ALTERNATIVA

Piau exonera hoje todos os comissionados em edição extra do Porta Voz

Lídia Prata
Publicado em 30/11/2020 às 22:17Atualizado em 18/12/2022 às 11:06
Compartilhar

Edição extra do jornal oficial do município, que deve ser publicada ainda hoje, vai trazer a exoneração de todos os ocupantes de cargos comissionados. Aqueles que não têm vínculo empregatício, ou seja, que não são servidores efetivos, estarão fora do governo a partir desta terça-feira, dia 1º. No total são 996 cargos comissionados nos órgãos diretos e indiretos, estando 631 ocupados. Vale destacar que no governo Paulo Piau, 365 cargos comissionados não foram preenchidos. Segundo o prefeito, a medida visa deixar tudo em dia para o próximo governo, incluindo o pagamento das rescisões. Esta é a primeira vez que vejo uma situação dessas. Geralmente os prefeitos exoneram os secretários e ocupantes de cargos de confiança no último dia do governo. Muitos deles deixam dinheiro em caixa para o pagamento das respectivas verbas rescisórias.

Os servidores foram informados através de uma circular no final do expediente desta segunda-feira, onde consta que os servidores de carreira e os que ingressaram por processo seletivo não entrarão nesta etapa das exonerações.

CADA UM NA SUA

Órgãos da administração indireta, como Codiub e Cohagra, vão processar as demissões seguindo regra própria, muito embora esteja garantido o pagamento integral da rescisão antes da mudança de governo. 

DE VOLTA

Ainda nesta segunda-feira, todos os servidores que estavam em home office por causa da pandemia foram chamados de volta às suas respectivas repartições. Prefeito quer todo mundo trabalhando para quando a sua sucessora chegar na PMU amanhã de manhã.

TEMPO DE TRANSIÇÃO

Prefeito Paulo Piau vai receber pessoalmente a prefeita eleita nesta terça-feira, às 8h, no gabinete do Centro Administrativo, para a instalação do Comitê de transição de governo. Como esta coluna antecipou, a equipe da PMU será formada pelos secretários Jorge Macedo, das Finanças, Rodrigo Vieira, do Governo, Carlos Dalberto de Oliveira, da Administração, além do controlador Leonardo Quintino, o chefe de gabinete Fernando Hueb, e o Procurador Geral Paulo Salge. Os demais secretários ficarão à disposição para prestar os esclarecimentos necessários. A prefeita eleita vai apresentar os seus escolhidos para compor o Comitê somente na reunião desta terça-feira.

DINHEIRO EM CAIXA

“Uma situação bem melhor do que a que eu encontrei”. Foi assim que o prefeito Paulo Piau garantiu que irá passar a Prefeitura à sua sucessora. Ele lembrou que assumiu o governo há 8 anos com o caixa zerado e sem informação alguma sobre projetos e ações em andamento. Mas, agora, pretende prestar todas as informações à prefeita eleita, com máxima transparência, tanto sobre projetos em andamento, quanto tratativas que podem concretizar conquistas para Uberaba. Tudo tintim por tintim. E mais: vai deixar o caixa da Prefeitura no “azul”.

PROJETOS IMEDIATOS

No JM News 2 desta segunda-feira pós segundo turno, o prefeito Paulo Piau revelou  à colega Gê Alves que a partir de 1º de janeiro vai se dedicar a cuidar dos netos. Mas disse que não abandonou o sonho de passar uma temporada no exterior, para aperfeiçoar seu inglês e seus conhecimentos. Os planos foram apenas adiados em razão da pandemia.

