ALTERNATIVA

Cobrança do IPTU a maior gera problema para a prefeita Elisa resolver

Lídia Prata
Publicado em 11/01/2021 às 21:01Atualizado em 18/12/2022 às 11:40
Compartilhar

Olha o abacaxi para a prefeita Elisa descascar: Os valores divergentes nas guias de IPTU. Quando você emite a guia de arrecadação municipal (GAM) aparecem o valor do imposto a ser pago e o valor venal do imóvel. Se você entrar no detalhamento do cálculo do IPTU e da Taxa de Coleta de lixo vai perceber que os valores estão diferentes. A GAM está sendo emitida pelo valor maior, porque o valor venal do imóvel está maior na guia do que no detalhamento. Leitora da coluna que constatou essa divergência gritante entrou em contato na Prefeitura nesta segunda-feira e foi informada que o problema decorre da “falta de tempo” do Município para fazer a correção na taxa de depreciação dos imóveis e, por esta razão, o cálculo do imposto está maior. Ora, para um cidadão com folga financeira, pagar 10 ou 20 reais a mais pode não ser problema. Mas, para o cidadão comum, assalariado, essa diferença é uma “diferença”. Além disso, não é justo, nem correto, o Município embolsar valores que não lhe são devidos. Pensando no universo de contribuintes, essa diferença será uma diferença e tanto. Claro que a emissão das guias de IPTU não foi feita no governo Elisa. Mas a “bomba” está estourando nas mãos da prefeita e a ela caberá decidir o que fazer. 

MÃOS AO ALTO

Não bastasse a cobrança indevida do IPTU pelo Município, os contribuintes que reclamaram da diferença de valores estão sendo orientados a pagar uma taxa de R$ 11 para impugnar o cálculo do imposto. Pode? O erro é da Prefeitura... e o cidadão ainda tem de pagar para reclamar seu direito à cobrança correta? Francamente.

AGORA OU NUNCA

Não dá para esperar mais: a coleta seletiva terá de ser implantada em Uberaba o quanto antes. Alerta foi dado pelo Promotor de Justiça Carlos Valera, reconduzido à coordenação regional das Promotorias do Meio Ambiente no Triângulo Mineiro. Em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira, o Promotor destacou que esse modelo de coleta adotado em Uberaba está totalmente ultrapassado. Mudança de mentalidade é necessidade imperiosa. Por isso, Valera defende que a prefeita Elisa terá de tomar medidas corajosas, editando leis que obriguem a população a separar o lixo na origem, assim como acertar com a empresa responsável pela coleta a data e a forma como esse serviço será realizado na cidade.

SINAL DE ATRASO

Na avaliação do Promotor Carlos Valera, o Brasil está de tal forma atrasado nessas questões envolvendo o lixo, que aterro ainda é regra para descarte dos resíduos coletados. Sem contar as regiões onde não existe sequer o mínimo do mínimo em infraestrutura, como redes de água e esgoto. E, segundo ele, os gestores públicos precisam entender que para cada um real investido em saneamento são economizados R$ 4 gastos com saúde.  

GRANDES AVANÇOS

“A maioria dos produtores rurais da região já mudou o comportamento e passou a adotar práticas conservacionistas. Um ou outro, ainda mais resistente, exige ação mais efetiva do MP. Mas, com os avanços da tecnologia, esses produtores perceberam que preservar o meio ambiente é um excelente negócio. Eles estão se conscientizando que seus maiores ativos são o solo, a água e a biodiversidade, porque esses três elementos é que produzem os serviços ecossistêmicos” – ressaltou Valera. Regularização das propriedades rurais foi um dos pontos elencados pelo promotor como fator positivo dessa mudança de mentalidade, com consequente legalização das áreas de reserva legal. Cerca de 95% a 97% das áreas rurais da região caminham para a regularização, segundo o promotor.

DIA APÓS DIA

Presidente do Cidadania, empresário Irizon Arantes, está hospitalizado em São Paulo, em tratamento contra o coronavírus. Ele, a esposa, filha e genro foram internados na última quinta-feira, no Hospital 9 de Julho. No dia seguinte, Irizon foi transferido para a UTI, mas felizmente não precisou ser entubado. Informações obtidas pela coluna dão conta de que a família passa bem e o quadro de saúde é estável. Nossas orações pelo pronto restabelecimento de Irizon e família, pessoas por quem todos nós temos grande estima.

COVID EM ALTA

Mais de 100 casos positivos confirmados nas últimas 24h em Uberaba e quase 200 casos em 48 horas. As previsões feitas pelos infectologistas que  haveria aumento extraordinário de casos no começo de janeiro estão se confirmando. A propósito, muitos uberabenses que passaram fim de ano na vizinha Rifaina testaram positivo para o coronavírus na volta pra casa.

No Brasil, nesta segunda-feira a média móvel de óbitos ficou acima de mil pelo terceiro dia consecutivo. O número de vítimas do coronavírus já passa de 200 mil, que supera o número de habitantes de muitas cidades médias brasileiras.

PRETO NO BRANCO

Mudança no horário das sessões legislativas em 2021 não está sacramentado. Foi o que garantiu o presidente Ismar Marão, em entrevista ao programa O Pingo do Jota no sábado. Marão quer tempo para ouvir vereadores, especialmente depois de alertado para o possível aumento das despesas da Câmara com pagamento de horas extras e adicional noturno para os servidores em razão da mudança para o período da noite. Como as sessões nunca começam na hora marcada poderiam adentrar a madrugada, ensejando uma série de problemas, inclusive com a segurança e transporte dos servidores e cidadãos eventualmente presentes e que se utilizam de ônibus. Sem contar que as sessões às quartas-feiras não poderão discutir temas polêmicos, por causa do futebol...

MATANDO A SAUDADE

Depois de comprar a marca Centenário em leilão judicial, os laticínios Taquari estão matando a saudade dos uberabenses neste começo de ano. Já estão colocando no mercado o famoso leite com a marca que fez a fama de Uberaba pelo país afora, mantendo a logomarca que mostrar uma vaca leiteira com a histórica igrejinha Santa Rita ao fundo.    

NO FIM

As inscrições de animais para participar da ExpoZebu 2021 terminam no próximo dia 28. Presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Jr, promete adotar um formato inovador e um alcance internacional ainda maior na 86ª ExpoZebu, que será realizada no Parque Fernando Costa, de 1º a 9 de maio.  

BYE BYE

E a Ford, hein? Está se despedindo do Brasil.  Serão fechadas as fábricas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e a da Troller, em Horizonte (CE). A marca vai continuar vendendo carros no Brasil, mas apenas modelos importados da Argentina e do Uruguai. E pensar que a Ford foi a 5ª marca que mais veículos vendeu em 2020...

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por