitais contratarem nesse momento dramático de pandemia. 

DISQUE 1

Bastante emocionado, o diretor administrativo do Hospital Regional desabafou, dizendo que as equipes estão trabalhando dia e noite para atender bem todos os pacientes internados e essas denúncias servem apenas para desestabilizá-los emocionalmente, num momento em que precisam de paz para realizar tantas tarefas. Frederico Ramos está coberto de razão. Denúncias ao Ministério Público, feitas por “ouvir dizer”, não fazem o menor sentido, sobretudo nesse momento em que todos nós precisamos nos unir e nos dar as mãos para vencer a pandemia. E mais: por que o vereador não fez as denúncias à Ouvidoria do HR, antes de bater às portas do MP? 

ESTOQUE ESTÁVEL

Segundo Frederico Ramos, está praticamente sob controle um dos grandes problemas enfrentados pelos hospitais dias atrás, que era a falta de medicamentos para intubação. O estoque de sedativos, analgésicos, bloqueadores musculares foi regularizado, graças à importação desses remédios. O que tem disponível no HR dá para mais ou menos 13 dias.

BOA NOVA

Boa notícia: a partir desta quarta-feira o Hospital Regional volta a permitir a entrada de familiares para visitas aos pacientes. O esquema de segurança sanitária será rigoroso, com permissão de acesso de uma pessoa por dia para cada paciente em condições de receber visita. Todos os equipamentos de proteção individual serão disponibilizados pelo hospital aos visitantes. 

ALÔ ALÔ

Campanha dos voluntários que apoiam o Hospital Regional está recebendo doações de aparelhos de telefone para permitir videochamadas entre pacientes internados e familiares. Esta é mais uma medida de humanização do atendimento, o que pode até mesmo diminuir o tempo de internação do paciente.

BOMBANDO

Serviço de telemedicina implantado pela Prefeitura com apoio da Sociedade Civil Organizada está dando o maior ibope. Começou na sexta-feira com 41 atendimentos, antes mesmo da divulgação do número 0800 340 0019. E os números vêm crescendo. Coordenador do programa, o médico Fabiano Hueb de Menezes aposta que esse serviço vai desafogar os atendimentos na rede pública, agilizando o acolhimento aos pacientes para início imediato do tratamento contra a Covid. Hoje já se sabe que quanto mais rápido for o começo do tratamento, maiores são as chances de sucesso. 

ORIGEM CERTA

“Hoje se sabe que a Covid é uma doença de origem vascular, e não pulmonar” - revela Fabiano Hueb. Até as 10 horas desta terça-feira ele já havia atendido 18 pacientes pelo sistema de videochamadas, prestando orientações a eles. “Estamos vivendo uma situação de guerra. Não podemos perder vidas, nem tempo” - disse Fabiano.

TOQUE DE RECOLHER

A partir desta quinta-feira Uberlândia terá novo toque de recolher. Em que pese o STF ter julgado inconstitucional essa medida, a Prefeitura da cidade vizinha anuncia que a restrição à circulação de pessoas e veículos valerá entre 23h e 5h. O transporte público vai funcionar somente até as 22h. Já os bares, restaurantes, supermercados, açougues, distribuidoras de bebidas só poderão funcionar de segunda a sexta-feira, até 21h. Mas eventos sociais e corporativos poderão ser realizados  todos os dias, desde que tenham no máximo 50 pessoas. Escolas também não tiveram aulas suspensas, podendo funcionar de segunda a sábado, das 6h às 21h.

MAIS PILOTOS

Corpo de Bombeiros terá 14 novos pilotos de aviões e helicópteros em Minas. Eles foram aprovados por concurso interno e no dia 24 serão submetidos a curso específico para pilotar as aeronaves. Uma vez concluído o treinamento, serão destacados para Belo Horizonte, Ouro Preto, Sete Lagoas e Uberaba. Detalhe: de Uberaba saiu a única mulher aprovada no certame. 

HELIPONTO 

A propósito, já está contratada a empresa que executará os projetos técnicos do heliponto, que serão patrocinados pela Unimed Uberaba.  O heliponto será construído em frente à porta de acesso ao Pronto Socorro do Hospital de Clínicas, pela avenida Frei Paulino. As fases de projeto e aprovação juntos aos órgãos federais devem consumir  cerca de 130 dias.

VIVA A MAMÃE

Nesta sexta e sábado  que antecedem o Dia das Mães, as portarias do Shopping Uberaba serão abertas às 10h. A medida contribui para evitar aglomerações, ao mesmo tempo em que busca proporcionar um período maior para  o cliente fazer suas escolhas. A administração faculta às lojas a decisão de iniciar suas atividades neste horário, uma hora antes do programado. Aos  domingos, a abertura das portarias será às 11h, para atender o segmento de alimentação. Excepcionalmente  neste domingo das Mães, o superintendente Guilherme Vilela de Castro e Silva esclarece que está facultado aos lojistas abrir pessoalmente suas lojas a partir das 11h, lembrando que o horário obrigatório se limita ao período das 14h às 20h. O superintendente lembra que por força do pactuado na Convenção Coletiva entre os sindicatos, é proibida a convocação de funcionários para além do período  de seis horas. 

É HOJE!

E hoje tem a mega exposição fotográfica "Mães", assinada por Babi e Ramon Magela. Abertura da mostra será às 18h, na Praça de Eventos. Babi e Ramon também assinam a maioria das fotos da JM Magazine 71, que será lançada nesta quinta-feira, SEM FESTA, pelo sistema de drive thru. Aliás, circulou um papo que a JM Magazine será lançada com festa para 300 pessoas. Fake news.

Temos responsabilidade, consciência e respeito às normas de segurança contra a Covid!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por