ALTERNATIVA

Com hospitais lotados, Uberaba manda pacientes para Ribeirão Preto e Franca

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 27/02/2021 às 19:25Atualizado em 18/12/2022 às 12:27
Compartilhar

O colapso da rede hospitalar privada em Uberaba está altamente preocupante. Boletim epidemiológico divulgado neste sábado mostra que os hospitais particulares alcançaram 100% na taxa de ocupação dos leitos de UTI e 90% na enfermaria. Já são 60 pacientes na UTI e 88 em enfermaria, contando redes pública e particular. A situação está de tal forma grave que de ontem para hoje tiveram de ser transferidos 3 pacientes para Ribeirão Preto e 1 para Franca, pois não havia leitos disponíveis  nem no Hospital São Domingos, nem no Mário Palmério. “O momento está muito tenso, mas vamos vencer” - pontua o presidente da Unimed/Uberaba, médico Wilson Adriano Borges.

FILA DA AGONIA

Na manhã deste sábado havia fila de ambulâncias na porta do Hospital Regional, transportando pacientes com Covid, tanto de Uberaba quanto de cidades vizinhas, como Itapagipe e Frutal. Quem viu a cena não acreditou no que estava diante dos seus olhos, embora a direção do HR diga que o movimento de ambulâncias está dentro da média diária. O que houve foi apenas coincidência de horário de chegada dos veículos. Tem mais: somente neste sábado foram internados mais 11 pacientes.

ÓBITOS DA SEMANA

Com o registro de mais dois óbitos neste sábado, Uberaba fecha a semana com 28 novas vítimas da Covid, resultando na assustadora média de 4 falecimentos por dia. 

CASOS NOVOS

Os casos novos confirmados neste sábado totalizaram 52, o que revela uma queda importante nos números que vinham sendo registrados ultimamente. No entanto, a semana fecha com um total 662 novos pacientes positivos para Covid. 

EM ALTA

Uberlândia registrou o assustador recorde de 22 mortes por Covid-19 em apenas 24 horas. Boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura neste sábado mostra 701 pacientes internados, sendo 271 em leitos de UTI, entre públicos e privados. Na cidade vizinha, os números de novos casos confirmados não param de crescer. Nas últimas 24 horas mais 554 pessoas testaram positivo para o coronavírus.

DIFÍCIL ESCOLHA

Médico que atua na linha de frente da Covid em Uberlândia revela que este sábado foi particularmente difícil para os profissionais de saúde. Veja o que ele conta: “Hoje tínhamos 5 pacientes, todos  com complicações importantes, e apenas um respirador. Tivemos de escolher qual deles nós iríamos salvar. Nunca imaginei passar por uma situação com esta. Acabamos escolhendo o paciente de 27 anos. Esse acabou ganhando o respirador. O único problema que ele tem é obesidade. E ele está mal, muito mal. Nem sei se ele aguenta até amanhã. Ele foi intubado e o respirador foi pra ele, para tentar salvar esse rapaz. Os outros pacientes estavam  três na faixa de 50 anos e dois com 70/80 anos. Tivemos de escolher qual iria viver. Olha que loucura!”

PARA PENSAR

Esse profissional de saúde que atua na cidade vizinha faz um alerta importante: “Você pode ter muito dinheiro, pode ser multimilionário, mas não tem hospital. Hoje é calamidade pública em Uberlândia. Os hospitais particulares estão fechados, porque não têm mais condições de receber novos pacientes. Se você pegar Covid, você vai ser encaminhado para ser avaliado pela UAI. Não tem vaga em hospital. Por isso, cuide dos seus parentes, cuide de você, porque vai morrer muita gente. Já está morrendo muita gente. Estou fazendo este alerta porque estou chocado. Nunca tive de fazer uma escolha de quem vai viver e quem vai morrer. E provavelmente os quatro que ficaram sem respiradores vão morrer, por falta de assistência”. 

MARCHA LENTA

Em que pese a decepção com o quantitativo ínfimo de vacinas enviadas pelo Estado a Uberaba nesta nova remessa, o esquema de vacinação na próxima semana prevê a imunização dos idosos na faixa dos 80 anos ou mais. Segundo a secretária adjunta de Saúde, Fabiana Prado, para os idosos da faixa etária dos 80 aos 84 anos serão destinadas doses da CoronaVac, enquanto os idosos com idade entre 85 e 89 anos receberão doses da AstraZeneca. Do total de doses que a Prefeitura vai receber nesta segunda-feira, 8% serão destinados aos profissionais de saúde, mas a secretária adjunta alerta que ainda vão faltar vacinas para concluir a imunização desse público. Para esta etapa está programada a vacinação de profissionais que atuam em clínicas médicas, odontológicas e de imagem, além de laboratórios e farmácias. 

EM CONSTRUÇÃO

O esquema de vacinação dos idosos a partir de terça-feira ainda está em construção e será divulgado na segunda-feira. A princípio, segundo a subsecretária Fabiana Prado, a intenção é destinar um dia da semana para caixa faixa etária para não haver tumulto, ou seja, um dia para os adultos com 80 anos, outro para 81 e assim sucessivamente. Os dois drives deverão ser mantidos, o do antigo Cemei Abadia e o da ABCZ, que já estão fixados na memória das pessoas.

OUTROS PONTOS

Ainda de acordo com a subsecretária de Saúde, mais para frente, quando chegar a vez da população adulta mais jovem, talvez a Prefeitura abra outros pontos de vacinação, provavelmente nos bairros, para facilitar o acesso das pessoas e evitar aglomerações. Uma comissão da Saúde já está prospectando locais para esses novos postos de vacinação.

DOMINGO TEM

Neste domingo os dois drives vão funcionar das 8h às 16h, para os idosos com 90 anos ou mais receberem a segunda dose da vacina. Já na segunda-feira a vacinação dos idosos com 90 anos ou mais será apenas no Cemea Abadia, ficando os profissionais da saúde para o drive da ABCZ.    

SITE COM PROBLEMA

Site da Secretaria Municipal de Saúde para realização do pré-cadastro dos uberabenses para a vacinação contra Covid nem bem entrou no ar e já apresenta problemas. Muitos leitores estão reclamando que não conseguem concluir o cadastro, mesmo depois de preenchidos todos os campos e salvas as respostas. Esse pré-cadastro foi desenvolvido para facilitar a comunicação da Prefeitura com os cidadãos e informá-los quando chegar a vez de receber a dose da vacina. Mas precisa urgentemente de ajustes. Se você quiser testar, o site é uberaba.mg.gov.br/covidvacinacao.  

QUARENTENA

Pessoal que aproveitou o feriadão para excursões em Caldas Novas, Camboriú, praias do nordeste deveria ficar em quarentena obrigatória no retorno a Uberaba. Nos países da Europa, os turistas são obrigados a ficar 14 dias em isolamento, a partir do desembarque nos aeroportos, e são monitorados rigorosamente, com vigilância permanente das autoridades sanitárias. Aqui esse controle poderia ser feito nos postos de pedágio próximos à cidade, ou da Polícia Rodoviária, parando os ônibus e levando as pessoas para um hotel ou local específico, por duas semanas, evitando assim que essas pessoas venham a contaminar outras, caso voltem da viagem com a Covid. Fica a sugestão. 

FORA DO COMPASSO

Peço licença a vocês para uma última homenagem ao meu querido amigo Marco Túlio Cury, o Túlio, companheirão, alegre, alto astral… A Covid o levou na tarde deste sábado, lá no Rio Grande do Norte, para onde foi em busca de uma nova oportunidade de trabalho. Sanitarista, Túlio comandou a Secretaria de Saúde e a de Desenvolvimento Social no governo Paulo Piau e em toda a sua trajetória profissional acumulou muitos amigos. Ao deixar o cargo no final do ano passado, ele foi ao Jornal da Manhã para se despedir. Me disse que queria ir embora de Uberaba e recomeçar  em outro lugar. Tinha planos de morar perto da praia e um amor imenso pela vida. Ficamos horas conversando fiado e relembrando fatos do cotidiano, sem saber que aquela seria nossa última oportunidade para um encontro assim. Uma tarde de lágrimas e gargalhadas, finalizada com um abraço carinhoso e votos mútuos de um novo ano cheio de boas notícias. Mas a notícia deste sábado foi a pior de todos os tempos, encerrando um ciclo de vida e de uma amizade sincera e desprovida de interesses. Vá em paz, Túlio. Um dia a gente vai se reencontrar e botar a prosa em dia. 

FIQUE EM CASA

“Em festa sempre cabe mais um. Mas em leito de UTI não”. Com essa reflexão da secretária adjunta Fabiana Prado encerro a coluna de hoje, pedindo mais uma vez: fique em casa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por