ALTERNATIVA

Começa a transição e Elisa surpreende com lista extensa de pedidos de informação

Lídia Prata
Publicado em 01/12/2020 às 21:35Atualizado em 18/12/2022 às 11:09
Compartilhar

Diálogo respeitos assim pode ser definido o encontro entre o prefeito Paulo Piau e sua sucessora eleita, Elisa Araújo, na manhã desta terça-feira. Reunião foi acompanhada pelos escolhidos para compor o Comitê de Transição de governos. Tanto de um lado quanto do outro a avaliação foi unânime: primeira reunião das equipes de transição de governo foi altamente positiva. Prefeito Paulo Piau apresentou relatório extenso de ações desenvolvidas por sua gestão. Agora começa pra valer o trabalho de sucessão, numa corrida contra o tempo, já que praticamente o ano termina no dia 18 de dezembro por conta das comemorações de fim de ano.

QUEM É QUEM

A prefeita eleita levou sete pessoas para compor sua equipe de transição. Sob a  coordenação do advogado Caio Presotto, o grupo é formado pelos jornalistas Indiara Ferreira e Beethoven Oliveira, engenheiro agrônomo Watson Azevedo, a médica Sabrina Sarreta, empresário e ex-presidente do Cigra Helbert Higino de Cuba e por Carlos Alberto Delfino Pereira, engenheiro aposentado da Copasa, que presidiu o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá e trabalhou na formatação do plano de governo de Elisa. Agora à noite, o decreto instituindo a Comissão de Transição foi publicado em mais uma edição extraordinária do Porta Voz.

PARTICIPAÇÃO À DISTÂNCIA

Cumprindo isolamento por conta do Covid-19, o vice-prefeito eleito participou ativamente da reunião no gabinete de Piau. Mas pelo telão. Moacyr Lopes está cumprindo o que prometeu em campanha: ser um vice participativo.

LISTA DE PEDIDOS

Caiu do cavalo quem imaginou que a prefeita eleita chegaria à Prefeitura apenas com sua equipe de transição e uma bolsinha na mão. Elisa levou um requerimento contendo 4 páginas recheadas de pedidos de informações sobre os mais diversos temas. Um dos pedidos refere-se ao organograma completo da estrutura administrativa (tanto direta quanto indireta), com mapeamento dos cargos de comando. Na esteira do organograma, a prefeita eleita pediu a lista das autarquias, fundações, empresas públicas e sociedade de economia mista do município.

TINTIM POR TINTIM

No requerimento protocolado pela prefeita eleita nesta consta, ainda, pedido de informação sobre precatórios, ações judiciais que têm o Município como autor ou como réu, e um relatório detalhado sobre a situação financeira atual. E mais: inventário patrimonial, contendo informações sobre os imóveis que compõem o acervo municipal. Elisa pediu informações sobre os contratos prestes a vencer, incluindo o que tem por objeto do Centro Administrativo na avenida Dom Luiz Santana, e o de concessão do transporte coletivo.

E O CEMITÉRIO?

Neste primeiro requerimento, a prefeita eleita não destacou especificamente o contrato do cemitério parque, embora os questionamentos sobre essa concessão tenham sido recorrentes durante a campanha.  

PRORROGAÇÃO INEVITÁVEL

Coordenador da equipe de transição indicado por Elisa, o advogado Caio Presotto, considerou muito positivo o primeiro dia de trabalho. Segundo ele, o atual governo forneceu muitas informações e agiu de forma republicana e com transparência. Ele  avalia, também, que será necessário prorrogar alguns contratos que estão prestes a vencer, para evitar a descontinuidade da prestação de serviços à população em diversas áreas, principalmente saúde, educação e limpeza urbana.

DESCANSO MERECIDO

Nesta quinta-feira a prefeita eleita viaja com o marido e o filho para 10 dias de descanso. No retorno ela fechará os nomes que irão compor o seu secretariado. De antemão o que se sabe é que alguns nomes já estão definidos. Outro detalhe: intenção de Elisa é  dar prioridade para servidores de carreira no comando da Codau. Todavia, os nomes ventilados nos bastidores estão “gelados”. Não passam de especulação.

RECONDUÇÃO

Não se falou em outra coisa senão na exoneração antecipada dos ocupantes de cargos comissionados pelo prefeito Paulo Piau e sua recondução imediatamente após. Exoneração num dia, nova nomeação no outro. A explicação oficial é que o prefeito não quer deixar nenhuma pendência para a sua sucessora, e pretende pagar todas as rescisões antes de deixar o cargo. Porém, nos bastidores, a explicação é outra: essa medida foi tomada para evitar que os comissionados tenham de esperar o próximo governo se organizar para fazer os acertos. Ou, segundo as más línguas, os comissionados estavam temerosos que Elisa não priorizasse os acertos porque eles teriam se empenhado pela eleição de adversários. Pelo sim, pelo não, Piau vai deixar todo mundo com dinheiro no bolso ao entregar o cargo. E apenas um mês de salário dos comissionados para a sua sucessora pagar, quando assumir. 

TÔ FORA!

A poucos dias da definição dos nomes para compor chapa (ou chapas) para eleição da próxima mesa diretora,  o recém-eleito vereador Marcos Jammal descarta intenção de disputar a presidência da Câmara. 

Por outro lado, em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta terça-feira, ele confessou que não desistiu do sonho de ser prefeito de Uberaba e vai lutar para realizá-lo o quanto antes. Quando? “Tudo vai depender do meu desempenho como vereador” – disse Jammal.

CULPADO

Na entrevista, Jammal não poupou críticas ao presidente do MDB. “Ele deixou muitos se apresentarem como pré-candidatos e demorou demais para tomar uma posição. O partido perdeu o timing político” – disparou Jammal, argumentando que se a presidência tivesse tido pulso firme desde o começo a situação seria outra.  

TRÊS DÉCADAS

Acredite, se quiser: em pleno 2020 ainda tem gente que não acredita nos perigos da Aids. Foi o que revelou o infectologista Rodrigo Molina, em entrevista à Rádio JM, contando, também, que nos últimos tempos Uberaba tem registrado dezenas de casos de sífilis por semana. Isso mesm dezenas de casos por semana, o que significa que a moçada hoje em dia não está usando preservativo nas relações sexuais. Mas, se a sífilis tem cura, a Aids não. Mesmo que hoje o resultado do HIV positivo não seja mais uma sentença de morte como nos tempos em que Cazuza foi capa da “Veja” com uma fisionomia totalmente destruída pela doença, é certo que a Aids impõe o uso de medicação pelo resto da vida.

CARA PRÓPRIA

Está marcado para este sábado, às 9h, o início da implantação em Uberaba de uma unidade mista de pesquisa e inovação da Embrapa. Essa unidade vai operar com convênios firmados com a Prefeitura, entidades e instituições de educação, como IFTM, com foco no agronegócio. Prefeito Paulo Piau acredita que a  partir de agora a Embrapa vai passar a ter cara aqui na região. Vai deixar de ser algo distante.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por