ALTERNATIVA

Você sabe o que é VAF?

Lídia Prata
Publicado em 20/11/2020 às 20:10Atualizado em 19/12/2022 às 05:53
Compartilhar

Debate entre os prefeitáveis na Band acendeu a discussão sobre o que é VAF, pergunta feita por Tony Carlos que rendeu muitas críticas nas redes sociais à resposta dada por Elisa. Muitos dos que criticaram, porém, provavelmente não saibam o que essas três letrinhas significam. Então fique por dentro agora. O VAF dos municípios mineiros é apurado pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais, com base na Declaração Anual do Movimento Econômico Fiscal (DAMEF), nas declarações prestadas à Receita Federal pelos contribuintes optantes pelo Simples Nacional e nos documentos fiscais emitidos por produtores rurais. O Valor Adicionado Fiscal (VAF) é um indicador econômico-contábil utilizado para calcular o índice de participação municipal no repasse de receita do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

QUEM TEM MAIS?

O candidato Tony Carlos bateu na tecla da inexperiência da adversária na vida pública, ressaltando, por outro lado, que ele está preparado para governar Uberaba depois de ter exercido mandato de vereador e presidente da Câmara Municipal, bem como deputado estadual. Elisa retrucou, dizendo que experiência legislativa é muito diferente de experiência no Executivo e com essa experiência ela conta. Elisa lembrou que ela não chegou à presidência regional da Federação das Indústrias (Fiemg) por acaso.   

CAMINHÃO VAZIO

A certa altura do debate da Band, Tony indagou Elisa sobre o apoio do ex-prefeito Anderson Adauto à sua candidatura, o que foi desmentido por ela, de imediato. Anderson e Tony ficaram estremecidos desde a eleição de Paulo Piau. 

Cá pra nós: seria até interessante ver Anderson Adauto e Luiz Guaritá Neto no mesmo caminhão, apoiando a mesma candidata. Vale lembrar que Luiz Neto já assumiu publicamente o voto em Elisa.

APOIO DECLARADO

E por falar em apoios espontâneos, quem também aderiu publicamente à candidatura de Elisa foi a colega Gislene Martins, uma das maiores referências no Jornalismo uberabense em todos os tempos.

BOAS COMPANHIAS

Apoiadores de Elisa não deixaram barato os ataques de Tony Carlos ao governador Romeu Zema durante o debate da Band, assim como na véspera, no encontro de prefeitáveis na Aciu. Postaram fotos de Tony com o então governador Fernando Pimentel, de quem era aliado, e de Elisa com Zema, citando Maquiavel: “O primeiro método para se avaliar um governante é olhar para os homens à sua volta”.   

AUXÍLIO EMERGENCIAL

Dentre as promessas feitas por Tony Carlos no debate da Band, chamou a atenção a criação do auxílio emergencial municipal, para suprir o federal, que termina em 31 de dezembro. Essa mesma proposta já havia sido apresentada no primeiro turno pela candidata Patrícia Melo, do PT, em entrevista à Rádio JM. O problema será arrumar recursos para a Prefeitura liberar o pagamento desse auxílio mensalmente. 

VAI COM QUEM?

Derrotado no 1º turno, Thiago Mariscal postou na sua página do Facebook que iria apoiar Elisa no segundo turno. Mas, na véspera do feriado, ele claudicou. Mesmo reprisando que não votará em Tony Carlos, que foi seu padrinho na vida pública, o vereador postou uma enquete para saber de seus seguidores qual rumo Uberaba deve seguir, se Tony ou Elisa. 

PEGANDO PESADO

Apesar do feriado, as campanhas dos dois finalistas nas eleições para prefeito tiveram um dia de agenda superlotada de compromissos. Feira Negra no campo do Bonsucesso, Capelinha do Barreiro, Ponte Alta, São Basílio estiveram na rota de Elisa. 

Tony Carlos, por sua vez, amanheceu na UAI - Unidade de Atendimento ao Idoso, depois celebrou o Dia da Consciência Negra com roda de samba ao ar livre e um “vendaval” no final da tarde, no Bairro 2000, com a pegada “Vem pra rua”. Vale lembrar que Tony Carlos é o autor da lei que instituiu o Dia da Consciência Negra em Uberaba. 

TRABALHO EM GRUPO 

Treze dos 21 vereadores eleitos firmaram um termo de compromisso nesta quinta-feira, para marcharem juntos na eleição das futuras mesas diretoras da Câmara. O bloco é formado pelos vereadores veteranos Ismar Marão, Almir Silva, samuel Pereira, Denise Max e Fernando Mendes, e pelos novatos Túlio Micheli, Professor Wander, Marcos Jammal, Luizinho Kanecão, Baltazar da Farmácia, Lu Fachinelli, Anderson Dois Irmãos e China. Se o compromisso será honrado por todos daqui a dois anos, só o tempo dirá. Esses compromissos já foram feitos em outras legislaturas, mas... 

COMO ASSIM, PRODUÇÃO?

Nos grupos de whatsapp circula áudio atribuído a Bete Turismo, no qual ela garante ter contratado advogado para processar o partido (Patriota) que teria lançado sua candidatura sem sua autorização. Bete teve 4 votos apenas para vereadora. “Eles não sabem com quem estão mexendo. Barato não vai ficar” - diz Bete, no áudio atribuído a ela.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por