ALTERNATIVA

Uberaba chega a 730 casos novos de Covid-19 em apenas cinco dias

Lídia Prata
Publicado em 05/02/2021 às 19:05Atualizado em 19/12/2022 às 05:02
Compartilhar

E a sexta-feira fecha a semana com a confirmação de 87 pessoas com testes positivos de Covid em Uberaba. De segunda a sexta desta semana já são 730 casos novos confirmados. Vítimas fatais foram 11 em Uberaba em apenas 5 dias desta semana. Atualmente há 1.049 pacientes em tratamento domiciliar.

NO LIMITE

Não só o Hospital São Domingos está com 100% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19. Nesta sexta-feira, o Hospital Mário Palmério registrou taxa de  96%  de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19. 

DRIVE THRU DA VACINA

Mais uma chance para os profissionais de saúde que ainda não se vacinaram contra o Covid. Nestes sábado e domingo, a Prefeitura faz um mutirão pelo sistema de drive thru, com vacinação das 8 às 17h. Dois postos serão montados, um no estacionamento do Centro Administrativo da PMU, e outro no estacionamento do Praça Uberaba Shopping. Expectativa é vacinar 2.100 pessoas nessa empreitada. Mas tem um detalhe: esse mutirão será exclusivo para os profissionais informados pelos hospitais e demais instituições, que constam no grupo prioritário para imunização nesta primeira etapa. Não será aberta para a população de modo geral, nem para os idosos. Tanto é que haverá uma lista nominal para ser conferida pelos vacinadores, mediante a exigência da apresentação de documento com foto para receber a vacina. E também não será dado o direito de escolha da vacina pelo contemplado. É pegar ou largar!

PÉ NO ACELERADOR

Em entrevista à Rádio JM nesta sexta-feira, o secretário municipal de Saúde reconheceu que a estratégia de levar a vacina até o profissional de saúde não funcionou como esperado. Por isso, agora a estratégia será invertida, na expectativa de agilizar a imunização desse primeiro grupo. “Quero que nosso pessoal da saúde fique de braços cruzados à espera da chegada de novas doses”, afirmou Sétimo Bóscolo Neto.

TESTAGEM EFICIENTE

Por falar no secretário Sétimo Bóscolo Neto, ele revela que abortou a licitação de testes rápidos, mantendo apenas a compra de 18 mil testes do tipo swab. Decisão foi tomada com base na referência médica. Aliás, a eficácia dessa testagem neste momento também é defendida pela infectologista Cristina Barata, como forma de monitorar a incidência do Covid em Uberaba. É um investimento importante, segundo ela, para bloquear a transmissão do vírus. Mas alerta que essa testagem deve ser feita entre o 3º e o 7º dia de aparecimento dos sintomas, sendo praticamente ineficaz para pessoas assintomáticas. Trocando em miúdos: o teste não será usado em todo e qualquer paciente, mas em um grupo específico de pacientes atendidos na rede pública.

FISCALIZAÇÃO JÁ

A infectologista Cristina Barata destaca, ainda, que é mais importante intensificar a fiscalização do que endurecer as medidas restritivas de enfrentamento ao Covid. E alerta que o carnaval deverá provocar uma explosão sem precedentes de casos de coronavírus, em razão das viagens e aglomerações. “O problema é o colapso na rede hospitalar. É preciso que as pessoas entendam que não adianta termos leitos de UTI, ou aumentarmos a estrutura física dos hospitais, como no caso do Hospital Regional, se não tivermos recursos humanos para o atendimento aos pacientes. Nossas equipes estão no limite, trabalhando dia e noite há 11 meses. Não é fácil montar novas equipes para trabalhar em UTI. Se nossa estrutura entrar em colapso, quem vai poder nos acolher, se as cidades mais próximas também estão com problemas na rede hospitalar?” Pois é.

FAKE NEWS?

A propósito, a direção do Hospital São Domingos distribuiu nota à tarde passada para garantir que não houve pedido formal para transferência de pacientes conveniados à Unimed para hospital em Araxá. Segundo a nota, “até o momento nenhum paciente confirmado ou suspeito para Covid-19, com plano de saúde Unimed, foi encaminhado para outras cidades ou para o SUS”. No entanto, médicos que atuam no próprio hospital informaram a transferência de pacientes com Covid para o Hospital Regional, durante a madrugada de ontem, por esgotamento dos leitos de UTI do São Domingos. Segundo eles, antes da transferência, houve tentativa de traslado para Araxá, que teria se recusado a recebê-los, face à escassez de leitos. Situação bastante delicada, sem dúvida. E que teve grande repercussão ontem durante todo o dia nas redes sociais. Preocupação extrema por parte daqueles que têm plano de saúde e se veem na iminência de atendimento pelo SUS. A Unimed, no entanto, garante que isso não vai acontecer.

