ALTERNATIVA

Infectologista aconselha retorno às aulas e critica bares abertos até 2h

Lídia Prata
Publicado em 06/01/2021 às 06:56Atualizado em 19/12/2022 às 05:17
Compartilhar

Em entrevista à Rádio JM nesta terça-feira, tanto o médico Victor Maluf, quanto sua colega Cristina Barata foram unânimes em ressaltar a importância da presença de infectologistas nos Comitês Técnicos Municipais de Enfrentamento do Coronavírus. Não só em Uberaba, mas em todos os municípios da região. São os profissionais mais gabaritados para direcionar os trabalhos de contenção da pandemia, porque têm conhecimentos específicos na área. Fica o alerta aos novos prefeitos que tomaram posse recentemente.

VOLTA JÁ!

Aliás, a infectologista Cristina Barata defendeu o retorno das aulas presenciais, argumentando que não faz sentido manter escolas fechadas e bares abertos. Nas escolas é mais fácil (além de necessário) educar as crianças quanto às medidas preventivas ao coronavírus. A partir daí, elas passam a multiplicar as informações para os familiares e amigos. Já no bar, não há como orientar os clientes sobre uso de máscara, distanciamento social etc. Verdade seja dita: os donos dos bares de certa forma temem perder os clientes, se ficarem insistindo nessas medidas.    

OLHO NO RELÓGIO

Ainda de acordo com Cristina Barata, não é aconselhável estender o horário de funcionamento de bares e restaurantes até as 2h. Ela ressalta que é um equívoco pensar que o “vírus sai de casa à meia noite” para contaminar as pessoas. O problema não é o vírus usar relógio. Mas esticar o tempo de permanência das pessoas na rua, bebendo, compartilhando copos, cigarros, etc. À medida que o álcool vai fazendo efeito, as pessoas também vão negligenciando o uso de máscara, distanciamento social, e começam a se abraçar, aglomerar, criando ambientes propícios à propagação do vírus. “Sobrevivemos até aqui. Para que mudar o que está dando certo?” – questionou Cristina, lembrando que uma variante mais contagiosa do coronavírus já chegou a São Paulo, e de lá para cá será um “pulo”. 

TIME EM FORMAÇÃO

Passava das 21h quando saiu a edição do Porta Voz na noite de segunda-feira trazendo novas nomeações para cargos no governo Elisa Araújo. Desta vez o foco foram os cargos de segundo e terceiro escalões, além de uma série de nomeações para diretores e vice-diretores de escolas municipais e Cemeis, além de cargos de direção na Codau.

MANTIDO!

O então secretário de Finanças no governo Paulo Piau, Jorge Macedo, está mantido no governo Elisa. Porém, em outro cargo. Funcionário de carreira e considerado um dos maiores especialistas na área, Jorge Macedo volta  a chefiar o setor de gestão de Controle e Orçamento.

FICA!

Outro ex-integrante do governo Paulo Piau que acaba de ser nomeado novamente é o competente Marcelo Neves, mantido no comando da Guarda Municipal. Interessante que é o subcomandante da GM é outro Marcelo, o Santos Silva. Aliás, a Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transportes está pródiga em Marcelos. Alexandre Marcelo Costa Oliveira continua titular interino, por enquanto. Mas deve ser contemplado apenas com o cargo de secretário executivo do Comseg – o conselho municipal de segurança, quando for efetivada a nomeação do escolhido pela prefeita Elisa para o cargo de secretário de Defesa Social, que é o delgado de Polícia Federal Glorivan Bernardes.

Ainda nesta pasta, foi nomeado o advogado Marco Antônio Figueiredo para o cargo de secretário adjunto.

BANDEIRA BRANCA

Nome de confiança do presidente Eduardo Palmério, do Solidariedade, o advogado Otoniel Inês Sobrinho acaba de ser contemplado com a chefia da assessoria jurídica da Codau.

POR QUE NÃO?

Nas redes sociais, foram muitos os questionamentos à nomeação de Márcio Antonângelo para a Chefia do Departamento de Planejamento, Gestão, Projetos e Convênios da Fundação do Esporte e Lazer, a Funel. Márcio esteve no governo Piau e é casado com Maritza Rezende, ex-candidata a vereadora pelo MDB. No caso, o critério da escolha certamente não foi afinidade partidária, mas competência profissional.

BAFAFÁ

As maiores críticas nas redes sociais foram dirigidas  à nomeação da professora Cristiana Magalhães para o cargo de  secretária adjunto de Educação. Educadores municipais manifestaram inconformismo e até indignação com a escolha, apontando vários fatos negativos que marcaram a convivência entre a escolhida e seus colegas, assim como com a ex-secretária de Educação, Silvana Elias.

E AGORA?

Prefeita Elisa poderá ter problemas com o comando do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias. Em que pese ser muito querido, Marcelo Campos não teria formação específica exigida em lei para chefiar o setor técnico. Segundo consta, há, inclusive, recomendação anterior do Ministério Público no sentido de que o exercício desse cargo só pode ser confiado a médico veterinário, biólogo, biomédico, zootecnista ou profissional que tenha diploma em área afim.

MUDANÇAS

Secretaria municipal de Planejamento ainda não tem titular efetivo, mas já foram nomeados Luiz Mário Molinar para a Superintendência de Planejamento Urbano, e Vinícius Martins, o Vinisim, ex-candidato a vereador, que estará no comando da Superintendência de Gestão Urbana. Durante a campanha, Vinisim fez uma série de críticas ao planejamento urbano, e também defendeu várias propostas interessantes de mudanças. Agora terá a oportunidade de implementá-las.

MAIS NOMES

Outros ex-candidatos a vereadores que apoiaram a candidatura de Elisa também estão sendo contemplados com nomeações, como no caso do engenheiro ambiental José Sidney Silva. Ao contrário do esperado, ele não irá para a Secretaria de Meio Ambiente, mas para o Projeto Todos por Uberaba, sendo um dos coordenadores regionais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por