ALTERNATIVA

Entrega das novas vacinas aos municípios vai ficar para 1° de fevereiro

Lídia Prata
Publicado em 26/01/2021 às 19:46Atualizado em 18/12/2022 às 12:07
Compartilhar

SITUAÇÃO GRAVE

Dos 18 pacientes vindos de Manaus, agora já são 10 internados em UTI. Segundo informações extraoficiais, todos precisavam de socorro urgente, pois estão usando altas cargas de oxigênio. Mas dois dos pacientes levados para a UTI estão em estado grave e tiveram de ser entubados. Ambos estão em uso de ventilação mecânica. Provavelmente com a escassez de oxigênio em Manaus, se esses pacientes tivessem ficado lá mais um ou dois dias certamente não suportariam a viagem, como também poderiam ter engrossado a lista das vítimas fatais do Covid no Amazonas. Os 8 pacientes em enfermaria estão sendo monitorados para acompanhamento da evolução clínica de cada um.

NO LIMITE

Equipe de enfermagem do Hospital Regional estaria sobrecarregada, desde a chegada dos pacientes de Manaus. Segundo comentários de bastidores, alguns enfermeiros têm faltado ao trabalho, com medo de contrair a variante mais contagiosa e letal do Covid-19. Com isso, os colegas estariam dobrando turno para dar conta do serviço.

No entanto, o diretor administrativo do HR, Frederico Guglielmi Ramos, garante que essa informação não procede e o fluxo de trabalho e escalas do hospital seguem sem alteração, com os profissionais trabalhando normalmente.

ESQUECERAM DE MIM

Familiares de paciente não-Covid ainda internada no Hospital Regional estão apreensivos, implorando que ela seja transferida para outro hospital, tal e qual ocorreu com outros na mesma situação antes da chegada dos doentes de Manaus. Segundo a Secretaria municipal de Saúde, esta paciente deu entrada no HR com suspeita de Covid, sendo descartada no exame laboratorial e, consequentemente, ela foi inserida na regulação para transferência. O problema é que o quadro clínico da paciente, segundo a SMS, só ficou claro depois da transformação do Regional em hospital exclusivo para pacientes Covid. Mas a Secretaria de Saúde ressalta que a paciente está em enfermaria, sem contato com outros pacientes, até a transferência ser efetivada, o que deve acontecer nas próximas horas.

QUEM SERÁ?

A propósito, a Secretaria municipal de Saúde ainda está sem diretor de Regulação e de Vigilância em Saúde, duas áreas estratégias para o bom andamento do serviço. Para um momento delicado como o que estamos atravessando, ter um comandante é indispensável.

VACINAS A CAMINHO

Embora fossem esperadas para esta quarta-feira, as vacinas da AstraZeneca devem chegar entre quinta e sexta-feira. Com o recebimento de vacinas CoronaVac esta semana pelo governo de Minas, houve mudança na logística de distribuição. Com isso, os lotes das duas vacinas deverão ser enviados juntos às regionais de Saúde, na quinta ou sexta-feira, no mais tardar. A confirmação foi passada no final da tarde desta terça-feira pelo superintendente regional de Saúde, Professor Maurício Ferreira.

QUESTÃO DE LOGÍSTICA

Além dos lotes da AstraZeneca e dos novos lotes da CoronaVac, o Estado deve liberar também o que chamou de “reserva técnica” da CoronaVac. Por medida de segurança, horário e data da chegada dos lotes a Uberaba devem ser conhecidos na véspera do embarque. No entanto, ainda não se sabe o quantitativo de cada vacina que será destinado à macrorregião Triângulo Sul. Já a distribuição dos lotes aos municípios está programada para o dia 1º de fevereiro. Detalhe: as segundas doses da CoronaVac aos contemplados na primeira etapa da vacinação também serão finalmente liberadas aos municípios, para racionalizar a logística. Aleluia!

LISTA NA MÃO

Prefeita Elisa vai disponibilizar a lista nominal das pessoas que receberam a primeira dose da vacina CoronaVac em Uberaba. Foi o que ela assegurou ao vereador Marcos Jammal, autor de pedido de transparência na divulgação dos nomes. Nesse momento, a Prefeitura está levantando todas as informações e cuidando também de proteger os respectivos CPFs. “É inadmissível que ocorra desobediência à fila e se privilegie qualquer pessoa que não esteja no grupo prioritário” - destaca o vereador, que comemora a resposta positiva da prefeita ao seu pedido.

VILÕES DA HORA

Avaliando que o enfrentamento da pandemia em Uberaba precisa urgentemente de medidas mais rígidas, o presidente da ACIU ressalta que o comércio não é, nem nunca foi, o vilão da explosão dos casos de Covid-19 na cidade. Pelo contrário. “O gatilho foram as festas de fim de ano” – aponta Anderson Cadima. Ele frisa que em dezembro, mês de maior movimento de vendas de presentes de Natal, a ocupação dos hospitais se manteve baixa. No entanto, em janeiro os números da doença mais que dobraram em Uberaba. Bastaria esse comparativo entre dezembro e janeiro para provar que a culpa não é do comércio, nem nunca foi.

FECHANDO O CERCO

Presidente da ACIU avalia que eventual decretação de lockdown neste momento seria “um remédio muito amargo” para o setor produtivo. Aliás, o comércio e o setor de serviços ainda não se recuperaram totalmente desde o início da pandemia. Novas medidas excessivamente restritivas poderiam ter efeito devastador sobre a economia local. Cadima destaca que a Aciu tem feito a sua parte para conscientizar a população sobre as medidas sanitárias e a maioria dos comerciantes tem seguido à risca as regras do decreto municipal que regulamenta o tema. Por isso, o líder classista defende que a fiscalização seja intensificada para evitar que as “exceções” no cumprimento das medidas de biossegurança não prejudiquem aqueles que são a “regra”.

FORÇA TAREFA

A ACIU está empenhada em viabilizar o quanto antes a Zona de Processamento de Exportações, a famosa ZPE. “Uberaba tem tudo para ser um grande polo de logística. Estamos na rota 1000, entre Brasília e São Paulo. E a ZPE será muito importante para consolidar esse projeto, assim como o aeroporto internacional de cargas” - defende o presidente Anderson Cadima. Ele tem razão. Vale destacar que como a cidade foi uma das poucas contempladas pelo governo federal, não pode desperdiçar a oportunidade, ainda que esta ZPE seja considerada por muita gente como “um sonho”. Neste momento, o que importa é Uberaba cumprir os prazos que terminam em junho e fazer as tarefas necessárias para evitar a perda da ZPE. E depois correr atrás dos ajustes legais necessários, se for o caso.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por