JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 18 de maio de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Aprovados em concurso da PMU podem não ser chamados, diz secretário

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

26/04/2021 - 20:57:14. Última atualização: 26/04/2021 - 21:07:18.

Aprovados no concurso público da Prefeitura podem colocar as barbas de molho. Com o prazo para convocação chegando ao fim, o secretário de Administração acredita que  haverá pouco tempo para essas convocações, assim que o decreto de calamidade pública for revogado. Enquanto está em vigor, este decreto impede a convocação. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota, o secretário Beethoven Oliveira apontou como prováveis áreas objeto de convocação os setores de engenharia e fiscalização da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras e Agricultura. Na área da saúde também pode ser que os aprovados venham a ser chamados, mas em alguns setores apenas. Portanto... 

HAJA PACIÊNCIA!

Novo lote de vacinas contra Covid será entregue nesta terça-feira pela Superintendência Regional de Saúde aos municípios do Triângulo Sul, incluindo Uberaba.  Desta vez vieram apenas 5.045 doses da AstraZeneca e  1.110 da Coronavac. A distribuição será assim: as da AstraZeneca deverão ser usadas para primeira dose na população da faixa etária de 60 a 64 anos e forças de segurança. Já as doses de Coronavac vão ser usadas para segunda dose em profissionais das forças de segurança e idosos de 65 a 69 anos.Convenhamos: é um lote muito pequeno. Não é à-toa que Minas Gerais continua entre os estados com menor índice de vacinação no contexto nacional. Precisa reagir e acelerar essa vacinação. Aliás, até hoje não se tem notícia da remessa das milhares de doses de vacina contra Covid que o Estado vinha mantendo guardadas em Belo Horizonte a título de "estoque". Pelo amor de Deus! Precisa colocar essas doses nos braços dos mineiros e parar com essa história de manter vacina em estoque. Olha a quantidade de pessoas morrendo em Minas! Olha quanta gente testando positivo a cada 24 horas. Francamente!  

NÚMEROS ESTRATOSFÉRICOS

Minas Gerais registrou 1.869 novos casos de pessoas infectadas pela Covid-19 e 96 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. Com essas estatísticas, o Estado alcançou agora a marca de 1.325.022 casos de coronavírus e 32.414 mortes pela doença desde o início da pandemia, em março de 2020. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas divulgado hoje, dia 26.

ESSA NÃO!

Por incrível que pareça, tem gente querendo escolher a marca da vacina que irá receber. É cada uma...

FALTA POUCO

Equipes do Hospital Regional vão ser responsáveis pelo atendimento inicial dos pacientes testados positivos para Covid, a partir da entrada em operação dos leitos instalados no subsolo da UPA São Benedito. Intenção do secretário Sétimo Bóscolo Neto é colocar em funcionamento o serviço nesta semana, ou no mais tardar no início de maio. Faltam apenas ajustes de ordem  burocrática, segundo ele. O local comporta até 22 pacientes, com toda a estrutura para atendimento hospitalar na área de clínica médica, o que certamente vai desafogar os hospitais Mário Palmério e Regional já de imediato.

QUASE TUDO

Unidade Básica do Boa Vista deve ser adaptada para o atendimento  aos pacientes com sequelas da Covid. As tratativas entre a Secretaria municipal de Saúde e a UFTM também estão na fase final de ajustes, com previsão de começar em maio o atendimento. Segundo o secretário Sétimo Bóscolo Neto, serão ofertados acompanhamento em diversas especialidades médicas e psicológicas para pacientes que se curaram da Covid, mas ainda têm problemas de locomoção, abalo emocional, dificuldade de respiração, comprometimento do funcionamento de órgãos etc.  

PRA JÁ

Boa notícia: o serviço de 0800 do atendimento a pacientes com sintomas de Covid por  Telemedicina deve entrar em operação nesta quarta-feira. Treinamento dos atendentes começou a ser feito nesta segunda-feira, depois que a Sociedade Civil Organizada (SCO) conseguiu montar a estrutura para o atendimento, como computadores, telefones, etc. Além disso, serão  mais de 60 médicos voluntários atuando nesse atendimento remoto e no acompanhamento diário da evolução da saúde dos pacientes. Todos estão saindo da sua zona de conforto para ajudar a quem mais precisa, gratuitamente.

VOLTA ÀS AULAS

Se dependesse exclusivamente da secretária municipal de Educação as aulas presenciais na rede municipal seriam retomadas de imediato. A professora Sidneia Zafalon pondera, no entanto, que é preciso cautela nessa retomada, porque nem todas as escolas do município têm condições hoje de receber os alunos. A Secretaria de Educação está, inclusive, consultando  a Procuradoria para saber se pode retomar as aulas presenciais apenas em algumas escolas num primeiro momento.

PREOCUPAÇÕES EM SÉRIE

O Município conta atualmente com 27.380 alunos na rede pública, desde a educação infantil até o EJA. Sidneia entende que o prejuízo causado pela pandemia à educação é enorme, mas tão preocupante quanto esse fato é o aumento extraordinário dos casos de violência contra as crianças e adolescentes nesse um ano em que as escolas estiveram fechadas.  Quando vão para a escola, essas crianças ficam em ambiente protegido, destaca a secretária de Educação. 

ENSINO HÍBRIDO

Uma coisa é certa: quando as aulas presenciais forem retomadas na rede municipal, o modelo de ensino híbrido deverá ser adotado. Pelo menos nos primeiros tempos. Por outro lado, a professora Sidneia adianta que não está descartada a antecipação das férias escolares de julho, para abreviar a retomada das aulas presenciais. 

DINDIM

Deve ser liberado nos próximos dias o repasse dos recursos do Fundeb às creches comunitárias de Uberaba. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta segunda-feira, a secretária de Educação informou que já assinou os empenhos que garantem a liberação do pagamento. No entanto, em razão da pandemia, ela confirmou que os valores per capita serão menores desta vez.  

ACERTANDO O PASSO

Câmara Municipal aprovou nesta sexta-feira o projeto de lei que viabiliza a doação de área à Crown Embalagens. Resultado foi comemorado pelo secretário de Desenvolvimento, Rui Ramos, e pela prefeita Elisa. Agora, sim, está tudo ok para a instalação da fábrica de latinhas de alumínio em Uberaba. 

FORA DO RADAR

Por falar no secretário de Desenvolvimento, Rui Ramos descarta completamente qualquer possibilidade de vir a disputar as eleições de 2022 para deputado. Aos que apostam que ele aceitou o cargo no governo Elisa para ficar em evidência na política ele vai logo avisando: “aceitei para ajudar a prefeita e porque não sei ficar parado”. Aos 72 anos de idade, Rui fez carreira como executivo na iniciativa privada, tem bom trânsito no meio empresarial, sobretudo no setor sucroenergético, e  foi prefeito de Pirajuba. Diz que isso tudo já está bom para ele.

HISTÓRIA ÚNICA

“Não quero reescrever a história não” - disse o secretário Rui Ramos, sobre a polêmica criada em torno da “paternidade” política da fábrica da Crown Embalagens. E teceu vários elogios ao seu antecessor na pasta, contando que tentou desfazer o mal entendido e ligou a José Renato Gomes por cinco vezes, mas não obteve sucesso. Na verdade, o que realmente importa é que a fábrica de latinhas venha para Uberaba e arraste outras fábricas do mesmo porte para cá. Todos temos de trabalhar pensando no desenvolvimento do nosso município, independente de partido, posição política ou simpatias.


Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia