ALTERNATIVA

Vacinas da AstraZeneca devem chegar em Uberaba na quarta-feira

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 25/01/2021 às 19:24Atualizado em 18/12/2022 às 12:05
Compartilhar

Ao que tudo indica, os lotes da vacina da AstraZeneca só chegarão em Uberaba nesta quarta-feira. Embora anunciado pelo governador Romeu Zema que Minas recebeu 190.500 doses da vacina fabricada na Índia, até agora não há informação concreta sobre o plano de distribuição das vacinas para o interior, muito menos se sabe o quantitativo a ser disponibilizado para cada município. Por enquanto, o que se tem é apenas especulação. 

SÓ A ASTRAZENECA?

Além da vacina indiana, tem-se especulado sobre a remessa de novo lote da CoronaVac para Minas. É outra especulação sem confirmação efetiva. Superintendente regional de Saúde, Professor Maurício Ferreira, confirma que, por enquanto, não há notícia alguma da possível remessa de novos lotes da CoronaVac para a região do Triângulo Sul. Só mesmo dessa vacina da AstraZeneca, por enquanto.

NA PONTA DO LÁPIS

Diante da falta de confirmação oficial e de informações efetivas por parte do desorganizado governo de Minas, o superintendente regional de Saúde acredita que o Estado deverá manter a mesma regra anterior. Nesse caso, Uberaba poderá receber um terço do quantitativo que veio na primeira remessa. A estimativa é de 4.700 doses para a macrorregião, das quais 3.000 doses para Uberaba, complementando, assim, a lista dos alvos prioritários: profissionais de linha de frente (ou seja, quem está diretamente envolvido no atendimento aos doentes de coronavírus) e idosos. Quem sabe se nesta próxima etapa da vacinação possa haver maior rigor na seleção dos profissionais a serem priorizados, deixando de lado aquele papo furado de muita gente que nem vai ao hospital para atender pacientes de coronavírus, mas foi incluída no grupo prioritário pela “porta dos fundos”?   

BANDEIRA BRANCA

Prefeita Elisa agiu rápido para tentar contornar a enorme insatisfação dos profissionais da linha de frente da Atenção Básica, que ameaçavam suspender o atendimento aos pacientes com síndrome gripal. No domingo, ela avisou a eles que a partir desta segunda-feira seriam vacinados 10 profissionais de cada UBS, com data e horário marcados. Foi distribuída uma tabela com a lista das unidades da Atenção Básica, começando pela UMS Abadia, às 7h30min desta segunda-feira e terminando às 9h30min do dia 28, na Usina de Saúde da Família Palmira Conceição. Mesmo assim, os profissionais aguardam agenda do secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo Neto, para entregar a ele, em mãos, um documento no qual exigem transparência no processo de vacinação. Querem, também, que os demais profissionais das UBSs sejam vacinados em caráter prioritário, tão logo chegue o próximo lote de vacinas.

SUPER SUCESSO

Foi considerada um sucesso a operação de traslado dos pacientes vindos de Manaus para Uberaba, na noite de domingo. Planejamento perfeito, ágil e eficiente. Foram separadas 2 alas exclusivas para esses “hóspedes”, de modo a garantir que não tenham contato algum com os outros pacientes de Covid lá internados, até que a Secretaria de Saúde tenha em mãos os resultados dos exames que estão sendo realizados pelo Estado. Segundo o diretor técnico do HR, Diego Amad, 8 dos 18 pacientes estão com perfil para UTI, dadas as suas condições clínicas e o avanço da doença. Esses 8 pacientes têm quadro mais preocupante. A equipe do HR vai acompanhar a evolução de cada um. Dos 18 pacientes que vieram, 11 são homens e 7 mulheres, na faixa etária dos 30 aos 70 anos.

LUZ AMARELA

Extraoficialmente comenta-se que dois pacientes tiveram o estado de saúde agravado pela viagem entre Manaus e Uberaba, mas nenhum deles precisou ser entubado. Dentre os hóspedes do Hospital Regional está uma enfermeira do Ministério da Saúde, que foi para Manaus na força-tarefa de assistência aos doentes que lá estavam e pegou Covid. Mas está se recuperando bem.

