ALTERNATIVA

PTB confirma candidatura de Tony e PDT termina convenção sem definir candidato

Lídia Prata
Publicado em 14/09/2020 às 22:46Atualizado em 18/12/2022 às 09:29
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Da esquerda para a direita, Babá Carlos (DC), Zé do Dão (PRB), Jota Júnior (PTB) e Mário Vilmair (PL) nas convenções desta segunda-feira que homologaram o apoio à candidatura de Tony Carlos a prefeito

TONY, CANDIDATO

Convenção do PTB homologou a candidatura de Tony Carlos a prefeito de Uberaba, nesta segunda-feira. Ao todo são 9 partidos na aliança política de Tony, mas apenas 4 fizeram convenções nesta segunda-eira: PTB, DC, PRB e PL.  Os demais partidos, como PROS, de Wagner Júnior, por exemplo, farão convenções nestas terça e quarta-feiras.

EMBARQUE IMEDIATO

Ainda nesta segunda-feira, mais um partido se aliou ao PTB. Trata-se do Rede, partido de Marina Silva e que é presidido pelo Professor Gugu em Uberaba. Até então o Rede apoiava Kaká Carneiro, do Cidadania. Mas, como não se identifica com o estilo de política do grupo ao qual Kaká se juntou, preferiu embarcar no transatlântico do Tony.

RASTEIRA TUCANA

O tucano é uma ave de pernas curtas e bico grande. E, mesmo com essas perninhas curtas está dando uma rasteira na sua pré-candidata a prefeita Regiane Isidoro. Convenção do PSDB será realizada nesta terça-feira, mas a decisão sobre candidatura própria ou coligação caberá ao presidente do partido em Uberaba, Thiago Tiveron. E, por essa razão, são absolutamente remotas as chances de Regiane ser confirmada como candidata tucana a prefeita. O PSDB deve mesmo confirmar o nome de Teresinha Cartafina como vice de Tony, conforme esta coluna noticiou em absoluta primeira mão.

PALANQUE PARA AÉCIO

Embora nos bastidores se diga que o PSDB realizou pesquisa qualitativa que teria identificado o perfil de Regiane como sendo o perfil do prefeito desejado pelos eleitores uberabenses, consta que o fator decisivo no posicionamento do partido foi a decisão do deputado federal Aécio Neves. Ele precisa de palanque em Uberaba para se reeleger em 2022 e, claro, encontrou na aliança com o PTB de Tony Carlos aquilo que deseja. Não quer correr risco com Regiane, um nome novo na política e incerto nas urnas. E, com Heli Grilo, ele não teria a mesma sorte, já que o deputado federal do grupo será Franco Cartafina. Simples assim.

VAI FERVER

Regiane tem um perfil humano, conciliador, mas certamente ela não vai deixar barato essa rasteira, se de fato isso se concretizar nesta terça-feira. Afinal, o PSDB a tirou da zona de conforto em que estava, levando sua vida de enfermeira concursada no Hospital de Clínicas e pastora evangélica, para colocá-la num jogo político de cartas marcadas. Além de lhe tomar tempo e energias, o partido deu a entender que o “namoro” era sério, com propósito de “casamento”. Mas, na hora do “sim”, deixou a noiva sozinha no altar. 

Coisa feia…

TEMPERATURA MÁXIMA

Tempo fechou na convenção do PDT na noite desta segunda-feira. Presidente da Comissão, que é de BH, e o ex-presidente, Jacob Estevam, protagonizaram uma cena digna de “lavanderia”. Jacob o chamou de “mau caráter” e rasgou o verbo. O presidente quis retrucar, argumentando que Jacob assumiu o comando do PSB sem se desfiliar do PDT, e ouviu a tréplica “na lata”: “Vocês não me deram valor, cambada de vagabundos”. Passava das 21h e a convenção continuava à base de água com muito sabão em pó fazendo espuma…

TROFÉU LAMBANÇA

Se não entrar para o Guinness Book como o partido mais complicado do planeta, certamente será fortíssimo concorrente ao Troféu Lambança nas eleições. Pra começo de conversa, a convenção virtual do partido não admitiu a participação de jornalistas. Depois, a Comissão Provisória municipal não queria aceitar a chapa encabeçada por Roberto Velludo, alegando que não fez a inscrição com 48 horas de antecedência da convenção, “esquecendo” que a inscrição havia sido feita em julho, e estava documentada. Quando Roberto Velludo ameaçou judicializar a discussão, resolveram aceitar a inscrição dele. Resultad Roberto Velludo está de volta ao jogo!

CAIXINHA DE SURPRESAS

“Fui para a convenção achando que estava tudo perdido” - confessou Roberto, avaliando que foi uma vitória do seu grupo o fato de ter sido aceito na disputa pela indicação do partido. E mais: tanto a irmã quanto o assessor do seu adversário  Lerin, que têm assento na Comissão provisória do PDT, se abstiveram de votar. Bastaria um   dos dois votar contra a inscrição de Velludo para tirá-lo em definitivo da disputa.

Caberá agora à executiva nacional do partido definir quem será o candidato do PDT, se Velludo ou Lerin. A decisão, no caso, só será conhecida amanhã ou depois.

COMO FICA?

Pensando que já estivesse tudo perdido, Roberto Velludo declarou apoio à pré-candidatura de Tony Carlos, na sexta-feira. Agora está numa saia justíssima.  Se dele for definido como candidato do PDT a prefeito, como ficará sua situação?

Chiiiiiii….

CHAPA DE VEREADORES

Por incrível que pareça, a chapa de vereadores aprovada na convenção do PDT foi a indicada por Roberto Velludo. Dos 38 nomes apresentados restarão 32. Apenas um deles é ligado a Lerin, segundo consta. Depois da convenção foram todos comemorar num restaurante da cidade.

NO PAREDÃO

Dentre os nomes apresentados para a disputa de cadeira na Câmara Municipal, apenas um foi vetad Thiago Silva, que vem a ser o  genro do vereador Luiz Dutra.

MARCANDO TERRITÓRIO

Logo depois da convenção do PDT, o presidente do PTB esteve no restaurante onde o grupo de Roberto Velludo estava reunido. Jota Júnior certamente queria saber como vai ficar o apoio à candidatura de Tony Carlos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por