ALTERNATIVA

O.S. que administrou as UPAs é investigada na operação que levou Baldy à prisão

Lídia Prata
Publicado em 06/08/2020 às 19:12Atualizado em 18/12/2022 às 08:32
Compartilhar

MDB RACHADINHO DA SILVA

Vão negar e dizer que não é nada disso. Mas o MDB está “rachadinho da silva”. Nos últimos dias o clima esquentou por lá. 

Tudo começou com pedido feito por pelo menos dois dos quatro pré-candidatos a prefeito, para que o presidente Fabiano Elias marcasse uma reunião entre eles e a executiva do partido. Não obtiveram resposta até ontem.

ATRAVESSANDO O SAMBA

Não bastasse, um dos pré-candidatos teria se cansado de esperar por uma decisão da executiva e “atravessado o samba”, tomando a iniciativa de procurar pessoalmente o pré-candidato Heli Grilo para se oferecer como “vice”. Levou um “chega pra lá” do Grilo.

No entanto, a conversa chegou aos ouvidos do presidente DEM, Luiz Guaritá Neto, e do prefeito Paulo Piau, que não gostaram nadinha do que ouviram.

POSIÇÃO INCÔMODA

Na semana do Dia dos Pais, bem que o MDB poderia assumir de vez uma posição.  Já vêm de algum tempo os comentários que a executiva não está se entendendo sobre os rumos que o partido deve tomar. Já noticiei isso  várias vezes nesta coluna.

Quanto mais o tempo passa, mais o MDB vai ficando acuado, correndo o risco, inclusive, de não ter com quem se coligar, ou de ter de fazer aliança com “o que sobrar”.

Em que pese o partido dispor de uma cifra da ordem de R$ 3 milhões do fundo eleitoral e o maior tempo para propaganda na TV, a indecisão coloca o partido numa posição muito desconfortável. Pior: o MDB é justamente o partido do prefeito de Uberaba e não consegue tomar uma atitude.

PATERNIDADE RESPONSÁVEL

Se o partido pretende lançar candidatura própria, como o presidente Fabiano Elias defende, que assuma de uma vez por todas a “paternidade” do nome escolhido. E justifique aos demais postulantes os critérios usados para a escolha. O que não se justifica é o MDB continuar em cima do muro, “cozinhando em banho-maria” os quatro postulantes a candidato a prefeito.

FORÇANDO A BARRA?

Nessa quinta-feira correu a informação que Luiz Dutra estaria lançando sua pré-candidatura a prefeito hoje. Indagado, o presidente Fabiano Elias desmentiu.

NA BERLINDA

Nos bastidores, comenta-se também que uma ala do MDB tentou embarcar na pré-candidatura de Heli Grilo, mas as negociações não teriam avançado. Primeiro, porque Grilo não aceitou negociar o cargo de vice. Depois, porque o grupo do PSD/PSL já está formado, com definição de coordenadores de campanha, onde não haveria lugar para ninguém do MDB.

Pois é. Dizem que onde há fumaça, há fogo...

MELHOR OPÇÃO

Na avaliação de emedebistas ouvidos pela coluna nesta quinta-feira, Robertinho Indaiá seria o “vice perfeito” para Heli Grilo. Seria dele o menor índice de rejeição, e o que poderia somar “simpatia” à dobradinha. Resta saber se ele próprio toparia abrir mão da pré-candidatura majoritária e se Grilo pensa assim também, para dar o sinal verde ao embarque do MDB no seu barco.

LANÇAMENTO VIRTUAL

A propósito, o lançamento oficial da pré-candidatura de Heli Grilo a prefeito está marcada para às 18h de hoje, pelo facebook. No convite, o que chama a atenção são as cores escolhidas: verde e azul marinho, as mesmas usadas pela Codau. Até a tonalidade é igual.

MAIS UM

Também hoje o PT lança a pré-candidatura de Patrícia Melo a prefeita, com direito à participação de Fernando Haddad. Evento virtual está marcado para às 19h, pela plataforma Zoom.

DE VOLTA

Ex-secretário municipal de Saúde, o médico Fahim Sawan está de volta à política como pré-candidato a vereador pelo Cidadania, partido comandado pelo empresário Irizon Arantes, que tem o vereador Kaká Carneiro como pré-candidato a prefeito.

CASCATEIRO ENQUADRADO

Secretário de Transportes Metropolitanos do governo João Dória,  o goiano Alexandre Baldy foi preso nesta quinta-feira, por suspeita de envolvimento em esquema de fraudes em contratos na área de saúde, no período em que ele era deputado federal e ministro. Baldy é o mesmo cascateiro que veio a Uberaba quando era ministro de Michel Temer e posou para foto com um cheque simbólico gigantesco, anunciado para a realização de obras do Minha Casa Minha Vida. 

Esses recursos não chegaram aqui até hoje... 

E A CASA CAIU

Na operação que levou Baldy à prisão, o Ministério Público Federal sustenta que agentes públicos intermediaram interesses de ex-diretores da Organização Social Pró-Saúde, na obtenção de contratos com órgãos da administração pública, mediante o pagamento de um percentual correspondente a vantagens indevidas (em outras palavras: propina). Os investigadores teriam identificado um esquema de direcionamento de contratos da Junta Comercial do Estado de Goiás e da Fiocruz, mediante intermediação de Baldy.

Detalhe: você se lembra da OS Pró-Saúde? Simmmmm. É aquela que “pintou e bordou” em Uberaba, quando estava à frente da gestão das UPAs. Na época, o JM publicou uma série de denúncias de irregularidades envolvendo essa Pró-Saúde e pilhas de processos judiciais que tramitavam contra essa OS. Agora a “casa caiu” para a Pró-Saúde.

PRÓXIMO ALVO

Depois de cobrar o paradeiro de um dos 25 pergolados que deveriam ser instalados no centro da cidade e não encontrado, o pré-candidato Vinisim está preparando mais um material bombástico para fazer nova cobrança em suas redes sociais. Desta vez mirando a Fundação Municipal de Esportes e Lazer. 

LUZ, POR FAVOR

Iluminação de LED chegou à avenida Fidélis Reis. Aleluia!!!

Asfaltamento da avenida João Teodoro Almeida, próximo ao viaduto da avenida Claricinda Resende, está dando o que falar. Tudo por causa de manilhas emparelhadas às margens da via, levantando a suspeita de que a implantação de rede pluvial teria ficado para depois de concluído o asfaltamento. Questionada, a PMU esclarece que reservou seis metros de espaço sem lama asfáltica, para que a Inter Construtora possa fazer o serviço de drenagem dos seus predinhos naquela região. Caberá à construtora, posteriormente, fazer o recape dessa faixa de seis metros, às suas expensas. Estamos de olho!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por