ALTERNATIVA

Prefeitura de Uberaba volta atrás e adere ao Minas Consciente

Lídia Prata
Publicado em 10/08/2020 às 21:39Atualizado em 18/12/2022 às 08:39
Compartilhar

ENFIM, O BOM SENSO IMPEROU

“Antes tarde do que nunca.” O dito popular cai como luva à decisão do Município de protocolar nesta segunda-feira sua adesão ao programa Minas Consciente. Na  verdade, não havia escolha. Essa adesão era imperativa, pois se trata de uma ordem judicial. E, como se sabe, ordem judicial não se discute. Cumpre-se.

Demorou para o Município entender que não havia a opção para continuar seguindo as medidas de enfrentamento ao coronavírus aqui adotadas, ao argumento de que são melhores (e são mesmo) do que as estabelecidas pelo Estado no programa Minas Consciente.  

Aliás, se Uberaba continuasse insistindo nessa teoria, correria sério risco de enfrentar nova judicialização do assunto, com consequências econômicas bastante negativas. Poderia, inclusive, jogar por terra todo o trabalho bem sucedido até aqui realizado. Ainda bem que prevaleceu o bom senso e o Município voltou atrás, deixando de lado a teimosia.

RESTRIÇÕES LOCAIS

Ao aderir ao programa Minas Consciente, Uberaba mantém a prerrogativa de fazer ajustes locais, de acordo com os seus critérios de conveniência e necessidade. Nada impede que Uberaba estabeleça novos limites, ou regras para complementar as do Estado. Por exempl o Minas Consciente não obriga o uso de máscaras pela população na rua, mas o município pode decretar essa obrigatoriedade como medida complementar. E precisa de fato adotar essa medida, aproveitando que a população já adotou o hábito de usá-las.  Da mesma forma, pode manter o horário de funcionamento do comércio das 9 às 17h, se assim entender prudente. O que o Município não pode é estabelecer horário de funcionamento do comércio superior ao previsto no Minas Consciente., que é das 8h às 18h.  

Por essa razão, a adesão ao programa do Estado não tira a autonomia do Município por completo, nem dá aos prefeitos mineiros a opção de simplesmente “lavar as mãos”.

POUCAS MUDANÇAS

Na onda amarela em que Uberaba se enquadra pelo Minas Consciente, praticamente nada muda em relação ao que já estava sendo adotado aqui. O retrocesso será em poucas atividades, como academias, que daqui pra frente não poderão funcionar sequer para atendimento individual. As feiras livres também estarão suspensas pelo menos nos próximos 28 dias, prazo este para o município avançar para a onda verde, se os índices epidemiológicos forem favoráveis.

DESCONTENTAMENTO VISÍVEL

A adesão ao programa Minas Consciente não agradou ao secretário municipal de Saúde, Iraci Neto. Ontem mesmo ele deixou os grupos de whattsapp criados para discussão de medidas de enfrentamento ao coronavírus. 

Mais cedo circularam rumores de que Iraci pode deixar o comando da Secretaria de Saúde a qualquer momento, para se engajar na pré-campanha de Heli Grilo a prefeito, a convite do presidente do PSD, Marcos Montes.

CAPTAÇÃO EM QUEDA

A pandemia causou queda vertiginosa nas doações de órgãos e na realização de transplantes nos últimos cinco meses. Captação chegou quase a zero, segundo o médico Ilídio Antunes, coordenador desse trabalho no Hospital de Clínicas da UFTM e referência no assunto.  

Segundo ele, antes da pandemia o HC chegou a zerar a fila de transplantes de córneas. Lamentou que agora a situação seja oposta...

AGORA VAI?

Presidente do MDB, Fabiano Elias, garante que “falta pouco” para o MDB se posicionar sobre a sua participação nas eleições municipais de novembro.  Defendendo o lançamento de candidatura própria pelo partido – como, aliás, exige o presidente estadual da sigla – Fabiano revela que está   conversando com 4 partidos, já em fase adiantada de acertos. Por isso, ele acredita que deve sair dessas conversas uma possível dobradinha, com o MDB na cabeça de chapa.

DOBRADINHA EM COSTURA

Caso prospere a tese de candidatura própria, o MDB deverá escolher entre os quatro nomes cogitados. “Não existe carta na manga”, afiança Fabiano Elias, descartando por completo que o partido apareça com uma surpresa no último momento.

Cá pra nós: a surpresa pode ficar por conta da escolha  do vice...

FORA DO JOGO

Pode tirar o cavalinho da chuva quem ainda apostava que o deputado federal Franco Cartafina iria disputar a eleição para prefeito este ano. Depois de garantir o PP e o Podemos na base de sustentação da pré-candidatura de Heli Grilo (PSL), Franco sacramentou sua posição de continuar cumprindo seu mandato parlamentar. “Vou ficar em Brasília, onde temos grandes oportunidades para Uberaba”, afirmou o deputado, em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta segunda-feira.

E O DANIEL?

Ainda na entrevista, o deputado Franco Cartafina disse que PP e Podemos abriram mão de candidatura majoritária própria, por entenderem que Heli Grilo contempla o que os dois partidos pretendem para Uberaba. E mais: disse que o então pré-candidato Daniel Cecílio não irá disputar cadeira na Câmara Municipal, por não ser esta a vontade dele. Se for convidado para ser o vice, ok. Mas candidatura a vereador não está nos planos dele.

CIDADE SUI GENERIS

“Uberaba está mesmo em todas. É a primeira cidade onde existem pré-candidatos a vice-prefeito” – brincou o deputado Franco Cartafina, argumentando que nunca viu uma situação com essa vivenciada na campanha deste ano. O que tem de gente se cacifando para vice do candidato A e do candidato B não está escrito. Pois é.

LÁ VEM ELA DE NOVO

Nem o anúncio de apoio do PSD à pré-candidatura de Heli Grilo, na sexta-feira, conseguiu jogar uma pá de cal na intenção da empresária Kênia Borges de disputar a Prefeitura. Kênia quer levar seu nome à convenção do partido de postou outro vídeo nas suas redes sociais reforçando que continua no páreo.

A esta altura do campeonato, a turma do PSD afinada com o presidente Marcos Montes deve estar morrendo de arrependimento de ter filiado Kênia no partido. Ela está se mostrando “osso duro de roer”...

 NA MUDA

Por onde anda Wagner Júnior, o pré-candidato do PROS a prefeito?

SHOPPING DA CASA

Imóvel onde funcionou a fábrica de botinas Zebu vai abrigar um big shopping de materiais de construção, capitaneado por investidores de Uberlândia  que já fazem sucesso em Uberaba com a RC Pisos.

ADEUS, FUAD

Pouco antes do horário do almoço nesta segunda-feira, o telefone tocou com a notícia do falecimento do querido amigo Fuad Miguel Hueb. Como assim? Ele estava “vendendo saúde”! Com sua voz mansa, o sorriso permanente, era impensável que Fuad estivesse pronto para partir. Não estava. E, como disse sua filha Cristina, se ele tivesse tido tempo para se preparar, certamente faria um “negocinho” para tentar adiar essa partida. Na noite de domingo para segunda, Fuad sonhou com sua companheira Lourdinha e contou isso. Talvez fosse um chamado dela para se reencontrarem em outra dimensão. E Fuad atendeu prontamente ao convite. Por volta de 11h30, seu coração parou de bater aqui para ir bater mais forte ao lado dela, lá no céu, onde certamente continuarão felizes e abençoando toda a família e os incontáveis amigos que ele cultivou aqui. 

Que privilégio foi conhecer um sujeito formidável como Fuad Miguel Hueb!  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por