ALTERNATIVA

Secretário de Agronegócio será conhecido até o fim desta semana

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 07/01/2021 às 20:25Atualizado em 18/12/2022 às 11:33
Compartilhar

DECLARAÇÃO DE ELISA REFORÇA TESE DE BOICOTE NA SAÚDE

Servidor comissionado foi exonerado e não passou a senha de acesso ao único computador que tinha registro das informações sobre o coronavírus em Uberaba. “Esta é a verdade verdadeira” – explicou a prefeita Elisa Araújo em entrevista à Rádio JM nesta quinta-feira, sobre os problemas que levaram à suspensão da divulgação dos boletins do coronavírus por 24h, na terça-feira. 

TUDO SUPERFICIAL

Elisa negou que tenha havido erro por parte da sua equipe, que vem sendo acusada nas redes sociais de não ter aproveitado o período de transição para aprender o serviço de área tão complexa como a saúde e negligenciado a cobrança das senhas dos computadores da pasta. “O processo de transição foi muito breve e com restrições. Nós não podíamos conversar com os servidores sem a presença do secretário. Respeitamos o que foi determinado. Com isso, as informações ficaram muito rasas, inclusive sobre a alimentação do sistema” – justificou a prefeita. A julgar pelo que disse a prefeita, teria havido uma espécie de boicote à sua equipe.

INVESTIGAÇÃO JÁ

Segundo Elisa, os números da Covid entre os dias 1º e 4 deste mês estão sendo investigados, pois ela acredita que os números tenham sido apenas parciais. Alguns desencontros de informações foram detectados de pronto, inclusive pela imprensa acostumada a acompanhar os boletins diários do Covid.

CAMINHO PRÓPRIO

Elisa não pretende aderir ao programa “Minas Consciente”, ao contrário do que vem sendo especulado nas redes sociais. A prefeita entende que Uberaba tem feito o dever de casa direitinho e pode continuar caminhando com as próprias pernas no enfrentamento ao coronavírus. Elisa também descartou a intenção de comprar vacinas contra o Covid-19. Disse que vai esperar a distribuição das doses pelo governo federal, e acredita que já no mês que vem deverão ter início as etapas da vacinação. Oremos.

CONTROLE DE ACESSO

O controle de acesso das pessoas ao Centro Administrativo e demais repartições municipais vai mudar. Elisa já percebeu que a Prefeitura é muito vulnerável e precisa de reforço na segurança. No pacote do controle de acesso serão incluídos os cemitérios públicos, frequentemente alvos de furtos e depredações.

LISTA TRÍPLICE

Futuro secretário do Agronegócio deverá ser escolhido até o fim desta semana. Foi o que revelou a prefeita à Rádio JM, explicando o seu processo de seleçã primeiro ouviu os servidores da pasta. Depois recebeu lideranças do agro e, por último, reuniu-se com representantes das comunidades rurais. Elisa quer um nome que seja afinado com os pequenos produtores, pois eles estarão no seu radar pelos próximos 4 anos.

QUEM É QUEM

Lista tríplice apresentada por lideranças ruralistas para o comando da Secretaria de Agronegócio foi entregue na quarta-feira pelos presidentes do Sindicato Rural, Gilberto Dias; Certrim, Luiz Henrique Borges; e ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior. Na lista constam os nomes de Frederico Missom, Gustavo Laterza e Romeu Borges Jr.

CAFÉ REQUENTADO

Toda vez que há troca de legislatura volta à baila o assunto sobre mudança do horário das sessões ordinárias da Câmara. Desta vez não é diferente. Já começaram os debates sobre essa questão. A proposta  da Mesa Diretora e que vem ganhando corpo entre os vereadores, especialmente os novatos, pretende passar o horário das reuniões ordinárias para o período da noite, entre 18h e 22h. A justificativa para essa mudança é dar oportunidade para a população acompanhar as sessões, principalmente os trabalhadores. Mas aí fica a pergunta: quem vai deixar de assistir novela, ou futebol, para sintonizar a TV Câmara e acompanhar o trabalho dos vereadores? Tem mais: em tempos de distanciamento social decorrente da pandemia do coronavírus, deve-se ponderar sobre a conveniência (ou não) de permitir o acesso massivo dos cidadãos para assistir presencialmente os debates em plenário.

O QUE IMPORTA?

Na verdade, o horário das reuniões ordinárias do Legislativo pouco importa para a maioria esmagadora dos uberabenses. Quem quer acompanhá-las o faz seja pela manhã, tarde ou noite. Portanto, o argumento é frágil para sustentar a mudança de turno. Além disso. Como geralmente as solenidades acontecem no período noturno, certamente os vereadores ficarão privados de prestigiá-las, exceto faltando às sessões da Câmara ou as realizando “a toque de caixa”. Seja qual for o ângulo da análise dessa proposta de mudança de horário é preciso colocar na balança os prós e contras.

SUSPENSO

Primeira suspensão de pregão eletrônico do governo Elisa barrou esta semana a compra de duas picapes 0km para atender à secretaria de Defesa Social. A justificativa foi a mudança de governo, com consequente mudança de planos. Aliás, a primeira ordem da prefeita Elisa foi economizar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por