JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 18 de maio de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Uberaba pode ter rodízio no fornecimento de água durante a seca

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

24/04/2021 - 22:18:36. - Por Lídia Prata Última atualização: 24/04/2021 - 22:19:09.

Uberaba poderá enfrentar rodízio no fornecimento de água, se a previsão de seca histórica se confirmar. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota deste sábado, o presidente da Codau alertou sobre a queda acentuada na vazão do Rio Uberaba neste mês de abril. José Waldir revelou que a vazão está em 2,6 metros cúbicos por segundo, contra 7,5 m3 por segundo neste mesmo período do ano passado. Ou seja, hoje temos praticamente um terço da vazão de 2020. 

TRANSPOSIÇÃO JÁ

Técnicos da Codau estudam a antecipação da transposição do Rio Claro para o mês que vem, se esta vazão continuar caindo nessa velocidade. Vale lembrar que geralmente essa transposição ocorre em final de julho, início de agosto, que são os meses de pico de seca na cidade. Mas, agora, a Codau já fala em fazer essa transposição e revela que os técnicos estão preparando para colocar o Rio Claro em operação. É, no mínimo, preocupante.

OUTRAS OPÇÕES

Codau tem outras opções em estudo para driblar a seca brava que está prevista para este ano. Uma delas é suspender completamente o fornecimento de água durante um período do dia, ou em determinados horários. Outra opção é instalar tanques poliméricos nos bairros mais altos, interligados ao sistema de distribuição, para garantir o abastecimento à população. Se esta for a opção, a Codau terá de fazer a compra emergencial desses tanques, para começar o quanto antes a reservação de água. 

ESPERE UM POUCO…

Sabe aquela história do apressado comendo cru? Pois é. Inadimplentes que estão procurando a Codau para renegociar seus débitos se enquadram nesse dito popular. Sabe por quê? A Codau já mandou para a Secretaria de Governo um pré-projeto de concessão de isenção de juros e multa, que pode ser encaminhado nos próximos dias para votação na Câmara. Uma vez aprovado, o parcelamento passará a ser apenas do principal, sem acréscimo algum. Pois é.

“PERAÍ!”

Ex-prefeito Paulo Piau rebateu os argumentos do vice-prefeito Moacyr Lopes, que citou os débitos herdados pelo governo Elisa como impeditivos para instalação de PABX nas Seds e em unidades de saúde do Rio de Janeiro e Capelinha do Barreiro. Piau acionou a colunista neste sábado, externando o seguinte: “Li, perplexo, sua coluna do JM do dia 24 sobre débitos herdados pelo atual governo . Estatística e números são passíveis de outra interpretação quando se tem objetivo de marketing. Em dezembro de 2020 fizemos auditoria contábil-financeira independente da Prefeitura, inclusive com ex-auditor do Banco Central, com toda a transparência. Os dados técnicos estão lá para quem quiser analisar. Todos os secretários que deixaram o governo municipal em 31 de dezembro último estão dispostos a ajudar Uberaba e a transparência posta no governo de transição já mostrou isso. Agora, querer justificar a própria incompetência buscando culpar pessoas que nem sempre podem ao menos se defender não é uma atitude honesta! Uberaba precisa olhar para frente e não de justificativas.”

RECORDE

Tudo indica que abril será o pior mês da pandemia desde o seu início, em março de 2020. Boletim Covid deste sábado mostra 13 óbitos ocorridos em 24 horas e 138 novos casos confirmados de coronavírus. Do total de vítimas, 6 eram mulheres e apenas 2 faleceram em hospital particular. Todos os demais foram registrados em hospital público.

DESCONTO

Acredite, se quiser: Porta Voz que circulou na sexta-feira trouxe publicação no mínimo inusitada: aditivo contratual com redução no preço do contrato da obra da Barragem da Prainha. Isso mesmo. A redução foi de 4,2083%. 


Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia