ALTERNATIVA

Sepulturas do Cemitério Parque serão cobertas por gramado e lápide padronizada

Lídia Prata
Publicado em 29/09/2020 às 19:40Atualizado em 18/12/2022 às 09:51
Compartilhar

Novo formato

Nada de túmulos faraônicos, com estátuas de bronze, anjinhos de pedra tocando trombetas, vasos de latão dourado... As sepulturas no novo Cemitério Parque de Uberaba serão cobertas por gramado e uma lápide padronizada para identificação dos túmulos. O modelo já existe em várias cidades da Europa e Estados Unidos, assim como em alguns grandes centros do país, como São Paulo. Na avaliação do empresário Amir Choaib, que está à frente da implantação do primeiro cemitério privado de Uberaba e atua também em Ribeirão Preto, esse novo conceito simboliza uma verdade: “todos são iguais ao fechar o ciclo da vida”. Tanto assim que a manutenção de todos os jazigos terá o mesmo custo, girando em torno de R$240 anuais às famílias com entes queridos sepultados lá.

Passo a passo

Em entrevista ao programa Pingo do J desta terça-feira, Amir Choaib revelou que as obras foram aceleradas para inauguração do Cemitério Parque, atendendo ao pedido do prefeito Paulo Piau em razão do esgotamento da capacidade de sepultamentos no cemitério Medalha Milagrosa. Por essa razão, nessa primeira etapa estão sendo disponibilizados apenas 700 jazigos, alguns dos quais com até 8 gavetas. As obras no Cemitério Parque vão continuar pelos próximos anos, obedecendo ao projeto que ainda prevê a construção de 10 salas para velório, floricultura, lanchonete e espaço para contemplação com direito a espelho d´água, capela ecumênica etc. Já o aguardado crematório só deverá entrar em operação daqui a 4 ou 5 anos.

Risco zero

Segundo o empresário Amir Choaib, a Engimurb tomou todos os cuidados com o meio ambiente, afastando todo e qualquer risco de contaminação do solo e subsolo. Ele destacou ainda que a empresa fez todas as sondagens no terreno e  vai adotar um sistema absolutamente seguro, que mantém o necrochorume dentro do jazigo. Oremos!

Primeira mão

Equipe técnica da Saúde deve apresentar hoje ao prefeito Paulo Piau o Protocolo Operacional Padrão (POP) para a volta às aulas no município. Pela proposta, adiantada com exclusividade pelo secretário Iraci Neto, será adotado um cronograma do retorno, ordenado por faixas etárias dos estudantes. Iraci Neto ressalta, ainda, que o POP é absolutamente genuíno, concebido a partir das peculiaridades de Uberaba.

Mais 20

O secretário de Saúde tem expectativa de receber nos próximos dias mais 20 mil testes rápidos para disponibilizar à população, pelo sistema de drive thru que já vem dando bons resultados. Paralelamente, a Prefeitura deve licitar nos próximos dias um lote de testes do tipo PCR, conhecido popularmente como teste do cotonete. Até o final do ano, Iraci Neto tem expectativa de atingir a meta de 60 mil uberabenses testados, tanto na rede pública quanto particular.

Procura alta

Agendamento pelo aplicativo para  os testes rápidos pelo sistema de drive thru tem atingido a marca de 300 pessoas por dia, nos três pontos de funcionamento na cidade. Mas nem todos conseguem fazer o teste. Os assintomáticos, por exemplo, são bloqueados de cara, já que os testes se destinam apenas às pessoas com algum sintoma de síndrome gripal.

Perfil próprio

Enquanto Uberlândia já bateu a marca dos 770 óbitos por coronavírus, Uberaba registra 140 vidas perdidas para essa doença. Aqui o perfil das vítimas é muito parecido. Cerca de 90% tinham mais de 60 anos e 98% deles apresentavam alguma comorbidade, principalmente o diabetes.  

Socorrooooooo!!

Vai durar pouco o semáforo instalado na subida da rua José de Alencar, próximo à praça da Abadia. A rampa é  íngreme e certamente vai provocar uma chiadeira enorme por parte dos motoristas que terão de esperar o sinal verde em pleno morro. Vão começar as colisões traseiras e os engarrafamentos na José de Alencar. Ai Jesus!!!

Encontro com eles

Tudo pronto para o Encontro com Prefeitáveis que a Aciu promoverá nesta segunda-feira, a partir das 18h30, com transmissão ao vivo pelo canal da associação no YouTube e pelo Facebook. Estão confirmados até agora Elisa Araújo, Heli Andrade, Leandro Souza e Lerin. Será uma ótima oportunidade para os candidatos apresentarem suas propostas para Uberaba, em alto nível.

Especialista em direito digital, o advogado Alexandre Atheniense é o convidado desta quarta-feira no programa Pingo do J. Ele vai explicar o que muda nas nossas vidas com a nova Lei Geral de Proteção de Dados. Não perca a entrevista, a partir das 9h

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por