JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 10 de abril de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Governo já estuda instalar hospital de campanha para atender casos de Covid-19

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

28/03/2021 - 20:56:52. Última atualização: 28/03/2021 - 20:58:40.

Já está em estudo a instalação de um hospital de campanha com 10 leitos de UTI e 50 de enfermaria para atender ao número crescente de pacientes com Covid em Uberaba. Informação é do vice-prefeito, Professor Moacyr Lopes. Segundo ele, o custo está estimado em R$ 1,2 milhão e o local considerado mais viável é o estacionamento do Hospital Regional. A ideia é aproveitar a estrutura administrativa do Regional, assim como os tanques de oxigênio, farmácia, lavanderia, para agilizar a instalação e facilitar o funcionamento do hospital de campanha. Essa estrutura, no caso, ficará mais barata, correspondendo a dois hospitais São José, nos dias de hoje, segundo avaliação do vice-prefeito Moacir Lopes. A data para a instalação do hospital de campanha e os recursos para viabilizá-lo ainda não estão definidos.

ERRO ZERO

Por falar no Hospital Regional, mais uma vez ocorreu troca de cadáveres lá. Fato ocorreu na sexta-feira, e motivou o vereador Túlio Micheli a elaborar projeto de lei para criar um protocolo para liberação de corpos, regulamentar o serviço no HR, de modo a evitar novos “cochilos”. O PL deve ser apresentado esta semana na Câmara. Cá pra nós: essas trocas sucessivas de cadáveres são inadmissíveis!

À BEIRA DO ABISMO

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura neste domingo, foram registrados 6 óbitos confirmados e outros 2 em investigação, além de 133 pessoas diagnosticadas com a Covid-19 nas últimas 24 horas. Quadro da rede hospitalar continua muito preocupante. para se ter uma ideia,  dos 103 leitos de UTI Covid, 93 estavam ocupados até as 18h deste domingo, de acordo com os dados oficiais. Na rede pública os números estão bastante apertados, uma vez que só há mais dois leitos de UTI disponíveis. Já a situação dos leitos de enfermaria é um pouco mais confortável: dos 205 leitos disponíveis para Covid, 170 têm pacientes.

TINTIM POR TINTIM

No final da tarde de sexta-feira, o  deputado Franco Cartafina e a presidente da Fiocruz participaram de live com vários prefeitos e secretários de Saúde do Triângulo Mineiro para tratar sobre a produção de vacinas no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com Astra Zeneca. Segundo o parlamentar, as notícias são animadoras. Segundo ele, a partir de maio a Fiocruz já produzirá a vacina totalmente brasileira, ficando livre da importação de insumos. Além disso, até julho a Fiocruz produzirá e distribuirá 100 milhões de doses, e até dezembro deste ano serão mais 110 milhões de doses. Um total de 210 milhões, somente pela Fiocruz. Na avaliação do deputado Franco Cartafina, até o final do ano o Brasil deverá receber mais de meio bilhão de doses, somando-se as da Fiocruz com as de outros fabricantes.  Por outro lado, ficou claro para os prefeitos que a Fiocruz já estás 100% comprometida em fornecer a sua produção total de vacinas contra a Covid para o Ministério da Saúde. Portanto, se algum deles sonhava em comprar as vacinas da Astra Zeneca para aplicar nos seus munícipes, certamente depois da live já tirou o cavalinho da chuva.

EM ESTUDO

Cemea Boa Vista, ou  talvez a UBS Boa Vista, deve ser incluído na lista dos postos de vacinação contra a Covid nos próximos dias. O Pacaembu também deve passar a contar com seu próprio posto de vacinação. Esses dois pontos estão praticamente definidos, mas ainda não serão suficientes para atender à população, quando terminar essa primeira etapa dedicada a idosos e profissionais de saúde.

DE VOLTA

O Restaurante Popular deve ser ressuscitado no governo Elisa. Uma comissão comandada pela secretária de Desenvolvimento Social estuda o caminho mais viável neste momento para colocá-lo em funcionamento.  Dentre as tarefas prioritárias está a localização dos itens adquiridos no governo passado para a montagem do Restaurante Popular. 

SERVIÇO COMPLETO

Até agosto Uberaba terá toda a sua iluminação pública com lâmpadas de LED. É o que garante o secretário adjunto de Serviços Urbanos e Obras, Pedro Arduini.

FAKE NEWS

Ao contrário das especulações que circularam no fim de semana, o secretário municipal de Administração, Beethoven Oliveira,  não tem a menor intenção de deixar o cargo. Informação é de fonte segura.

BAIXAS

Mais duas baixas nos quadros da Secretaria municipal de Saúde. Alberto José Lopes Moreno foi exonerado do cargo de chefe da Seção de Controle de Serviços em Saúde e 

Ana Paula Ribeiro Faquinelli deixou, a pedido, o cargo de diretora de Vigilância em Saúde. Pelo visto, a Secretaria de Saúde está precisando de uma boa “benzição”, já que nenhum “chefe” anda esquentando a cadeira.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia