ALTERNATIVA

Presidente Nacional do PTB veta alianças com PSDB, PT e DEM para eleições 2020

Lídia Prata
Publicado em 17/09/2020 às 18:41Atualizado em 18/12/2022 às 09:33
Compartilhar

Presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson aprontou a maior confusão ao intervir e anular convenções partidárias em cidades onde a sigla apoiaria candidatos de legendas que fazem oposição ao governo Bolsonaro, como é o caso do PSDB de João Dória. Medida afetou diretamente as composições já sacramentadas por candidatos do PTB em São Bernardo do Campo, Osasco e Presidente Prudente, em São Paulo, Salvador (BA) e Fortaleza (CE). 

No Estado de São Paulo, o objetivo de Bolsonaro e Jefferson é neutralizar o governador João Dória, potencial adversário do presidente na eleição de 2022. Em outras, como Fortaleza, Osasco e São Bernardo, o PTB havia se aliado ao PT, de Lula, que, embora inelegível em 2022, continua sendo um fantasma para Bolsonaro. Mas não foram só esses. Em Presidente Prudente, a aliança do PTB com o DEM, de Rodrigo Maia, também foi pro espaço graças ao veto de Roberto Jefferson. No documento enviado aos Estados, Jefferson alega que as alianças descumprem uma resolução da Comissão Executiva Nacional.

Vale lembrar que o PTB também se aliou ao PSDB em Uberaba, com a dobradinha Tony Carlos e Teresinha Cartafina. Mas, por enquanto, nenhuma sinalização do comando nacional do PTB chegou até aqui para vetar a composição.

PERDA

Ex-presidente da Codiub, colaborador da Fiemg Regional Vale do Rio Grande e analista do BDMG, Maurides Paulo Dutra faleceu na manhã desta sexta-feira. Ele estava internado desde quinta-feira passada com Covid, e não resistiu. Mais uma perda significativa para Uberaba.

 

MALA PRONTA

Regiane  Isidoro está de mala pronta para desembarcar do PSDB. Depois da rasteira que levou, ela diz que vai pensar muito antes de decidir em qual partido irá se filiar. Não quer errar de novo.

COMO PRINCESA

Em entrevista ao Pingo do Jota nesta quinta-feira, Regiane contou que foi tratada “como princesa” na convenção do PSL. “O clima lá era outro”, desabafou, contando que na convenção do PSDB havia muita tristeza no ar. “Foi uma convenção triste. Eu me sentei no fundo da sala. Já no dia seguinte, na convenção do PSL, fui acolhida com muito carinho pelas pessoas. Havia emoção”.

NADA CONTRA

“Não tenho nada contra o Tony. Mas não há afinidade entre nós. E casamento não pode ser arranjado. Precisa ter sinergia, afinidade entre as pessoas”. Esta foi a explicação dada por Regiane por ter recusado o posto de vice do pré-prefeito do PTB.

Mas, na opinião dela, a aliança entre PSDB e PTB já estava sacramentada desde 2018: ´”Foi muito triste ver que o partido, antes de consultar seus filiados, tenha aparecido em banner de outro candidato. Eu lutei, fui a Belo Horizonte falar com o presidente do partido, o Paulo Abi-Ackel, me humilhe, liguei para o deputado Aécio Neves, lutei muito para ser candidata a prefeita. Trabalhei muito, emagreci. Mas agora é vida nova”.

E A LARANJA?

Logo após anunciar o seu apoio pessoal à pré-candidatura de Heli Grilo, Regiane foi criticada nas redes sociais em razão do vídeo no qual dizia que neste eleição havia duas metades da mesma laranja. “Não me arrependo não. Mas é preciso deixar claro que as metades não se aplicam a A ou B, mas foi feito para motivar o eleitor a refletir e julgar. As pessoas sabem qual foi a metade da laranja que eu descartei” - disse Regiane.

