ALTERNATIVA

Infectologista Victor Maluf passa a integrar o comitê técnico do coronavírus

Lídia Prata
Publicado em 06/01/2021 às 21:47Atualizado em 18/12/2022 às 11:30
Compartilhar

Agora, sim! Prefeita Elisa acertou em cheio ao convidar o médico infectologista Victor Maluf para integrar o Comitê Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus. Faltava um profissional dessa estatura para orientar e validar as ações do Município nesse delicado momento em que os casos de coronavírus voltaram a aumentar, nessa virada de ano. E o escolhido é um dos infectologistas mais respeitados em Uberaba, dada a sua competência e os conhecimentos técnicos que possui. Escolha não poderia ser melhor. Palmas para Elisa, que ouviu as sugestões e as acatou, convidando um dos melhores profissionais da cidade.

DIAS DE TENSÃO 

Primeiros dias do governo Elisa estão sendo marcados por tensão, em que pese toda a determinação da prefeita em realizar uma gestão transformadora. O pior foco está justamente na Saúde, onde ainda não há uma secretária efetiva oficialmente nomeada. A pasta, considerada uma das mais sensíveis do governo neste momento, vem sendo comandada por interina, mas, segundo os servidores da pasta, a futura titular é quem está dando as cartas por lá. Por essa razão, dentre outras várias, torna-se imperioso resolver esse impasse e decidir, de uma vez por todas, quem ficará no comando da Saúde, oficialmente. Com tantos problemas pipocando por lá, não é prudente continuar esperando por muito tempo a cessão do “passe” da médica Sabrina Sarreta pela União ao município.

BOLETINS DIÁRIOS

Nas redes sociais muitos chegaram a duvidar da veracidade da nota oficial da Prefeitura que suspendeu a divulgação dos boletins diários do coronavírus em Uberaba. Seria fake news? Não era. Segundo a nota, a Secretaria de Saúde afirmava estar se deparando com “obstáculos para ter acesso às planilhas com os dados referentes ao monitoramento dos casos de Covid-19 em Uberaba. Tais informações ficavam a cargo de servidores comissionados, que foram exonerados no dia 31 de dezembro. Uma situação que tem demandado muito trabalho da nova gestão na expectativa de ser solucionada”.

SE VIRA NOS 30

Ainda que seja melhor mesmo não divulgar números errados, a confecção dos boletins epidemiológicos é uma obrigação do Município. Segundo apurou esta coluna, os dados são enviados compulsoriamente pelos laboratórios, clínicas, hospitais e até farmácias onde são realizados testes do Covid-19.  Toda notificação chega ao Departamento de Epidemiologia da Secretaria municipal de Saúde e é digitada no sistema do Ministério da Saúde, no caso, o e-SUS VE. As senhas para o acesso ao sistema não ficam em poder de um só servidor, o que garante que outras pessoas também possam alimentar o sistema de dados. Porém, é preciso saber interpretar os números consolidados para extrair as informações sobre número de casos confirmados, internações, óbitos, pacientes curados, casos suspeitos, idades, existência ou não de comorbidades etc. São estas informações que constam nos boletins epidemiológicos e norteiam as ações de enfrentamento ao coronavírus.

Felizmente, o problema parece ter sido sanado e já nesta quarta-feira a Secretaria voltou a divulgar o boletim do Covid-19. Aleluia.

DETALHE

Confrontando os boletins epidemiológicos dos dias 3 e 6 deste mês, é possível constatar o que os infectologistas já vinham alertand os números de casos de coronavírus voltaram a crescer em Uberaba. No domingo, o boletim informava que 28 doentes encontravam-se hospitalizados. Já nesta quarta-feira o número saltou para 44.

Aliás, em entrevista à Rádio JM esta semana, o próprio infectologista Victor Maluf revelou que no Pronto Atendimento do Hospital São Domingos os casos suspeitos de coronavírus saltaram de 40, no começo de dezembro, para mais de 100, após o réveillon.  Dispararam os casos de síndrome gripal, já apresentados no 3º, 4º dia de contaminação pelo vírus. 

PEGOU MAL

Depois de tentar audiência com a secretária interina da Saúde, o vereador Luizinho Kanecão foi pessoalmente até lá na manhã desta quarta-feira, para se informar sobre a suspensão dos boletins do coronavírus. Nas suas redes sociais,  ele contou que tomou um “chá de cadeira” de 20 minutos, até que a secretária deixou seu gabinete e o atendeu no corredor do prédio. Mas alegou que não poderia falar com ele naquele momento. Vereador não gostou nadinha do tratamento a ele dispensado.

CASA NOVA

Por falar em saúde, o ex-secretário Iraci Neto acaba de ser contratado pela Universidade de Uberaba para cargo de direção. Ficarão sob sua gestão todos os cursos da área de Saúde, incluindo Medicina e Odontologia. Know how ele tem de sobra!

BEM-VINDA

Prefeita Elisa e o vice Moacyr estiveram na Secretaria do Agronegócio na manhã desta quarta-feira, conforme o prometido. Ouviram as demandas e prioridades dos servidores da pasta.

Enquanto a prefeita não define o titular da Sagri, os “candidatos” ao cargo vão tentando se cacifar como podem, apelando ao apoio de variados “padrinhos” exponenciais no agro.

PROMESSA CUMPRIDA

Ainda nesta quarta-feira a prefeita se reuniu com representantes de entidades de classe e lojistas para discutir medidas e ações visando à flexibilização do horário de funcionamento do comércio durante essa época de liquidações e promoções, seguindo, claro, todas as medidas de prevenção à Covid-19. A partir de hoje até o dia 16  as lojas de rua poderão funcionar no horário que lhes for mais conveniente, entre as 7h e as 20h, de segunda a sábado.  Aliás, esse foi um dos compromissos feitos por Elisa durante a campanha: desengessar o horário de funcionamento do comércio. Paralelamente, na mesma audiência, os lojistas pediram a presença mais efetiva da Guarda municipal nas áreas comerciais, tanto para garantir a segurança, quanto para evitar as aglomerações de pessoas em filas diante das lojas.

BALANÇO GERAL

Relatório do Covid-19  feito pela Guarda Municipal, no período de 23 de dezembro até o dia 3 de janeiro, mostra que foram atendidas 49 ocorrências de fiscalização às normas preventivas, assim como de perturbação ao sossego.  Foram lavrados 3 autos de infração e a Central da Guarda recebeu quase 150 denúncias. Esses números são exclusivos da Guarda Municipal e, portanto, podem crescer se somados os atendimentos feitos pelo Departamento de Posturas e pela Polícia Militar.

CALDO DE GALINHA...

Em entrevista à Rádio JM esta semana, a economista  Núbia Ferreira alertou:  2021 pode ser pior do que 2020. “Até o meio do ano, não vejo nada a comemorar. Além disso, o fim do auxílio emergencial do Governo federal vai trazer problema sério para a economia brasileira e o comércio vai sentir muito. Muitos beneficiários desse auxílio emergencial usaram os recursos com alimentos. E agora não terão mais essa ajuda” – destacou. O que poderá trazer um certo alento, não apenas para a economia, quanto para a saúde mental dos brasileiros, será a vacinação contra o coronavírus. Mas, com a politização em torno do assunto, essa questão continua muito preocupante. Portanto, vale aquele ditad “cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”. Nada de extravagâncias nesse momento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por