JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 03 de dezembro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Elisa reclama das fake news em vídeo

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

19/11/2020 - 21:31:12. Última atualização: 20/11/2020 - 07:36:05.

Em vídeo postado nas redes sociais na tarde passada, a candidata Elisa Araújo reclamou das fake news com intimidações a servidores municipais. “ São ataques à minha pessoa e à minha atuação profissional. Lamento que o processo eleitoral tenha tomado esse rumo.” Afirmou que ainda está em campanha, buscando voto a voto, e não há qualquer definição de nomes para ocupar cargos. Elisa também desautorizou aqueles que estariam falando em seu nome, seja prometendo cargos ou fazendo ameaças. “Vamos varrer as velhas práticas de fazer política e no novo jeito de fazer política a gente ouve as pessoas antes de tomar as decisões. Esse clima de tensão e de ameaça não combina nada com o que a gente vai fazer em Uberaba. O servidor de carreira será valorizado sim. O comissionado que faz um bom trabalho também. Mas não vamos tolerar o cabide de emprego” - afiançou. 

BOQUINHA EM PERIGO

O vídeo de Elisa foi motivado pelas fofocas dando conta de que nos corredores da Prefeitura está sendo deflagrada uma campanha difamatória violenta contra ela. Segundo as más línguas, quem tem medo de perder a “boquinha” está perdendo o “juízo”. Coisa feia…

FOCO NO TURISMO

Encontro com Prefeitáveis realizado pela Aciu na noite de quarta-feira deixou claro que os dois finalistas na disputa têm pontos de vista totalmente diferentes sobre vários temas. Mas alguns em comum. Elisa e Tony Carlos defendem o turismo como ponto importante para o desenvolvimento econômico. Elisa considera importante fortalecer o turismo de negócios e de eventos, assim como religioso, além de explorar as riquezas naturais de Uberaba. O Geopark, por exemplo, é visto com bons olhos por ambos.

PRA DEPOIS

Para uma plateia de empresários, Elisa foi taxativa: o aeroporto internacional de cargas e passageiros não será prioridade no seu governo. Para ela, esse projeto deve ser amadurecido. “Não entendi a viabilidade econômica desse projeto” – disse  a prefeitável, emendando: “Precisamos de projetos para já”. Trazer voos para o aeroporto local pode ser um deles. Aliás, Elisa defende investir em logística com ênfase também nas malhas rodoviária e ferroviária. “Precisamos atrair centros de transbordo para cá”.

MOBILIDADE JÁ

Já o candidato Tony Carlos voltou a defender o projeto de construção de um túnel ligando a avenida João XXIII à Fernando Costa, argumentando, ainda, que o trânsito de Uberaba precisa de adequação urgente. “Os deslocamentos aqui são muito complicados” – criticou o prefeitável, para quem é indispensável também transformar os acessos das rodovias à cidade e construir passarelas nas imediações da loja Havan. Além disso, ele propôs a construção de trincheira próxima à Uberdiesel, para facilitar o acesso ao Jardim Maracanã e bairros adjacentes. Tony lembrou que há 10 novos bairros aprovados pela Prefeitura para implantação do outro lado da BR 050 e é preciso pensar em alternativas viárias para os futuros moradores.

CUTUCÕES

Embora tenha sido altamente civilizado, o encontro com prefeitáveis realizado pela ACIU teve seus momentos (poucos) de trocas de farpas. Tony Carlos, por exemplo, disse que “ser prefeito não é fazer estágio. Não é para amadores e inexperientes”. E criticou o governador Zema, padrinho político da adversária: “Até hoje ele não resolveu sequer os problemas da MG 427”.

Elisa não deixou por menos e disparou: “Precisamos abrir as porteiras de Uberaba para o futuro, porque por muito tempo nossa cidade foi tratada como curral”. Prometendo um governo alicerçado no diálogo com todos, Elisa disse que não tem compromisso com acordos e conchavos. “As trocas de favores impedem uma gestão eficiente. E nós vamos fazer uma gestão técnica e profissional” – afiançou.   

NOVOS TEMPOS

Coronavírus não dá trégua, apesar de todas as medidas de enfrentamento adotadas pelo município. O secretário de Saúde, Iraci Neto, em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quinta-feira não escondeu sua preocupação com o quadro da doença em Uberaba. Embora tenha ressaltado que há uma estabilidade de casos e queda na taxa de ocupação dos leitos, Iraci reforçou que não é hora de abandonar as medidas preventivas. Enquanto a vacina não sair, o uso de máscaras e o álcool gel terão se adotados por todos, sem exceção.

BOM CONSELHO

Iraci Neto revelou que a Secretaria de Saúde está finalizando um relatório detalhado sobre as ações e diretrizes adotadas nesses 9 meses de pandemia em Uberaba. Esse documento deverá ser entregue ao seu sucessor. Iraci espera que logo após a eleição possa começar a trabalhar em conjunto com o próximo secretário de saúde, para assegurar uma transição tranquila. Mas deixou um conselho (ou alerta?) ao seu sucessor: “É bom que ele saiba que secretário de Saúde não tem descanso”.

NOVO DECRETO

Porta Voz desta quinta-feira publicou o que talvez seja o último decreto contendo normas de flexibilização das medidas de enfrentamento ao coronavírus. Prefeito Paulo Piau reforçou que a pandemia não acabou. “Não estamos liberando geral, estamos fazendo uma exposição mais didática e mais pedagógica para as pessoas entenderem melhor as medidas de prevenção. Temos que continuar atentos com as medidas de distanciamento e cuidado, com todo o rigor nos ambientes e estabelecimentos e quem não respeitar, vai ser punido”, destacou o prefeito.

MAIS RIGOR

Em ambiente aberto, o novo decreto estabelece a proporção de uma pessoa para cada 4m²,  e de uma pessoa para cada 10m²  em ambientes fechados.  Continuam proibidos a presença de torcedores em eventos esportivos; funcionamento de saunas, boates e similares; realização de eventos festivos, sociais e corporativos com mais de 150 pessoas em ambientes fechados e 250 em ambientes abertos.

ATÉ O FIM

Cumprindo a promessa de trabalhar até aos 45 minutos do segundo tempo, o prefeito anunciou na manhã desta quinta-feira a instalação de um  Centro de Logística e Armazenagem da holandesa MS Schippers. A unidade, que deve começar a operar imediatamente em Uberaba, funcionará em área localizada no Distrito Industrial I e irá gerar 20 empregos diretos. 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia