ALTERNATIVA

Zema auncia mais 1 milhão de vacinas para forças de segurança e idosos semana que vem

Lídia Prata
Publicado em 01/04/2021 às 21:22Atualizado em 19/12/2022 às 04:10
Compartilhar

Governador Romeu Zema acaba de anunciar o recebimento de um milhão, dezesseis mil 650 doses de vacinas contra Covid. Nas redes sociais, ele postou agora à noite: “Seguindo o PNI, a maior parte da 11ª remessa será para a 2ª dose dos trabalhadores da saúde, idosos de 75 a 79 anos e de 70 a 74 anos. Daremos início à vacinação das Forças de Segurança e vamos continuar vacinando os idosos de 65 a 69 anos com a 1ª dose. 

Eita novela mexicana que não acaba nunca… 

BOM CONSELHO

Em meio a números assustadores sobre novos contaminados e óbitos diários decorrentes da Covid, o ex-prefeito Paulo Piau não titubeou ao ser questionado no programa O Pingo do Jota desta quinta-feira sobre o que faria de diferente para enfrentar a pandemia, caso ele ainda estivesse no cargo. Segundo Piau, o combate ao coronavírus está assentado num tripé. Primeiro, a adoção de medidas alicerçadas em orientações técnicas. Nesse particular, ele ressaltou a qualidade do Comitê Técnico de Enfrentamento ao Covid no seu governo, que orientou os protocolos acertados para cada etapa da pandemia em 2020. Tanto assim que Uberaba registrou poucos óbitos, assim como poucos casos de pessoas contaminadas, em relação aos números do Estado e do país. 

AS OUTRAS PONTAS

Na segunda ponta do tripé indispensável ao enfrentamento à pandemia, o ex-prefeito Paulo Piau coloca a fiscalização. Sem fiscalização rigorosa para exigir da população o cumprimento das medidas preventivas não é possível alcançar um bom resultado. Neste particular, Piau fez outro recorte, para enaltecer o trabalho comandado na época pelo então secretário municipal de Defesa Social, Wellington Cardoso, e sua equipe. 

Por último, o ex-prefeito coloca a necessidade de convencer a população a colaborar, explicando de forma clara por que as medidas estão sendo adotadas e sua importância.

Ficam aí as dicas de quem já passou por essa pandemia, e obteve êxito no enfrentamento.

SEM CABRESTO

Ainda na entrevista ao programa O Pingo do Jota, o ex-prefeito criticou as medidas da Onda Roxa decretadas pelo Estado, dizendo que elas não convenceram ninguém. Questionou, por exemplo, o fechamento do comércio, pois, segundo Piau, era um setor que vinha cumprindo rigorosamente os protocolos de segurança. E disparou: “Uberaba nunca aceitou o cabresto do Estado antes”.  

CAUTELA E CALDO DE GALINHA...

Foi apenas uma medida preventiva. Esta é a explicação do ex-prefeito Paulo Piau para o registro da ocorrência policial sobre a confusão da vacinação na segunda-feira, em que ele foi imunizado em meio a outras dezenas de pessoas antes da hora. “É também uma forma de pressionar a Prefeitura a dar uma explicação e assumir a falha por completo” no cumprimento do cronograma – ressaltou o ex-prefeito.

MOBILIZAÇÃO

Quinta-feira de agenda cheia para a prefeita Elisa, que ainda se recupera da Covid. Com os representantes das indústrias que integram o Conselho Estratégico da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, a prefeita mostrou os números de março, com apresentação feita pela matemática Michelli Maldonado. E pediu a colaboração de todos para formar uma rede de conscientização dos seus colaboradores, levando informações sobre a pandemia em Uberaba e a importância da prevenção da Covid neste momento. “Essas empresas atingem milhares de pessoas, não só os colaboradores, mas também os familiares. Então, essa campanha é muito importante no enfrentamento à pandemia”, ressaltou Elisa.

É impressionante a disposição da prefeita para esse trabalho de conscientização das pessoas. Mesmo acometida pela Covid, Elisa tem participado diariamente de dezenas de reuniões virtuais com representantes da comunidade.

MAIS BAIXA

Os problemas na Saúde não param. Depois da exoneração da secretária adjunta Fabiana Prado, também a infectologista Danielle Borges Maciel está deixando o Comitê Covid. Única especialista no grupo, Danielle alega falta de tempo para se dedicar às reuniões do Comitê. Faltou a três reuniões consecutivas, por excesso de trabalho. Com a pandemia, a médica tem sido muito requisitada por seus pacientes, o que a impede de se dedicar ao Comitê, segundo alegou à jornalista Gê Alves, em entrevista ao JM News 2 nesta quinta-feira. 

PRIORIDADE PARA O CAMPO

Novo delegado-chefe da Polícia Civil, Felipe Columbari, só deve assumir efetivamente suas funções na segunda quinzena de abril. Nessas duas primeiras semanas ele estará em gozo de férias, aproveitando para providenciar sua mudança para Uberaba. Nesta quinta-feira, ele concedeu entrevista ao Pingo do Jota e ressaltou que sua prioridade será implementar uma Delegacia Rural capaz de dar respostas rápidas e certeiras aos crimes praticados no campo e, paralelamente, tentar criar um cinturão de segurança no meio rural.

BONS EXEMPLOS

Ainda de acordo com o delegado Felipe Columbari, um bom exemplo a ser seguido por Uberaba é o de Araxá. Na vizinha cidade a segurança preventiva foi priorizada, com investimentos em tecnologia, como instalação de câmeras do Olho Vivo na área rural e nas entradas da cidade. Vale destacar que esse projeto de estender as câmeras de monitoramento à zona rural já existia no governo passado, quando da implantação do projeto Cidade Vigiada. Mas, com a pandemia, não avançou ainda no governo Elisa.

VIVA A PÁSCOA

Impressionantes as filas de clientes nas calçadas de acesso às lojas de chocolate nesta quinta-feira. No centro da cidade, teve fila dobrando quarteirão! O consumidor antecipou as compras de ovos de Páscoa, com medo de não encontrar o produto no sábado, já que o comércio estará de portas fechadas.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por