ELEIÇÃO EMBLEMÁTICA

Ao completar seus 200 anos, Uberaba elege pela primeira vez uma mulher para comandar seus destinos. Elisa Araújo chega à Prefeitura cacifada por mais de 85 mil votos, que traduzem a confiança e a esperança dos uberabenses na renovação em todos os sentidos. Mãe, esposa, filha, empresária, líder classista: Elisa simboliza a face da mulher contemporânea, que tem na família o seu alicerce, mas tem seus olhos no futuro. Vive a inquietude própria dos jovens que buscam transformações, e arregaçam as mangas para enfrentar desafios. E que desafios Elisa enfrentou para conquistar seu objetivo de ser prefeita de Uberaba! Conviveu com fake news, injúrias, difamações, calúnias, preconceito. Porém, em momento algum se deixou abater, ou sinalizou com revide à altura. Optou por fazer uma campanha limpa, propositiva, sem ataques e baixaria. Esse estilo de se apresentar ao eleitorado como uma pessoa de carne e osso, sem maquiagem e sem construir uma personagem apenas para agradar aos eleitores,  certamente foi um dos pontos fortes da sua postura política. Da mesma forma, a sua espontaneidade cativou os mais simples, que com ela conversaram, desabafaram, choraram e também dançaram na rua. Uma pessoa simples, mas não simplória. Não se iludam. Quem teve a coragem e a determinação para enfrentar de peito aberto adversários com nome estabelecido na política uberabense, como Elisa teve, certamente não agirá de forma diferente na gestão municipal. Que a nossa prefeita eleita  tenha sucesso no enfrentamento desse seu novo desafio. Que continue quebrando tabus e construindo um amanhã mais próspero para Uberaba e para nossa gente. É o que todos nós desejamos.

MENOS UM

Vice-prefeito eleito não votou neste segundo turno. Professor Moacyr Lopes testou positivo para o coronavírus e está cumprindo quarentena em casa. Felizmente ele passa bem. 

ACERTOU NA MOSCA

Mais uma vez Luiz Cláudio Campos acertou em cheio o resultado da eleição em Uberaba. Na véspera do segundo turno, falamos longamente ao telefone e ele me revelou ter feito pesquisa com 400 pessoas e o placar seria 57 para Elisa a 43 para Tony Carlos. Como não foi registrada, não poderia ser divulgada. Mas guardamos os números para conferir no domingo. Por cautela, Luiz Cláudio ainda publicou na sua página no facebook duas equações matemáticas cujos resultados eram exatamente os números 57 e 43. Foi a forma que ele encontrou para passar suas previsões sobre o resultado das urnas.

DENÚNCIAS EM SÉRIE

Derramamento de “santinhos” em seções eleitorais, papeis com promessas de campanha despejados na rua, carros de campanha estacionados na porta dos locais de votação e até boca de urna renderam cerca de 50 denúncias enviadas pelo aplicativo “Pardal” à Justiça Eleitoral no segundo turno em Uberaba. As denúncias caíram diretamente nas mãos dos Promotores eleitorais. Se vão virar processos, o tempo dirá!

RESPONSABILIDADE CIVIL

Coordenador jurídico da campanha de Elisa, o advogado Carlos Bracarense revelou à Rádio JM nesta segunda-feira que neste segundo foram protocoladas 12 ações de indenização por danos morais motivadas por calúnias e difamações contra a então candidata. Todas alicerçadas em publicações levianas feitas em redes sociais. Bracarense garantiu também que vai continuar vigilante, mesmo depois da vitória de Elisa no segundo turno.

OUTRO ESTILO

Deputado federal Zé Silva comemorou o resultado da eleição de Elisa Araújo, a quem ele hipotecou apoio desde o princípio. Em entrevista ao Pingo do Jota desta segunda-feira, o parlamentar disse que não vai fazer política de varejinho, cavando emendas parlamentares para Uberaba, mas, sim, vai trabalhar por recursos para projetos estruturantes, como garantir energia para grandes empreendimentos aqui.

PORTAS ABERTAS

O deputado Zé Silva contou, ainda, que nunca teve oportunidade de fazer campanha aqui. Quando muito alcançava 600 ou mil votos de amigos. Porém, agora, com Elisa na Prefeitura, ele espera ter mais espaço político e ser o porta voz de Uberaba em Brasília. Foi além: disse que Uberaba será a “capital do Solidariedade” em Minas, uma espécie de vitrine do partido.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por