ALTERNATIVA

Transição de Governo começa na terça-feira

Lídia Prata
Publicado em 25/11/2020 às 22:02Atualizado em 18/12/2022 às 10:56
Compartilhar

Já está definida a equipe da Prefeitura encarregada da transição de governo. Na segunda-feira os nomes serão publicados em edição extraordinária do Porta Voz, para formalizar o início dos trabalhos já a partir do dia 1º de dezembro. Da Prefeitura vão participar os secretários Rodrigo Vieira, Belzinho, Jorge, Fernando Hueb, o controlador Leonardo Quintino e o Procurador Geral, Paulo Salge. Vão ficar faltando os nomes indicados pelo vencedor ou vencedora das eleições no segundo turno.

ENFRENTAMENTO DA COVID

Paralelamente aos trabalhos da equipe de transição deverão ser disponibilizados todos os dados, mapas, informações, gráficos, levantamentos das medidas adotadas pelo governo Paulo Piau para o enfrentamento à pandemia de coronavírus. Intenção do prefeito e do secretário Iraci Neto é evitar que a troca de governo traga qualquer agravamento ou elevação dos casos da doença por eventual falta de informação sobre o que já vem sendo feito aqui, com sucesso.

QUE LOROTA!

Por falar em Covid, o prefeito reeleito Odelmo Leão “jogou pra galera” ao anunciar a compra de vacinas contra o coronavírus para começar a imunizar imediatamente a população de Uberlândia. Isso é papo furado ou desinformação. Para começar, a Anvisa tem de validar as vacinas que estão em fase de testes, o que ainda não foi feito. Além disso, a responsabilidade pelo  Programa Nacional de Imunização é exclusiva do Ministério da Saúde, a quem compete distribuir as vacinas para os municípios. Nem mesmo o Estado tem gestão sobre esse assunto.

BOBAGENS EM SÉRIE

De fonte altamente confiável vem a informação, que serve principalmente para políticos que andam falando bobagem por aí. Existe um acordo entre as Nações Unidas e a Organização Mundial de Saúde no sentido de que as vacinas produzidas contra o coronavírus terão de atender os países através de governos nacionais e de acordo com programas de imunização de cada país, seguindo as normatizações e critérios e priorizando os grupos de riscos. Os profissionais da saúde deverão ser os primeiros a receber doses da vacina e depois as pessoas que integram os grupos de risco, ou seja, os idosos e portadores de comorbidades. Isso significa que toda a produção de vacinas do Instituto Butantã, por exemplo, terá de ser entregue à União para distribuição aos municípios, através do Ministério da Saúde.

CONTAS EM DIA

Prefeito Paulo Piau também confirma o pagamento da segunda parcela do 13º salário em dezembro, provavelmente no dia 18, considerando que a data limite, dia 20, cai num domingo. A primeira parcela, para quem não se lembra, foi paga no dia 15 de outubro.

LIMPANDO GAVETAS

Primeira-dama Heloísa já começou a limpeza de gavetas em seu gabinete no Centro Administrativo. Vez por outra se emociona com as recordações desses oito anos em que o marido comandou os destinos de Uberaba. Heloísa foi presença constante em todos os eventos. E sempre bem-humorada e gentil com todos. Certamente vai entrar para a história como a mais participativa primeira-dama de todos os tempos.  

SOLUÇÃO A JATO

“Se as pessoas não têm dinheiro para comprar arroz, como vão pagar 7.500 reais para enterrar seus entes queridos, mais R$ 600 de condomínio por ano?” Indagação foi feita pelo candidato Tony Carlos, durante a Sabatina JM desta quarta-feira, pela Rádio JM. Diante do drama vivido pelas famílias que não se enquadram na situação de vulnerabilidade, nem têm recursos financeiros para sepultamentos particulares, Tony Carlos defende a imediata construção de um novo cemitério público em Uberaba. 

QUESTÃO DE TEMPO

Ainda de acordo com o candidato Tony Carlos, será necessário transferir a Rodoviária da área urbana para as margens das rodovias que cortam a cidade,  o que ele propõe ser feito através de Parceria Público Privada. Tony Carlos considera também que será uma questão de tempo a viabilização do aeroporto internacional de cargas e passageiros no Cinquentão, tendo em vista que já existem investidores de outros países, como China e Dubai, interessados no projeto.

CARTA NA MANGA

Caso seja eleito prefeito, Tony Carlos já tem nome para assumir a Secretaria de Saúde. Trata-se de um médico que atuou no Hospital São Marcos, mas atualmente está radicado em Brasília. A indicação foi feita por Renato Cartafina,  filho de sua companheira de chapa.

UBERABA DIGITAL

Investir em tecnologia para transformar Uberaba numa cidade mais moderna foi outro ponto destacado por Tony Carlos na Sabatina JM. Ressaltando que Uberaba é uma das poucas cidades brasileiras que conta com uma empresa de economia mista voltada para tecnologia da informação, a Codiub, Tony garantiu que pretende dar ênfase ao trabalho por ela desenvolvido, de olho na informatização dos processos na máquina pública, facilitando a vida do contribuinte e agilizando a prestação de serviços pela Prefeitura.

CARTÃO CIDADÃO

A propósito, foi lançado na manhã desta quarta-feira o cartão cidadão desenvolvido pela  Codiub. Batizado de “Minha Uberaba”, o aplicativo possibilitará ao cidadão obter uma série de informações, desde notas dos filhos nas escolas municipais até localização da unidade onde o paciente poderá buscar o medicamento prescrito por seu médico.

APOIOS

Vereador Kaká Carneiro declarou o apoio à candidata Elisa para o segundo turno. Segundo Kaká, que disputou o 1º turno como candidato a vice de Thiago Mariscal, pesou na sua opção por Elisa a proposta dela de fazer  uma gestão técnica, sem conchavos políticos. Com ele vai também o coordenador da campanha do PSC, empresário Dê da Só faróis.

Já a ex-vice de Lerin, Marilda Ribeiro, fez live declarando apoio a Tony Carlos.

SABATINA JM

Candidata Elisa é  a convidada desta quinta-feira para a Sabatina JM, pela Rádio JM FM 95,5. Entrevista vai começar mais cedo, às 8h, e será transmitida pelo facebook do Jornal da Manhã e da Rádio JM, YouTube e pelo JM Online. Escolha a plataforma da sua preferência e conheça as propostas da candidata do Solidariedade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por