ALTERNATIVA

Piau registra ocorrência policial e exige explicação sobre a confusão das vacinas

Lídia Prata
Publicado em 31/03/2021 às 21:31Atualizado em 19/12/2022 às 04:12
Compartilhar

ESTICADINHA...

Depois de desistir de antecipar os feriados de Tiradentes, o governador Romeu Zema resolveu prorrogar a onda roxa em 815 dos 853 municípios mineiros até o dia 11 de abril. Apenas as 27 cidades da macrorregião Triângulo do Norte e as 11 da microrregião Patos de Minas avançam, a partir da próxima segunda-feira, à 'onda vermelha' do programa Minas Consciente, que determina medidas contra o coronavírus. A decisão foi tomada em reunião do Comitê Extraordinário COVID-19 do governo mineiro nesta quarta-feira. 

COMO ASSIM?

Acredite, se quiser: dentre as cidades que poderão afrouxar a onda roxa está Uberlândia, cidade onde os índices de contaminação continuam altos e o colapso da rede hospitalar não foi resolvido. Para se ter uma ideia, Uberlândia não registrou um único dia de março com taxa de ocupação de leitos públicos de UTI menor do que 100%, e fechou este dia 31 com nada menos do que 713 pacientes hospitalizados por Covid.  Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, foram registrados mais 24 óbitos em 24 horas, e confirmados 386 novos casos. Não dá para entender os critérios usados pelo governo mineiro para afrouxar as medidas restritivas diante de números como esses.

VIVA!

Por outro lado, o governador Romeu Zema anunciou nesta quarta-feira que seu pedido ao Ministério da Saúde foi atendido e o pessoal que integra as forças de segurança será vacinado já na próxima remessa de vacinas, de forma escalonada. Aleluia! Esse pessoal está nas ruas, em contato direto com as pessoas e muitas vezes dispersando os que teimam em se aglomerar. Guardas municipais, policiais militares, fiscais de posturas deveria ter sido incluídos no grupo prioritário desde o começo, junto com profissionais de saúde. Porém, agora finalmente foram lembrados.  Essa imunização deve acontecer logo após a Páscoa, considerando que o Instituto Butantan entregou mais de 3,4 milhões de doses da CoronaVac nesta quarta-feira ao Ministério da Saúde. 

PARAR POR QUÊ?

Se a prefeita Elisa ouvir o apelo do ex-presidente da ACIU Flamarion Batista Leite, a vacinação não vai parar nesta sexta-feira. Flamarion já padeceu com a Covid e chegou a ficar hospitalizado. Nesta quarta-feira, foi vacinado, mas, mesmo assim, lançou um apelo à prefeita: “É um verdadeiro absurdo, em plena pandemia e onda roxa, a Prefeitura Municipal de Uberaba parar a vacinação na sexta-feira por ser feriado. Prefeita: pague horas extras, mas continue a vacinação”.

DEU B.O

Ex-prefeito Paulo Piau registrou boletim de ocorrência policial nº 2021-015741677-001 visando a investigação sobre o uso de vacinas contra Covid em público diferente daquele para o qual a doses foram destinadas pelo Ministério da Saúde ao município de Uberaba. A exemplo de outras centenas de pessoas, Piau tomou conhecimento da vacinação para sua faixa etária, na segunda-feira, e foi efetivamente vacinado, assim como várias outras pessoas. Todavia, mais tarde se soube que as vacinas foram aplicadas por ordem de uma enfermeira referência, supostamente sem o aval de seus superiores. O ex-prefeito pretende ir às últimas consequências para exigir uma explicação da Prefeitura sobre essa confusão da vacinação de pessoas acima de 65 anos. 

FIO DA MEADA

Aliás, a todo instante surgem novos detalhes sobre esse escândalo da vacinação dos idosos de 65 a 69 anos na segunda-feira, dia que era destinado ao público de 72 anos pelo cronograma oficial da Prefeitura. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quarta-feira, o vereador Marcos Jammal reafirmou que havia mais de 100 frascos de vacinas da Astra Zeneca vazios e acondicionados num saco plástico na Central de Vacinas, durante a visita que ele e outros vereadores fizeram ao local, na terça-feira. Além disso, uma fatura encontrada mostrava que as vacinas venceriam no dia 29 de março deste ano (segunda-feira) e vieram no 4º lote de vacinas. Essas doses se destinavam à imunização de idosos com 80 a 84 anos. E sobraram, provavelmente...  

PERDA SENTIDA

O leiturista Sérgio Murilo Inácio de Oliveira, com 28 anos de Codau, foi mais uma vítima da Covid. Seu falecimento provocou enorme consternação entre os colegas hoje. Aliás, na Codau os casos de servidores com Covid são preocupantes. Duas servidoras estão hospitalizadas, no momento, assim como o filho de um outro servidor. Nos últimos dias tem sido intenso o movimento de servidores na Clínica Amo,  fazendo testes para Covid. Segundo o vice-prefeito Moacyr Lopes, “todos os que solicitam o exame, tendo ou não sintomas gripais, estão sendo autorizados a fazê-lo”.  O próprio presidente José Waldir fez o teste na quinta-feira passada, mas não positivou, felizmente.

ÚLTIMO DO MÊS

Boletim Covid deste último dia do mês registra 12 óbitos confirmados e outros 2 em investigação, além de 132 novos casos confirmados nas últimas 24 horas. Taxa de ocupação de leitos Covid continua alta: 83 dos 103 leitos de UTI estão ocupados, e 161 dos 205 leitos de enfermaria têm pacientes hoje.

A continuar nesse ritmo, abril “promete”! 

EXPÔ VIRTUAL

Diante dos números da pandemia em Uberaba, a diretoria da ABCZ confirmou a decisão de realizar a Expozebu 2021 totalmente virtual. No final do ano passado havia a intenção de adotar um modelo semi-presencial, cercado de cautelas e regras sanitárias. Mas aí a Covid reapareceu com mais força de janeiro para cá, levando à superlotação dos hospitais e aumento assustador nos índices de contaminação e números de óbitos. Por essa razão, foi acertada a decisão da diretoria presidida por Rivaldo Machado Borges Júnior. Nesta véspera de feriado, uma coletiva virtual de imprensa servirá para a apresentação dos detalhes desta edição da maior feira de gado zebu do mundo.

VAPT VUPT

Se as previsões do deputado Heli Grilo se confirmarem, as obras de melhoramento da pavimentação asfáltica da MG 427 deverão durar no máximo 5 meses. Mas um fato deve ser levado em consideração. A promessa de começar a obra em março se confirmou: as máquinas já estão no local. Aleluia!

JOGANDO PRA GALERA

Vereador Paulo César Soares, o China, está defendendo um aumento substancial no ticket dos servidores públicos, já que o município está impedido por lei de conceder reajuste salarial à categoria este ano.

FIQUE EM CASA!

Uma das pérolas deste início de semana veio nas redes sociais do vereador Pastor Eloísio. Ele defendeu a inserção dos líderes religiosos na lista de prioridades para vacinação contra Covid, diante das atividades presenciais que exercem. Não seria o caso de reverem algumas dessas atividades presenciais, num momento tão delicado quanto o atual? Por que não incentivar seus fiéis e seguidores a ficar em casa, assim como a usar a máscara corretamente e evitar as aglomerações, inclusive com a suspensão das celebrações presenciais?

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por