NOVA ADJUNTA

Secretária adjunta de Saúde escolhida é a médica Fabiana Prado dos Santos Nogueira, que vem a ser a delegada do Conselho Regional de Medicina em Uberaba. Ainda não se tem informação se ela pretende se desligar do CRM, em razão de provável incompatibilidade com o cargo de adjunta, pois, em tese, caberia a ela apurar eventuais denúncias envolvendo colegas, inclusive nas UPAs e UBSs, por exemplo.

COMO ASSIM?

Acredite, se quiser: a “Agência Minas”, órgão oficial de divulgação de matérias de interesse do governo Zema, tratou da remoção dos pacientes de Manaus para Uberaba como um feito exclusivo do Estado. E ainda destaca fala do secretário de Saúde, Carlos Amaral, que atribui o gesto de solidariedade ao êxito do programa “Minas Consciente”. Socorro!

COVIDÁRIO NACIONAL

Diante do pedido de socorro de Rondônia para transferência de pacientes, alegando que a rede hospitalar está prestes a colapsar, leitor da coluna indaga: “será que o governador Zema vai oferecer o Hospital Regional para os rondonenses também? Vai transformar Uberaba no covidário nacional?”

Em que pese a indispensável solidariedade aos que sofrem neste momento, é preciso lembrar que a situação da pandemia em Uberaba não é das melhores. Estamos num platô elevado. Para se ter uma ideia, nas últimas 24 horas foram registrados 229 novos casos de coronavírus aqui na cidade. De janeiro até ontem foram confirmados 2.146 pacientes com Covid em Uberaba, contra 1014 em todo o mês de dezembro, e 919 em novembro.   

Será que estaremos prontos para receber mais pacientes de outros Estados? O problema não é só estrutura física de hospital, que permite acomodação de doentes em alas específicas, mas é preocupante a limitação de pessoal que compõe as equipes profissionais para prestar assistência aos doentes. 

Só foi possível socorrermos os amazonenses por causa do trabalho pregresso que foi feito, agindo com rigor nas medidas de enfrentamento à pandemia em Uberaba. Mas e agora, com essa escalada de casos pipocando todos os dias desde a virada do ano? Teremos condições para receber pacientes de Rondônia também?

MODUS OPERANDI

Especialista ouvido pela coluna e que prefere se manter longe das discussões e dos holofotes, pondera que o governo federal está completamente equivocado na estratégia de atendimento aos pacientes de Covid no Amazonas. Segundo ele, em se tratando de doenças contagiosas, o correto tecnicamente é o isolamento dos pacientes. A melhor decisão seria um esforço concentrado dos Governos federal e estadual, prefeitura de Manaus e Exército para a criação de uma infraestrutura capaz de atender a todos esses pacientes lá em Manaus, em vez de distribuí-los pelo país afora, com consequente risco de  espalhar mais a doença. “Temos de torcer para que a nova variante do Covid-19 não chegue em Uberaba, sob pena de uma responsabilização muito séria de muitos atores envolvidos nessa decisão que vai além do gesto humanitário, mirando as eleições de 2022” - ressaltou.

Se espalhar doentes fosse a medida mais correta, os países mais desenvolvidos não fechariam suas fronteiras, impedindo a circulação de forasteiros em seu território. 

FACTHUS VENDIDA

A Brasília Educacional Companhia distribuiu comunicado nesta segunda-feira informando a compra do Instituto Guilherme Dorça, mantenedor da FACTHUS - Faculdade de Talentos Humanos. “A aquisição é um marco na história da Companhia, ao adquirir sua terceira mantida em Uberaba” - ressalta o CEO da UniBrasília, Márcio Pereira Dias. Com isso, a UniBrasília assume uma carteira com 1.500 alunos no segmento presencial e 3 mil vagas anuais autorizadas, além do portfólio de 14 cursos de graduação. Além disso, o comunicado destaca que a Facthus encontra-se em fase final de credenciamento do EAD para implantar 150 polos por ano, e anuncia a oferta do curso de Medicina, dentre outros, para Uberaba.

Para quem não sabe, a UniBrasília/Uberaba funciona no antigo prédio da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por