DAY AFTER

Foi de intensa movimentação o dia seguinte à convenção do PSL que oficializou a dobradinha Heli-Alan. Foi também de alívio para Heli, que tirou das costas o peso da escolha do vice. Segundo o pré-prefeito, foi difícil escolher entre tantos nomes bons do MDB e, se ele pudesse, levaria os seis indicados para o posto de vice. Heli considerou natural que um ou outro tenha ficado descontente com a escolha, porque onde existem várias cabeças sempre há divergência. Mas ele acredita que essa poeira vai assentar em breve.

BANDEIRA BRANCA

“Não criei expectativa em relação a ser vice. Mas estou muito feliz”. Foi o que disse o vereador Alan Carlos, em entrevista ao Pingo do Jota desta quinta-feira. Ele ressaltou também que a ação de harmonização do partido não será exclusiva dele, mas “de todos os que querem o bem de Uberaba”.

VÁ EM FRENTE

Antes de dar resposta ao convite feito por Heli Andrade, Alan Carlos consultou o reitor Marcelo Palmério, que o aconselhou a seguir em frente. E mais: aja com serenidade, teria completado Marcelo.

PODE VIR

Já o pré-prefeito Lerin, agora confirmado cabeça de chapa na dobradinha com Marilda Ribeiro, está animado e afiança que não vai desistir em hipótese alguma da disputa. Lamentou que seu ex-adversário interno no partido, o empresário Roberto Velludo, tenha optado por apoiar Tony Carlos. “Quem sabe no segundo turno ele venha conosco? Será muito bem vindo, pois é um homem de caráter, conduta ilibada, um empresário respeitado” – disse Lerin.

CIRO PRESENTE

Segundo Lerin, o vídeo que circulou nas redes sociais com declaração de Ciro Gomes em apoio a ele foi gravado recentemente. E mais: Ciro deverá estar presente na campanha do PDT, senão presencial, pelo menos virtual.

SITUAÇÃO CRÍTICA

Se o comércio for autorizado a voltar a funcionar das 8h às 18h, não haverá problema para o transporte coletivo. Mesmo com a liberação inicial para abertura das lojas das 9h às 17h não  se observou aumento na demanda nos ônibus.  Avaliação é do superintendente Claudinei Nunes, ressaltando que o número de passageiros transportados despencou com a pandemia e ainda não se recuperou. Se no começo do ano as empresas transportavam cerca de 80 mil usuários por dia, agora não passam de 25 mil. A frota em circulação, por sua vez, não foi reduzida na mesma proporção. Antes eram 120 ônibus nas ruas e hoje são 82.

Segundo Claudinei, a situação está de tal forma complicada, que a Prefeitura já estuda um replanejamento do serviço de transportes na cidade.

VAI MAL

Enquanto na semana de 8 a 14 de março deste ano foram transportados 414.554 passageiros nos ônibus, entre os dias 6 e 12 de setembro foram apenas 137.821. É bem verdade que houve o feriado da Independência, no dia 7. Mas isso alterou quase nada, tendo em vista que na semana anterior, entre 30/8 e 5/9, foram registradas 143.761 pessoas transportadas, ou seja, praticamente um quarto do que era antes da pandemia.

MEDO DO COVID

Em parte, essa queda nos números do transporte coletivo pode ser atribuída à suspensão das aulas presenciais nas escolas e universidades, porque alunos e professores deixaram de usar os ônibus. Mas o principal motivo, na avaliação de Claudinei, é o medo do Covid. Muita gente tem evitado o transporte coletivo e optado por transporte individual, justamente por medo de aglomerações.

VERDE E AMARELO

Se depender do presidente da CDL, Ângelo Crema, a Semana do Brasil será incrementada em setembro de 2021. Embora poucas empresas tenham aderido à promoção, Crema considerou positivos os resultados das vendas este ano. E já sonha em incentivar os lojistas a criarem kits com camisetas e outros brindes para estimular as vendas na Semana da Pátria no ano que vem.

BLACK FRIDAY

A CDL está mesmo de olho agora nas promoções da Black Friday, que será em 13 de novembro, uma sexta-feira, véspera das eleições em primeiro turno. Enquanto isso, pesquisa junto aos lojistas como incrementar as vendas de prestes no Natal deste 2020 que tantos querem esquecer. Papai Noel pelo visto sentirá os efeitos da pandemia. Melhor encomendar um traje PP para ele...

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por