ALTERNATIVA

Heli Andrade garante que o Cseur não será desativado

Lídia Prata
Publicado em 25/09/2020 às 21:16Atualizado em 18/12/2022 às 09:47
Compartilhar

Caresami fica

Deputado Heli Andrade garante que o Cseur de Uberaba, antigo Caresami, não será desativado. Mas vai mudar a forma de gestão a partir de 2021. Em vez de administração exclusiva pelo Estado, o Cseur passará a ter uma cogestão, mediante participação efetiva da iniciativa privada. Será uma espécie de PPP para o funcionamento do sistema que abriga menores infratores, tanto em Uberaba quanto na capital, BH, e outras cidades do interior. Esta foi a forma encontrada pelo governador Zema para reduzir o tamanho do Estado, diminuindo suas despesas e sua “carga”.

Verba para ampliação

Ainda de acordo com o deputado Heli Andrade, em fevereiro do ano passado ele entregou documento ao governador Romeu Zema, pedindo a ampliação do número de vagas no centro socioeducativo em Uberaba, uma vez que o local já abrigou 40 internos e ultimamente só comporta 22. Ele lembra que, antes de se eleger deputado, o então Caresami enfrentou vários problemas, desde rebeliões até incidentes mais graves, que resultaram na interdição do local.  Mas, logo depois, o Estado firmou um TAC com o Ministério Público e reduziu o número de internos, para evitar a superlotação de antes.

Correndo atrás do preju

O deputado Heli ainda destaca que o “encolhimento” do número de vagas no Caresami ocorreu antes do início do seu mandato na Assembleia de Minas. Mas, agora, sim, o CSeurb passará por reforma e ampliação da sua capacidade para 42 internos graças à sua atuação parlamentar. Mais: essas obras serão custeadas pelo Estado, com a verba de R$1,4 milhão anunciada pelo governador Romeu Zema dias atrás.

Transferência de servidores

Por outro lado, os 16 servidores concursados lotados no Caresami serão transferidos daqui, provavelmente para Uberlândia, pois a empresa que assumirá a gestão do centro socioeducativo virá com seus próprios colaboradores.

Lá vem confusão

E por falar em confusão, tem outras boas prontinhas para “estourar”. Uma delas é a mudança no trânsito da Leopoldino de Oliveira, próximo ao terminal oeste do BRT, exatamente na região onde a PMU está eliminando uma rotatória para colocar sinaleiro. Em entrevista ao programa Pingo do J desta sexta-feira, Ulisses Lamas frisou que a semaforização do cruzamento da avenida com a Gabriela Castro Cunha, rumo à Álfen Paixão, deverá reduzir o tempo de espera para os motoristas e diminuir o congestionamento de veículos. Em compensação, será proibida a conversão à esquerda para quem vier pela avenida do estádio Uberabão, rumo ao centro, pela avenida Leopoldino de Oliveira. Neste caso, o motorista terá de seguir até a rotatória próxima ao Praça Shopping e fazer o retorno lá. Tomara que a Prefeitura não esteja só trocando o problema de lugar, pulando de uma rotatória para outra...

Pista extra

Ainda naquela complicada região, a PMU vai reduzir uma pista da rua Cândida Mendonça Bilharinho, no sentido Alexandre Barbosa à Leopoldino de Oliveira. E aumentar uma pista na subida, no sentido inverso. Cá pra nós, o ideal seria deixar a Cândida Mendonça com sentido único, do centro ao bairro, já que a Hildebrando Pontes pode atender perfeitamente o tráfego no sentido bairro ao centro. Mas...

Mais espaço

Outra alteração prevista com objetivo de desafogar o trânsito é o estreitamento do canteiro central nos dois primeiros quarteirões da avenida Alexandre Barbosa. Ulisses Lamas garante que as árvores sete copas ali existentes serão preservadas. Oremos!

Botoeiras

Três sinaleiros estão com os dias contados na avenida da Saudade. Um deles, em frente ao Zebu Carnes;  outro, em frente à Codau, e o terceiro, em frente à Escola Corina de Oliveira. Serão substituídos por botoeiras para acionamento por pedestres, quando necessário. A avenida da Saudade desafia, ainda, ajuste nos semáforos dos cruzamentos, em especial após a E.E. Corina de Oliveira. Quando um abre, o da frente fecha.

Mais critério, por favor

Porta-Voz que entrou em circulação na quarta-feira traz publicações de quase uma dezena de nomes para denominação de novas ruas da cidade. Nada contra os homenageados, pelo contrário. Mas a questão é que a  Câmara Municipal continua aprovando as indicações feitas por vereadores sem ao menos pesquisar o que de fato essas pessoas fizeram pela cidade para merecer a homenagem via denominação de ruas e praças. O mínimo que se deveria exigir é que o vereador fizesse um levantamento da vida pregressa e do curriculum daquele que irá indicar. Ao protocolar o requerimento, cada vereador já deveria justificar (de verdade) os motivos da indicação, em vez de meramente citar “relevantes serviços prestados à cidade”. Quais serviços foram esses? Esse problema precisará ser corrigido na próxima legislatura, tanto para denominação de ruas e praças, quanto para concessão de títulos de cidadania e honra ao mérito. Nossos vereadores precisam ter critérios para suas indicações, sob pena de banalização das homenagens.

Elogie mais

Por falar no Legislativo, agora é pra valer:  o dia 17 de julho de cada ano será considerado o Dia do Elogio. É o que dispõe a Lei 13.308, aprovada pela Câmara. Fico imaginando o que mais virá por aí. Será o Dia da Gargalhada? Façam suas apostas!

Sabe quem?

Sabe quem será entrevistado neste sábado, no programa Pingo do J? O pré-prefeito Marcelo Marques, do Partido Verde, que poucos conhecem ou sabem quem é.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por