ALTERNATIVA

Avião trazendo pacientes de Manaus chega a Uberaba por volta de 19h20

Lídia Prata
Publicado em 24/01/2021 às 17:52Atualizado em 18/12/2022 às 12:06
Compartilhar

SEM ESCOLHA

Deve pousar em Uberaba por volta de 19h20 o avião da FAB trazendo a bordo os 18 pacientes vindos de Manaus. A princípio falou-se em 5 pacientes, depois 12, mas acabaram fechando em 18 doentes com Covid-19.

Embora fosse mais seguro trazer os 12 e isolá-los numa área exclusiva do Hospital Regional, uma determinação de Brasília acabou mudando os planos e forçando o recebimento de 18 amazonenses em Uberaba. Segundo relatório enviado ontem à Prefeitura de Uberaba, todos eles estão em situação estável, embora esse termo seja muito amplo. Só mesmo quando chegarem aqui para uma avaliação mais exata do quadro de saúde de cada um.

OPERAÇÃO DE GUERRA

Uma verdadeira Força Tarefa foi montada pela Prefeitura para receber os pacientes no aeroporto e levá-los em segurança até o Hospital Regional. Essa FT inclui Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, equipes da Secretaria Municipal de Saúde, Superintendência Regional de Saúde e da Infraero.

Para a transferência desses pacientes já estão mobilizadas as ambulâncias do Corpo de Bombeiros e da Ubervidas. Já o SAMU ficará responsável pela triagem dos pacientes em solo, juntamente com médico intensivista e membro do Comitê Técnico da Covid, Raelson Batista. Após a triagem, a expectativa é que os pacientes sejam transferidos por 4 ou 5 ambulâncias e recebidos pela equipe do HR, que já está de prontidão. A prefeita Elisa vai integrar pessoalmente a Força Tarefa, e sua presença no aeroporto está confirmada.

OPERAÇÃO DE SUCESSO

Segundo membros da equipe que participaram do traslado dos 29 pacientes internados no Hospital Regional para outros hospitais, a operação foi um sucesso. Em menos de 3 horas foram todos remanejados, sem qualquer intercorrência. Vale destacar que havia 4 pacientes de UTI entre os 29 transportados nesta que foi considerada a maior operação do gênero em todos os tempos em Uberaba.

DIFÍCIL DECISÃO

Em que pesem as críticas à vinda dos pacientes de Manaus, a maioria daqueles que se manifestaram nas redes sociais tem apoiado a decisão da prefeita Elisa. “Foi o dia mais difícil desta minha jornada política” - revelou a prefeita, no sábado, em entrevista à Rádio JM. Além dos riscos de “importar” uma cepa mais agressiva e letal, pesava a preocupação com o traslado de pacientes internados no HR para outros hospitais, com riscos de agravamento do quadro clínico. Mas a decisão de receber aqui os amazonenses foi respaldada não apenas pelo Comitê Técnico de Enfrentamento ao Covid-19, como também pela maioria dos prefeitos da região e dos vereadores de Uberaba.

Vale destacar que Elisa não tinha alternativa, até porque o Hospital Regional é público, conveniado ao SUS e mantido em grande parte com recursos do governo federal. 

TUDO IGUAL

Nas redes sociais, o deputado estadual Heli Grilo manifestou integral apoio à decisão da prefeita e disse que, no lugar dela, faria tudo igual. “Uberaba tem, em sua história, a tradição de acolher a ajudar a quem mais precisa. Essa é a oportunidade de salvarmos as vidas de nossos irmãos amazonenses e a decisão do governo municipal não poderia ser diferente. Eu faria o mesmo” - postou Grilo, que foi adversário de Elisa na campanha para prefeito.

LEMBRETE

Por outro lado, o deputado Heli Grilo aproveitou para puxar as orelhas do governador Romeu Zema: “É essencial lembrarmos que, até hoje, o governador Romeu Zema não cumpriu a sua obrigação de enviar recursos estaduais para a manutenção do Hospital Regional, cuja dívida gira em torno de R$ 40 milhões e que se esforça para atender a população de 27 municípios do Triângulo Sul. Além disso, muitos profissionais de saúde, que lá trabalham na linha de frente, ainda não foram vacinados contra Covid e convivem com a insegurança.” 

CARIDADE COM CHAPÉU ALHEIO

Nas redes sociais não faltou quem criticasse o governador por ter oferecido os leitos do Hospital Regional ao governo federal para receber os pacientes de Manaus. “É fácil fazer caridade com chapéu alheio” - foi o que mais se ouviu. 

APOIO FIRME

A vereadora Rochele Bazaga também usou seus canais para tranquilizar os eleitores que se manifestaram apreensivos com a vida dos doentes de Manaus: “Tudo será feito com muito cuidado e os pacientes ficarão isolados” - ressaltou, explicando que todos eles passarão por uma triagem pela equipe do Hospital Regional assim que chegarem  para avaliação do quadro clínico, e em seguida encaminhados para leitos localizados uma ala específica e isolada..

MAIS VACINAS

Deve chegar a Uberaba amanhã ou no mais tardar na terça-feira  mais um lote de vacinas contra Covid. Segundo a prefeita, nesta etapa serão vacinados todos os profissionais da atenção básica que atuam diretamente no atendimento a pacientes com sintomas de síndrome gripal. Aliás, Elisa deu razão ao pessoal, que na sexta-feira divulgou nota informando que a partir desta segunda-feira não irão mais atender estes pacientes nas UBSs. No documento, destacam: “entendemos que desde o início fomos responsáveis e integrados ao sistema de enfrentamento da pandemia, comprometidos com a melhor atenção possível, expostos a todos os riscos inerentes, incluindo nossas famílias, mas se a partir de agora, com a chegada da vacina, não somos compreendidos como os profissionais da porta de entrada  do sistema de saúde pela Secretaria Municipal de Saúde, devemos nos abster desse processo e não mais nos colocaremos expostos aos riscos provenientes do mesmo. As pessoas com síndrome gripal e passíveis de estarem acometidas pela Covid 19, serão encaminhadas às UPAs, onde os profissionais atendentes foram contemplados com a vacina CoronaVac”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por