ALTERNATIVA

Tragédia no Líbano gera preocupação sobre o polo químico em Uberaba

Lídia Prata
Publicado em 05/08/2020 às 21:31Atualizado em 18/12/2022 às 08:28
Compartilhar

POLO QUÍMICO GERA PREOCUPAÇÃO

Tragédia ocorrida no Líbano e atribuída a uma explosão provocada por nitrato de amônio trouxe à baila a preocupação com a situação do Distrito Industrial 3, onde se localiza o pólo químico de Uberaba. Não faltaram especulações sobre a possibilidade de vivenciarmos aqui uma explosão semelhante à do porto de Beirute. Mas, segundo o Professor de Química Flamarion Batista Leite, essa hipótese é praticamente nula. Veja a explicação dele: “Nossa Mosaic, sucessora da Vale e da Fosfertil, não trabalha com o nitrato de amônio. Trabalha com adubos fosfatados e o fosfato de cálcio vem das minas de Tapira. O nitrogênio da Mosaic vem por via ferroviária e chega em Uberaba com o nome de gás amoníaco ou amônia líquida. Alguma misturadora do DI 1 pode trabalhar com nitrato de amônio, mas apenas para misturar com outros tipos de fertilizantes. No entanto, o estoque no DI 3 jamais seria tão grande quanto o do Porto do Líbano.”

TENHA CUIDADO!

Embora o estoque de produtos químicos que existia no Porto de Beirute seja algo impensável para os padrões de segurança, é certo que nenhuma misturadora no Distrito Industrial de Uberaba cometeria a mesma imprudência. Professor Flamarion adverte que “produto químico exige cuidado na manipulação, na industrialização, no armazenamento. Às vezes você tem dois produtos completamente inertes, mas se forem misturados poderão causar um problema sério.”

DIFERENÇAS GEOGRÁFICAS

Num exercício de extrema imaginação, Flamarion acredita que se viesse a acontecer uma explosão química no DI 3 como essa do Líbano, Uberaba também não sofreria tanto como Beirute, porque estamos em diferentes alturas. O DI 3 está mais baixo que a cidade de Uberaba. “Claro que seria uma tragédia, mas não na proporção que foi em Beirute, onde a cidade está no nível do porto” – avalia o professor.

VOZ AO POVO

Sim. Todos nós poderemos participar da audiência pública virtual do Orçamento do Município para 2021. Formulário já está disponível no link, no qual a população poderá manifestar sua opinião sobre as ações do Poder Público para o ano que vem. Detalhe: as sugestões terão de ser apresentadas até o dia 24 deste mês. A partir daí será elaborada a LOA, que é proposta de Lei Orçamentária Anual, a ser enviada pela Prefeitura à Câmara para votação. A participação popular não significa que as propostas serão acatadas, até porque certamente os vereadores farão também as suas modificações. Mas já é um avanço saber que os cidadãos terão vez e voz.

COMO SUPERAR A CRISE

Aciu acaba de lançar mais uma campanha de apoio ao empresariado local, com dicas para superar a crise causada pela pandemia do coronavírus. “Somos Mais Fortes Juntos” é composta por uma série de vídeos postados no site da associação, com dicas importantes para que os empresários possam tomar as medidas financeiras necessárias em sua empresa, a curto, médio e longo prazo. Vale a pena acessar e acompanhar as dicas.

ADERIR... OU ADERIR

Demora na divulgação das regras sanitárias pelo Estado atrasou a decisão de Uberaba em aderir ao programa Minas Consciente. Segundo a médica infectologista Cristina Barata, que integra o Comitê Técnico de enfrentamento ao coronavírus em Uberaba,  ainda restam muitas dúvidas sobre os 13 indicadores de progressão de onda (vermelha, amarela e verde) pelo Município e os respectivos pesos de cada indicador.

Na avaliação dela, Uberaba tem plena condição de estar na faixa amarela, em razão de seu quadro epidemiológico. Mas, Cristina teme que um indicador ruim possa puxar Uberaba para a onda vermelha, o que seria suficiente para impor o retrocesso.

ONDA VERDE

A progressão dos municípios mineiros para a onda verde do programa Minas Consciente não significará abandonar as regras de segurança. É o que alerta Cristina Barata, destacando que a onda verde permitirá a retomada de todas as atividades econômicas. No entanto, uma vida normal, como tínhamos antes da pandemia, só teremos novamente quando houver uma vacina comprovadamente eficiente contra o coronavírus. Mesmo assim ela acredita que algumas atitudes terão de ser incorporadas ao nosso cotidiano, como o uso frequente do álcool gel e de máscara, assim como higienização das mãos e não entrar em casa com os sapatos usados na rua.

ESQUEÇA!

Excursões para a terceira idade, bailes na UAI e atividades em grupo destinadas aos idosos dificilmente poderão ser retomadas a curto prazo. Aliás, até o final do ano estão totalmente descartadas. Esse é o público que corre maior risco de contaminação e óbito pelo coronavírus.

CASO A CASO

Ainda na opinião de Cristina Barata, daqui pra frente algumas normas ficarão definidas para serem seguidas pela população de modo geral, porque não é possível imaginar que essa pandemia irá durar para sempre. Casos excepcionais terão de ser analisados pela Vigilância Epidemiológica do município, quando o Comitê de Enfrentamento for desfeito. Neste caso certamente estarão os eventos para um público mais numeroso, como shows, festas religiosas e até mesmo de casamento.

Já pensou que confusão ter de pedir autorização da Vigilância para fazer uma festa em família? 

Dura Lex, sede Lex! 

VAI BEM, OBRIGADO!

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quarta-feira, o presidente do PTB Uberaba garantiu que o clima no partido anda às mil maravilhas. Para comandar a  pré-campanha de Tony Carlos foi contratado o marketeiro uberlandense Giancarlo Maffei, o mesmo que participou de campanhas eleitorais de Odelmo Leão e Anderson Adauto, dentre outros.

DE CORPO E ALMA

Presidente do PSDB mineiro, deputado Paulo Abi-Ackel, garantiu que o partido vai apostar todas as suas fichas no nome da Pastora Regiane Isidoro na disputa majoritária em Uberaba este ano. Abi-Ackel telefonou ao presidente do diretório municipal, Thiago Tiveron, e rasgou elogios ao desempenho da pré-candidata nos vídeos que ele assistiu.

Roberto Velludo que se cuide… Se não apertar o passo, vai acabar virando vice da Pastora Regiane.  

BOCA FECHADA

Pré-candidato Guilherme “boca aberta” terá 72 horas para remover de todas as suas redes sociais as postagens de conteúdo ofensivo ao prefeito Paulo Piau. Terá, também, de se abster de novas publicações envolvendo o Executivo, sob pena de multa de 200 reais por dia de permanência ou de nova publicação. É o que consta de decisão da juíza Cíntia Fonseca, na ação de indenização por danos morais movida pelo prefeito contra Guilherme Rodrigues de Oliveira, o “boca aberta”.

A magistrada deixou claro que liberdade de expressão tem limite e não se confunde com ofensas e calúnias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por