ALTERNATIVA

Novo cemitério entra em operação no dia 28 e Prefeitura limita enterros no Candongas

Lídia Prata
Publicado em 22/09/2020 às 20:08Atualizado em 18/12/2022 às 09:43
Compartilhar

Agora está marcad início das operações do novo Cemitério Parque de Uberaba será no dia 28 deste mês. Ato contínuo, serão suspensas nesta mesma data as concessões de novas sepulturas no Cemitério Medalha Milagrosa. Chama a atenção no Decreto 6064, publicado na edição do Porta Voz do dia 21, que o Município estabelece um prazo de transição de 10 anos, mas não diz o que deverá ser feito com os restos mortais enterrados no Cemitério da Medalha. Estabelece apenas que o traslado poderá ser feito quando o cidadão tiver jazigo no novo cemitério. Ou seja, o cidadão terá que “comprar” uma sepultura no Cemitério Parque. Inicialmente a história era diferente. O Município chegou a dizer que quem tem jazigo no Medalha Milagrosa teria direito assegurado no Cemitério Parque para o traslado dos restos mortais de seus entes queridos. Agora a história parece ter mudado.

Além disso, o decreto limita os enterros futuros no Medalha Milagrosa a cônjuges e parentes em linha reta dos titulares de sepulturas. 

Xiiiii... isso ainda vai render muita confusão!

A OPÇÃO DE JAMMAL

“Com a decisão do prefeito em apoiar a  candidatura do deputado Heli, optei por disputar cadeira de vereador” – confirma o ex-presidente da Cohagra, Marcos Jammal. Porém, no início das articulações políticas, no primeiro semestre, Jammal chegou a dizer várias vezes que só se interessava pelo Executivo, pois não tinha perfil para Legislativo. O que mudou de lá pra cá? Segundo ele, pesou a opinião de pessoas que o apoiam. Por essa razão, optou por não ficar fora desta eleição e participar como candidato a vereador.

ÁGUAS PASSADAS

Durante várias semanas Jammal esteve entre os quatro nomes do MDB cotados como pré-candidatos a prefeito. Manteve bom desempenho nas pesquisas de intenção de votos para consumo interno do partido, mas, daí,  da noite para o dia, o MDB desistiu de lançar um nome próprio e apoiar a pré-candidatura de Heli Grilo. “Não vou dizer que não fiquei chateado com essa situação. Eu fiquei, claro. Você sabe eu sou autêntico. Todas as pessoas que estavam nesse processo ficaram chateadas” – desabafou Jammal. Na avaliação dele, faltou habilidade ao presidente do partido na condução do processo, na medida em que deixou os quatro pré-candidatos sonharem com a candidatura majoritária e, depois, isso não se confirmou. Jammal, porém, fala que  esse assunto está superad “Não adianta ficar lamentando o que ocorreu”.  

DE PAI PRA FILHO

Apesar de tudo o que aconteceu, o ex-presidente da Cohagra garante que não se arrependeu de ter optado pelo MDB, em detrimento do PSDB, partido com o qual subiu ao “altar”. “Foi uma opção de gratidão ao prefeito Paulo Piau. E ele me deu muitos conselhos de pai. Eu o ouvi” – declarou Jammal.

SONHO CONTINUA

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta terça-feira, Jammal foi taxativo ao dizer que não sepultou o sonho de ser prefeito de Uberaba, apenas o adiou. E disparou:  “Um dia serei prefeito de Uberaba. Esse é meu sonho. Vou começar a construir minha carreira agora e acho que posso contribuir com a minha cidade. Fazer um trabalho que me credencie e andar com as minhas pernas, dando um passo do tamanho que eu consiga dar. Melhor ser cabeça de formiga agora do que rabo de elefante”.

NA FRENTE

Primeiro compromisso dos candidatos a prefeito com entidades de classe está marcado para o dia 5 de outubro, data escolhida pela ACIU para a realização do seu “Encontro com prefeitáveis”.  Evento será restrito à diretoria, mas disponibilizado pelo YouTube e Facebook. Não será um debate, mas um diálogo sobre temas de interesse do setor produtivo uberabense.

COMOÇÃO GERAL

Não teve quem não se emocionasse com a tragédia envolvendo a pequena Mariá nesta terça-feira. Incêndio no apartamento em que ela morava com a mãe e o irmão pegou fogo e, embora ela tivesse sido socorrida pelos bombeiros, acabou vindo a óbito por intoxicação. A fumaça quente inalada pela menina, de apenas 5 aninhos, foi fatal. Que dó!

Esse episódio, no entanto, deve servir de alerta aos adultos em tempos de pandemia, com as crianças enclausuradas em casa. Todo cuidado é pouco.

COMO ASSIM?

Nem mesmo o início da primavera serviu para sensibilizar os responsáveis pela manutenção de jardins e praças da cidade. A poda das árvores em Uberaba está uma judiação.  Não há o menor critério no serviço executado, a ponto de suprimirem galhos que em nada atrapalham, mas servem ao sombreamento. Na avenida Alexandre Barbosa, próximo ao Hospital Regional, está um exemplo claro da poda sem o menor critério que foi feita nas árvores do canteiro central. Esse pessoal precisa ter um mínimo de técnica e conhecimento antes de sair por aí empunhando motosserras. Francamente!

AGORA TEM

Ônibus do transporte coletivo urbano em Uberaba agora contam com wi-fi grátis para os usuários. Presente da Cervejaria Petrópolis para os uberabenses. Viva!!!

SEM PERDÃO

Dos 48 barzinhos autuados no fim de semana pela Guarda Municipal, a maioria decorreu por aglomerações e falta do uso de máscara. Segundo o chefe da GM, Marcelo Neves, agora não tem perdão para quem descumprir as normas de biossegurança. “A fase de orientação ficou pra trás”, ressaltou Neves, destacando ainda que a multa varia de R$ 298,00 a R$ 5.700,00, dosada de acordo com a reincidência do infrator. Com a permissão da volta da música ao vivo nos barzinhos e restaurantes, Neves prevê problemas para aqueles que não observarem as regras que impõem a instalação de proteção acrílica e outras medidas de segurança.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por