JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 18 de maio de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Casos novos de Covid já passam de 3,3 mil e óbitos estão perto de 200, em abril

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

22/04/2021 - 20:44:24. Última atualização: 22/04/2021 - 20:45:29.

Dos 159 óbitos por Covid ocorridos em abril, 82 foram registrados apenas entre os dias 11 e 21. O pior dia da pandemia foi o dia 19, que registrou 12 óbitos em apenas 24 horas. O número de contaminados continua alto: 3.302 desde o dia 1º até esta quinta-feira, sendo os dias de maiores índices de casos novos confirmados foram os dias 5, com 225 pessoas positivas, e 15, com 223. Detalhe: apenas dois dias de abril apresentaram menos de 100 casos confirmados em 24 horas, sendo os dias 2, com 89, e 4, com 82. Em todos os outros dias de abril os casos novos passaram de 100 e em quatro dias de abril os casos novos, passaram de 200. 

TUDO FECHADO

Com as unidades básicas de saúde fechadas no feriado de Tiradentes, as UPAS ficaram lotadas. No dia 20 foram registrados 201 casos relacionados a síndrome gripal, enquanto no dia 21 foram outros 173. A propósito, por que a UBS Roberto Árabe Abdanur não atendeu os casos suspeitos de Covid no dia 21?

RECOMEÇAR SIM

Na avaliação do infectologista Rodrigo Molina, que é um dos infectologistas mais conceituados em Uberaba, foi acertada a decisão de retomar as aulas presenciais nas escolas particulares. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quinta-feira, Molina ressaltou a necessidade de retomarmos as atividades em geral, porém com disciplina e responsabilidade. Segundo ele, pais, alunos, professores e demais profissionais envolvidos com a educação precisam ser bem orientados sobre as normas de segurança. E alertou: “se a criança apresentar algum sintoma gripal, não deve ser levada para a escola. Idem os professores e demais trabalhadores nas escolas”. E frisou: “a pandemia não acabou. O decreto novo flexibilizou a economia, mas não acabou com a pandemia, mesmo porque decreto não acaba com a pandemia. As pessoas precisam entender isso!”.

PREJUÍZO GRANDE

De acordo com o infectologista Rodrigo Molina, os prejuízos emocionais e de aprendizado para as crianças durante a pandemia ficaram de tal forma graves que desafiam a retomada das aulas presenciais o quanto antes. Primeiro porque os alunos ficaram privados da convivência com os colegas, passando a viver praticamente enclausurados em casa. Depois, porque as aulas virtuais não foram bem aproveitadas. Nem poderiam ser, uma vez que é quase impossível manter uma criança em frente ao computador por 4 horas ou mais, seguidas, assistindo as aulas. Por mais que os professores se esforcem para apresentar o conteúdo de uma forma interessante, a aula online não tem o mesmo aproveitamento da aula presencial.

MULTA SEVERA

Rodrigo Molina defende a aplicação de multas severas para quem descumpre as regras sanitárias preventivas, até mesmo como forma de educar os demais. As multas, no caso, não valem apenas para bares e restaurantes, como também para academias, comércio em geral, chácaras de festas etc. para estabelecimentos, a interdição é o melhor caminho - diz Molina.

TUDO BOBAGEM

Rodrigo Molina alerta que não passam de engodo essas sugestões para uso de Vitamina D, Zinco, Ivermectina, Anitta, remédios fitoterápicos como “assa-peixe” e outros considerados nas redes sociais como “eficientes” contra a Covid. “Não existe um remédio para evitar a Covid-19. Se a pessoa tem uma alimentação saudável, não precisa de suplementação. Aliás, o excesso de Vitamina D, por exemplo, pode causar a calcificação do coração, formando o que chamamos de uma carapaça. Pode levar a pessoa ao infarto, por exemplo.” Quanto ao zinco, o infectologista adverte que nosso organismo precisa de quantidade muito pequena desse elemento, o que pode ser absorvido na alimentação.

PELAS REDES

Outra bobagem comum nas redes sociais é aquela que atribui ao tipo sanguíneo o sucesso ou insucesso do tratamento em pacientes Covid. Molina garante que essa crença não passa de uma bobagem, sem qualquer fundamento científico. Aliás, Molina critica também as tais dietas de revistas e internet, pois elas costumam reduzir a imunidade, levando as pessoas a contrair gripe, herpes e abrir a porta para outras doenças. Idem idem o excesso de atividade física, que leva o corpo à exaustão, mas expõe o organismo ao ataque de vírus e bactérias.

TAPEAZOL POPULAR

Já a Ivermectina é um antiparasitário prescrito para combater sarna, piolho etc. O Anitta, parente próximo da Ivermectina, é um anti-viral destinado a combater o rotavírus, por exemplo. Porém, nenhum deles tem eficácia comprovada contra o coronavírus, segundo ele, apoiado em pesquisas científicas feitas ao redor do mundo.

PARA POUCOS

Da mesma forma, Rodrigo Molina alerta que o coquetel de medicamentos da fabricante suíça Roche e aprovado pela Anvisa na véspera do feriado para tratamento de doentes leves de Covid só deverá beneficiar pacientes com alto poder aquisitivo. O preço do medicamento é caríssimo e nem está sendo cogitado pelo SUS, tal como o Redemsivir, cuja ampola custa algo em torno de R$ 18 mil, cada. Além disso, esse coquetel só deverá ser administrado em hospitais, por se tratar de um anti-corpo. Portanto...

IDADE DA PEDRA

Acredite, se quiser: Secretaria de Desenvolvimento Social só tem um telefone, até hoje. Sem ramais instalados nas salas, os servidores são obrigados a deslocamentos presenciais de um lado para outro para resolver pendências internas. Pois é. Justo uma pasta com tantas demandas nesses tempos bicudos de pandemia, manter apenas um telefone é complicado.

PAUTA EXTENSA

Presidente do Coren/MG, Bruno Farias,  está em Uberaba desde esta quinta-feira. Aqui ele se reuniu com profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, para ouvir as queixas e reivindicações da categoria. Obviamente a baixa remuneração, o reconhecimento quase inexistente sobre a importância do trabalho da categoria, e a sobrecarga de responsabilidades nesta época de pandemia foram os temas mais recorrentes. Nesta sexta-feira, Bruno Farias será entrevistado no programa O Pingo do Jota, pela Rádio JM FM 95.5.

DOCE DE LEITE 

Governador Romeu Zema esteve em Uberlândia nesta quinta-feira, pela segunda vez esta semana. Antes ele esteve lá para o velório do deputado Luiz Humberto Carneiro, e agora, participou de vacinação contra Covid, seguida de reunião com o prefeito Odelmo e da inauguração da nova fábrica da Start Química.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia