ALTERNATIVA

Uberaba deve receber mais 4.260 doses de Coronavac nesta sexta-feira

Lídia Prata
Publicado em 04/03/2021 às 21:25Atualizado em 18/12/2022 às 12:33
Compartilhar

PEGADINHA DESNECESSÁRIA

Idas e vindas desencontradas nas informações prestadas pela Prefeitura sobre a programação da vacinação de idosos esta semana levou muitos deles desnecessariamente à fila no drive thru da Funel, na manhã desta quinta-feira. Pela manhã, em entrevista à Rádio  JM, a secretária adjunta Fabiana Prado anunciou que a imunização dos idosos com 84 estava programada para o dia 4. Porém, o cronograma foi alterado posteriormente, excluindo essa faixa etária. Ao contrário de outras várias mudanças feitas pela Prefeitura sobre diversos fatos, desta vez a comunicação da alteração veio sem qualquer advertência ou explicação sobre esta decisão. Por óbvio que não cabia ao JM checar uma informação obtida com fonte oficial, qual seja a secretária adjunta de Saúde, que é uma profissional digna de todo o respeito e credibilidade, cuja admiração pelo trabalho  que ela vem desenvolvendo cresce a cada dia entre nós. Da mesma forma, não é crível que os jornalistas tenham de checar, a todo instante, se a Prefeitura mudou isso ou aquilo. Aliás, frequentemente, quando ocorrem alterações, a própria Secretaria de Comunicação se encarrega de informar que o último release é o que está valendo. Não o fez neste caso. Resultad dezenas de pessoas idosas madrugaram na fila, mas foram mandadas de volta pra casa. Uma judiação que poderia ter sido evitada. 

QUEM É O PINÓQUIO?

Não bastasse essa confusão sobre vacinação das pessoas com 84 anos, integrantes da equipe destacada para atuar na imunização de idosos na Funel alegaram que o Jornal da Manhã “mentiu” e que as pessoas deveriam confiar “apenas” no site da Prefeitura. De onde tiraram essa desculpa esfarrapada não se sabe, mas, francamente, mentira foi o que disseram aos idosos ao despachá-los de volta pra casa.

COMO ASSIM?

Pensou que acabou? Não acabou. Idosa de 94 anos também foi ao drive thru da Funel hoje para receber a segunda dose da vacina, conforme previsto no seu cartão de vacinação. Chegou lá por volta de 15h30, mas foi despachada de volta para casa, sob alegação de que havia apenas 4 pessoas na fila e os vacinadores não podiam abrir um novo frasco para usar em menos de 10 idosos. Mandaram a senhora voltar no dia seguinte, mais cedo, porque já era quase 4h da tarde e os vacinadores já estavam prontos para encerrar o trabalho do dia. Que tal?

ÚLTIMA HORA

Nova remessa de vacinas chegará a Uberlândia por volta de 10h30 desta sexta-feira. De lá os lotes para Uberaba virão por estrada, devendo chegar aqui lá pelas 13h30, segundo previsão do superintendente regional de Saúde, Professor Maurício Ferreira. Mas virão 4.260 doses da CoronaVac, apenas.

NO LIMITE

A propósito, vence hoje o prazo para os municípios fazerem adesão ao consórcio nacional liderado pela Frente Nacional de Prefeitos para a compra de vacinas contra Covid. Até o final da tarde desta quinta-feira havia 1.202 adesões, sendo 234 municípios mineiros e 21 capitais brasileiras. Uberaba ainda não está na lista.

EM NOME DA VIDA

Foi o excessivo volume de atendimentos diários no Pronto Atendimento do Hospital São Domingos que levou a Diretoria da Unimed por optar pela suspensão do atendimento a pacientes não vinculados a convênios contratualizados  com o hospital, temporariamente. Há vários dias que o São Domingos tem apresentado taxas de ocupação de leitos de UTI superiores a 90%, chegando mesmo a 100% em algumas oportunidades. Na enfermaria o quadro de ocupações também é preocupante, embora a Unimed esteja colocando em funcionamento mais 11 novos leitos para atender à demanda emergencial, neste momento. Mas o problema vai além da estrutura física do hospital, porque as equipes profissionais têm trabalhado no limite, com muitos deles já perto da exaustão. Decisão difícil de ser tomada, mas é tal história: vão-se os anéis para preservar os dedos.  

PLANO B

Nos bastidores comenta-se que pacientes não-Covid poderão ser transferidos do Hospital Mário Palmério para o Hospital Dr Hélio Angotti, se a rede hospitalar colapsar de vez. A estratégia seria transformar também o Mário Palmério em hospital exclusivo para pacientes Covid. Oficialmente ninguém confirma, mas também não desmente essas tratativas.

NO LIMITE

Hospitais de São Paulo, como Albert Einstein, Sírio Libanês, Oswaldo Cruz, dentre outros de primeira linha, também estão  lotados. Nem mesmo mediante pagamento, para atendimento particular, é possível conseguir leito para tratamento de paciente Covid.

UBERABA EM TODAS

Rede Mineira de Inovação, entidade que reúne instituições de ensino e pesquisa, ambientes e profissionais de inovação em Minas Gerais, elegeu sua nova diretoria para o biênio 2021/22, tendo 3 uberabenses na sua composição. Ex-gestora do Parque Tecnológico de Uberaba, Raquel Resende assume a vice-presidência da Rede, enquanto a Professora Dionir Andrade passa a integrar o Conselho Fiscal e o ex-prefeito Paulo Piau, o Conselho Consultivo.

NO TOPO

Deputado estadual Heli Grilo foi eleito presidente da Comissão Permanente de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A eleição não impede que ele permaneça membro da Comissão de segurança Pública e suplente da Comissão do Trabalho, Previdência e Assistência Social. Ao se candidatar para a Comissão de Agropecuária, o deputado Heli Grilo justificou que “o Triângulo Mineiro é uma região muito rica e produtiva, pois é a maior produtora de grãos de Minas Gerais, a maior produtora de cana do Brasil e ainda é a grande produtora de gado de corte e leiteiro. Esta é uma oportunidade para poder trabalhar pela valorização do agronegócio”.

SHOW!!

Ficou um show o relatório do trabalho realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na gestão José Renato Gomes. Recebi o exemplar impresso, rico em informações, muitas das quais me fizeram reviver as histórias dessas conquistas registradas em páginas do Jornal da Manhã nos últimos 4 anos. Conquistas de investimentos importantes para o presente e o futuro de Uberaba e a consolidação de muitos projetos de empresas genuinamente uberabenses. Um relatório tão caprichado e consistente quanto foi o trabalho de José Renato no comando da Sedec.   

MAIS PRAZO

Porta Voz desta quarta-feira trouxe a publicação do novo aditivo de prazo e preço para a conclusão da obra de drenagem pluvial na marginal da BR 050, no Jardim Maracanã. Esse é o 3º termo aditivo assinado entre o Município e a Corte Construtora e prevê um acréscimo de R$ 31 mil e uns quebrados, elevando o preço global da obra para R$ 2 milhões 659 mil. para a conclusão do serviço foi fixada a data de 4 de maio. Oremos!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por