CHEGA DE BAIXARIA

Ainda nesta sexta-feira, a Unimed divulgou também uma Nota de Repúdio aos “xingamentos, difamações e injúrias” que ofendem profissionais de saúde. “Nós, médicos e médicas, que formamos essa Cooperativa, saímos em defesa dos profissionais de saúde que estão sendo agredidos verbalmente e, infelizmente, até fisicamente. O uso de perfis falsos, fake news, divulgação de informações equivocadas e ataques promovidos para atender a interesses particulares que podem ser caracterizados como crimes não serão tolerados”. De fato, é um verdadeiro absurdo essa onda de agressões aos profissionais que zelam pela saúde da população.

DE OLHO NOS ÔNIBUS

Superlotação nos coletivos urbanos desafia medidas mais duras para estancar a explosão de casos de Covid em Uberaba. Em que pese a dificuldade de fiscalização em todos os pontos de ônibus, porque são centenas, é preciso que a Prefeitura estude meios de controlar o acesso dos usuários aos veículos, pelo menos nos pontos de maior movimento e nos terminais do BRT. Proibir passageiros em pé, pois são os responsáveis pela aglomeração nos ônibus. Outra medida sugerida por motoristas do transporte coletivo é suspender por 30 dias o passe gratuito dos idosos. Nas linhas do Boa Vista e Interbairros os idosos são maioria nos horários de 9h35 (embarque) e 11h35 (desembarque). Segundo consta, ficam “passeando” de ônibus pela cidade, desafiando a própria pandemia…

DIAS DIFÍCEIS

Capital brasileira da cerâmica, a cidade de Porto Ferreira (SP)  voltou à fase vermelha, obrigando ao fechamento das suas famosas lojas à beira da estrada. A Scalla, que é uma das mais frequentadas pelos uberabenses, fechará as portas a partir deste sábado até o dia 21. 

VAPT VUPT

Nem bem o deputado federal Franco Cartafina postou no twitter mais uma cobrança de solução urgente para a BR-262 e a resposta do ministro Tarcísio Freitas, da Infraestrutura, veio de pronto. O parlamentar postou que “é um desrespeito com os motoristas e trabalhadores que são contribuintes terem de aguentar esse descaso. Pagar imposto, pagar pedágio, sem retorno. Infelizmente muitos pagaram com a vida. Não dá mais. Duplicação já!” A resposta do ministro foi a seguinte: “Passivo que recebemos e temos a missão de resolver, deputado. As concessões da 3ª etapa enfrentam dificuldades. Na 262, trabalhamos pela devolução ou daremos sequência ao processo de caducidade. Nas últimas revisões já aplicamos descontos pela não realização dos investimentos”. Na prática isso quer dizer que, a despeito das cobranças, a duplicação da BR-262 continua empacada, sem perspectivas de solução a curto prazo. Melhor seria que a celeridade do ministro em se posicionar nas redes sociais fosse adotada na solução para a duplicação da 262.

RÁPIDO NO GATILHO

Presidente Jair Bolsonaro também reagiu a postagem do deputado federal André Janones em rede social, na qual o parlamentar disparou: “se o auxílio for reduzido, vou escancarar para todo o Brasil como cada um votou. Enquanto eu estiver como deputado, ninguém vota nada escondido do povo”. Apoiado por seguidora, que o aplaudiu, Bolsonaro foi direto ao pont “O auxílio emergencial acabou nesse mês. Peça para esse da foto apresentar algo de útil que ele fez durante esses meses, bem como sugestão concreta para o Brasil voltar à normalidde”.

DE VOLTA AO PASSADO

Depois de formalizar denúncia no Ministério Público contra a atuação da Funepu nas gestão das UPAs, o vereador Prof. Wander (PSC) estuda medidas a serem tomadas contra o que considera “irregularidades na gestão da Codau”. Segundo ele, “não só a Barragem da Prainha, mas a necessidade de reforma das ETAs e ausência de funcionamento da ETA III em sua plenitude nos mostram que a antiga gestão da Codau mentiu ao afirmar a funcionalidade total dessas estações”. O vereador já enviou ofício ao Ministério Público do Meio Ambiente, pedindo a abertura de investigações contra possível crime ambiental decorrente do despejo do lodo residual do tratamento da água pela Codau, que vem sendo desejado nos rios.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por