ALTERNATIVA

Elisa recebe primeira parte dos relatórios para a transição de Governo

Lídia Prata
Publicado em 02/12/2020 às 21:49Atualizado em 18/12/2022 às 11:07
Compartilhar

Mais um dia de agenda lotada da prefeita eleita. Nesta quarta-feira, Elisa Araújo voltou à Prefeitura para receber o relatório parcial das ações realizadas pelo governo Paulo Piau. Ficaram faltando as informações de três áreas: finanças, pessoal e obras.  Segundo o oficial de gabinete Fernando Hueb, as equipes das diversas secretarias estão debruçadas  sobre os números há vários dias, visando apresentar relatórios atualizados à prefeita eleita.  Alguns, mais complexos, como é o caso das finanças, do departamento de pessoal e das obras, serão entregues na semana que vem à equipe de transição escolhida por Elisa.

A prefeita eleita segue viagem hoje com a família, e retorna a Uberaba apenas no dia 14. 

E OS SECRETÁRIOS?

Como o prazo está curto daqui até a posse, no dia 1º, a pergunta que todos fazem é uma só: quem vai compor o primeiro escalão do governo Elisa? Mas o suspense vai durar um pouco mais. Ou pelo menos até o retorno da prefeita eleita a Uberaba.

Em entrevista à Rádio JM nesta quarta-feira, Elisa reforçou o que esta coluna antecipou ontem: ela não fez as escolhas ainda. Vai deixar a definição do secretariado para seu retorno a Uberaba. No entanto, a prefeita eleita quer primeiro conversar com os servidores, por setores, o que deve começar a ser feito já no dia 14.

QUEM FICA?

Ainda na entrevista à Rádio JM, Elisa disse que não vai manter nenhum dos atuais secretários no cargo na sua gestão. Mas admitiu que poderá aproveitar diretores de departamentos, por exemplo, num primeiro momento. Aos mais ansiosos, ela pede calma, ressaltando que ainda vai levar um tempo para conseguir organizar a casa ao seu modo.

E O CEMITÉRIO?

Na lista quilométrica de solicitações feitas pela prefeita eleita sobre os contratos da Prefeitura em vigor, curiosamente não constou o de concessão do cemitério, embora ela tenha citado outros contratos, como o de concessão do transporte coletivo urbano.  Segundo Elisa, todos os contratos serão analisados. Deixou claro, ainda, que não vai admitir monopólio em nenhuma área da administração pública. Para bom entendedor, esse pingo é um alfabeto inteiro.

ATÉ O FIM

Ao ser questionada sobre as obras do pacote dos 200 anos que foram iniciadas, mas não concluídas no governo Paulo Piau, Elisa garantiu que vai dar continuidade a elas.  “Tudo o que começou ou está parado temos de terminar” – ressaltou a prefeita eleita.

PROBLEMA À VISTA

E por falar em obras, vai ficar para o próximo presidente da Codau resolver um impasse sobre a continuidade das obras da barragem da Prainha. Empreiteira encarregada do serviço está pedindo  realinhamento do preço, face à alta excessiva dos materiais de construção este ano. Alega impossibilidade de manter os valores do contrato, em razão do reajuste assustador do preço do ferro e do cimento, especialmente.

ÁGUA SUJA

A propósito, a Codau admite a existência de problemas em um dos filtros na ETA, que provocaram vazamento de carvão e areia para a rede, levando a sujeira para as torneiras das casas da Vila Celeste e adjacências. Segundo a Codau, o problema está sendo corrigido.

PRIMEIRO PASSO

Partiu da prefeita eleita a iniciativa de convidar os vereadores eleitos para um encontro na sede do Solidariedade em Uberaba, na tarde de terça-feira. Dos 21 eleitos compareceram 18. Elisa ouviu um por um dos vereadores e, ao final, disse que a eleição acabou e convocou todos para trabalharem de mãos dadas por Uberaba.

BOA IMPRESSÃO

Presidente do Legislativo, vereador Ismar Marão, considerou muito positiva a reunião com a prefeita eleita. “Elisa foi muito receptiva e elegante nas palavras” – avaliou Marão.

Hoje Elisa foi à Câmara para conversar com os atuais legisladores sobre o Orçamento para 2021. Ouviu todos eles, incluindo os que não se reelegeram, e pediu a opinião de cada um sobre o que acham que devem ser as prioridades do governo dela. “Percebemos que as sugestões apresentadas pelos vereadores da atual legislatura vão de encontro ao que observamos durante a campanha, assim como na elaboração do nosso plano de governo” - avaliou Elisa após o encontro.

AUDITORIAS PERMANENTES

Uma das primeiras providências que a prefeita eleita deve tomar assim que tomar posse será abrir licitação para contratação de empresa de auditoria  para realizar auditoria nas contas da Prefeitura. Segundo ela, no seu governo as auditorias serão sistemáticas, o que significa que quer tudo “nos trinques”.

CONFIANÇA

Faltando poucos dias para o Natal, que é a mais representativa para o comércio varejista, pesquisa realizada pela Fecomércio revela otimismo dos empresários mineiros  neste ano. Quase 30% dos estabelecimentos esperam por vendas melhores que em 2019, apesar da pandemia e das restrições impostas às confraternizações familiares e festas natalinas. De acordo com a pesquisa, 35,6% dos comerciantes em Minas devem investir em propaganda/divulgação para atrair os consumidores. Já 32,5% vão apostar em promoções e liquidações; outros 11,6% prometem oferecer um atendimento diferenciado e 6,9% investirão na visibilidade da loja. Além disso, a Fecomércio apurou que o comerciante mineiro aposta num ticket médio de compras da ordem de R$ 200, bem maior do que o apurado pela Federação das associações de dirigentes lojistas em Minas. A conferir quem está com a razão.

LUZES DE NATAL

Iluminação de Natal no Parque das Barrigudas está maravilhosa. Vale um giro por lá à noite (até 22h) para ver de perto que show! O projeto ainda não está completo, mas, ao final, deve fechar o governo Paulo Piau com o mais belo espetáculo de luzes de todos os tempos em Uberaba. Confira um pouco do que estou faland

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por