ALTERNATIVA

Sabrina Sarreta deixa caminho livre para prefeita escolher outro nome para comandar a Saúde

Lídia Prata
Publicado em 15/01/2021 às 20:22Atualizado em 18/12/2022 às 11:50
Compartilhar

“Entendo que a pasta da Saúde não pode esperar mais. Por isso, deixei o caminho livre para a prefeita Elisa decidir”. Foi o que a médica Sabrina Sarreta disse ontem à coluna, com exclusividade, no início da noite, ao anunciar que não vê, por ora, condições para assumir a Secretaria de Saúde. O grande entrave, segundo ela, está na cessão dela pelo Governo Federal, que esbarrou em alguns impasses. Com isso, e diante da necessidade de um timoneiro efetivo para levar a nau da saúde a porto seguro neste momento dramático da pandemia do Covid-19, Sabrina Sarreta tomou uma decisão sensata e extremamente responsável.  De toda forma, ela continuará colaborando de forma voluntária com o governo, integrando o Comitê de Enfrentamento ao Covid. Cabe agora à prefeita Elisa escolher, o mais rápido possível, esse (ou essa) timoneiro (a).

REUNIÃO DE EMERGÊNCIA

Ainda na tarde desta sexta-feira o Comitê de Enfrentamento ao Covid esteve reunido novamente, para analisar os índices de ocupação hospitalar e discutir a revisão do plano de contingência. Um novo decreto deverá ser publicado na próxima semana. Vale destacar que mais 81 novos casos de Covid-19 foram diagnosticados nesta sexta-feira, subindo para 231 o número de infectados em Uberaba nas últimas 48 horas. Desde que a pandemia começou, em março do ano passado, a cidade já totaliza 11.195 casos de Covid, com 252 vidas perdidas.

ESTATÍSTICAS PREOCUPANTES

Números obtidos em pesquisa pelo expert no assunto Luiz Cláudio Campos (Instituto de Pesquisa Percent) mostram que de 22% a 25% dos brasileiros ao serem perguntados se irão se vacinar contra a Covid disseram NÃO. Veja o alerta que ele faz:  “Sabemos que, para a obtenção da chamada imunização de rebanho ou imunização coletiva, são necessários 70% de vacinados. Se temos um número de 25% dizendo que não irão se vacinar, vamos ficar com uma margem super estreita para alcançar os 70%, ou seja, apenas 5%. Isso é matemático e vale dizer que, se ao contrário de estimular a vacinação, autoridades deixam ao arbítrio de cada um, sem falar em restrições, podemos estar longe de atingir os objetivos”.

PASSO ATRÁS

“Medidas restritivas não podem ser descartadas de jeito nenhum” - adverte o infectologista Vitor Maluf, membro do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em Uberaba. Ele defende que, se os números de infectados não diminuir nas próximas horas, o Município volte a adotar regras mais duras, como suspender reuniões com 150 pessoas por duas semanas, por exemplo. Outra opção será voltar a reduzir o número de pessoas por metro quadrado em estabelecimentos comerciais, que hoje é de 1 para cada 10m2. No entanto, ele não fala em lockdown, por enquanto, e acredita que o diálogo que a prefeita tem mantido com vários setores da comunidade deve surtir os efeitos desejados em termos de conscientização da população.

PRA QUE ENEM AGORA?

Em entrevista à Rádio JM, o infectologista Vitor Maluf condenou a realização das provas do Enem neste fim de semana, argumentando que o momento é totalmente inoportuno. “Os estudantes vão precisar pegar ônibus para chegarem aos locais de prova, e isso pode gerar aglomeração, tanto quanto nas portas das escolas. Seria prudente e necessário adiar o Enem. O momento é de todo mundo ficar em casa” - advertiu Maluf. Vale lembrar que em Uberaba serão cerca de 10 mil estudantes prestando o Enem.

QUE SUSTO!

Ainda a propósito do crescimento alarmante dos casos em Uberaba, Vitor Maluf argumenta que até mesmo as previsões feitas pelo Observatório Covid da UFTM foram superadas pela realidade. Para a quinta-feira estavam previstos 98 casos novos na cidade, mas foram registrados 150. Impossível, neste momento, dizer exatamente o que vai acontecer nas próximas horas, especialmente se não houver colaboração por parte das pessoas.

CASO CONFIRMADO

Deputado Heli Grilo é mais um uberabense diagnosticado com a Covid-19. Nas suas redes sociais ele confirmou a informação, contando que está bem, e segue em isolamento, respeitando todas as recomendações médicas e sanitárias. “Na certeza de que tudo isso vai passar em breve, agradeço a quem tem rezado por mim. Reforço a mensagem para que todos se cuidem e  protejam suas famílias, mantendo o distanciamento social, bem como o uso de máscara e álcool gel. E vamos torcer para que a vacina chegue logo”.

E A VACINAÇÃO?

Embora o governo do Estado tenha agido rápido e já distribuído seringas e insumos para os municípios iniciarem a vacinação contra o Covid na próxima semana, não se tem a menor certeza ainda sobre a data exata em que os uberabenses poderão tomar a primeira dose. No entanto, a  estratégia a ser adotada pela Prefeitura de Uberaba precisa ser amplamente divulgada, com consequente organização dos locais de vacinação. Talvez seja prudente a Saúde verificar desde já a possibilidade de ampliar o número de postos, em caráter emergencial, ou estabelecer critérios como horários específicos para cada subgrupo de pessoas, de modo a agilizar a imunização da população.  

ESTRUTURA EXTRA

Em São Paulo, o Palmeiras está disponibilizando as estruturas da arena multiuso do Allianz Parque às autoridades públicas para o funcionamento de um dos núcleos de atendimento da campanha de vacinação contra a Covid-19. No começo de 2020, a arena também foi um dos núcleos da Campanha de Vacinação Influenza focado nos grupos de risco da Covid-19 e atendeu mais de 17 mil pessoas. Esse modelo de posto alternativo, complementar, pode ser estudado aqui também. Por que não?

É O CARA

Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes volta a atuar na iniciativa privada. A partir de segunda-feira, ele passa a compor o time da ABCZ, onde irá desenvolver projetos relacionados ao marketing da carne zebuína, área na qual ele é craque! Aliás, por onde José Renato passa ele deixa a marca da competência, do sucesso e dos melhores resultados.

CENTRAL ÚNICA

Em reunião com a prefeita Elisa na manhã desta sexta-feira, o vereador Tulio Micheli apresentou uma proposta que há muito já deveria ter sido implantada em Uberaba. Trata-se da implementação do convênio entre o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para evitar que os dois atendam ao mesmo chamado e, por outro lado, agilizando os atendimentos a vítimas de acidentes e outras demandas de saúde. Além disso, num segundo momento, Tulio sugere que seja criado um Cinturão de Urgência e Emergência, ampliando pontos de deslocamento de equipes e viaturas do Corpo de Bombeiros e Samu. Todas essas ações estariam dentro do projeto “Integração pela Vida”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por