ALTERNATIVA

Nova ação investigatória do MP promete agitar meios políticos locais

Lídia Prata
Publicado em 30/07/2020 às 19:33Atualizado em 18/12/2022 às 08:16
Compartilhar

DIA HISTÓRICO

Este 30 de julho foi um dia histórico para Uberaba. Com inacreditáveis 73 participantes, foi aprovada em assembleia a criação de uma associação para o “grito de independência” do Parque Tecnológico. Por iniciativa da sua gestora, guerreira Raquel Resende, essa associação será responsável por deliberar sobre o futuro do Parque, sem contaminação político-partidária. Ou seja, independente de quem forem os próximos prefeitos, eles não poderão interferir na gestão do parque à revelia da comunidade, pois várias entidades de classe, empresas de base tecnológica e instituições de ensino fazem parte dos conselhos diretivo, consultivo e fiscal. Daqui pra frente, o Parque Tecnológico ganha vida própria e poderá caminhar com suas próprias pernas, firmando parcerias para fomentar o desenvolvimento de projetos na área de maior futuro no mund a tecnologia.

EM RECUPERAÇÃO

Dados do Caged reforçam o que o Sindicato dos Contabilistas já havia sinalizado na semana passada: a economia local começa a reagir, depois do sufoco causado pela pandemia do coronavírus.

Em junho, Uberaba registrou mais empregados com carteira assinada do que demissões, resultando em saldo positivo no número de empregos gerados pela atividade produtiva na cidade. Aleluia!

CONVERSA AFIADA

Deputado federal Franco Cartafina visitou ontem o empresário Nicolau Laterza, um dos expoentes da construção civil em Uberaba. A pauta oficial foi o potencial de Uberaba e região para novos projetos de habitação popular. Lá pelas tantas os dois lembraram os tempos em que Silvério Cartafina, avô do deputado, foi prefeito e o pai do empresário construiu os primeiros conjuntos habitacionais na cidade.

Mas, claro, as eleições municipais deste ano colocaram mais “tempero” ao encontro. Afinal, quem não quer ouvir a opinião do Nicolau sobre política, candidaturas e eleições?

LÁ VEM BOMBA

Outra ação investigatória deve sacudir o meio político em Uberaba nos próximos dias, ou talvez semanas. Segundo informações de fonte fidedigna, já chegou ao Ministério Público denúncia vinda de Belo Horizonte, contendo grande volume de documentos e áudios, que comprovariam desvios de recursos públicos e prática de improbidade administrativa. Notícia vai cair como uma “bomba”, pois envolverá políticos, assessores diretos e seus familiares. Detalhe: alguns dos investigados têm se apresentado nas redes sociais como pré-candidatos a cargos eletivos este ano. Xiiiiii.....

DENÚNCIA ESPONTÂNEA

A coluna apurou que dois ex-assessores dos investigados teriam procurado espontaneamente as autoridades, dispostos a colaborar com as investigações. Eles teriam, inclusive, fornecido provas de todo o esquema. Segundo consta, dificilmente os investigados escaparão de condenação, dada a consistência das provas.

Ao contrário da Operação Monturo, da Polícia Federal, nesta nova denúncia contra políticos e assessores diretos há mulheres suspeitas de participar da prática de irregularidades. Uma delas, segundo consta, está enrolada até o pescoço no tal esquema.

É uma pena ainda não podermos revelar toda essa podridão...

DELAÇÃO PREMIADA

A propósito, está pintando “delação premiada” numa outra investigação em curso na Polícia Federal.

Políticos podem colocar as barbas de molho. Se já achavam o delegado Marcelo Xavier “linha dura”, seu sucessor tem fama de ser implacável contra a corrupção nos meios políticos. Transmissão do cargo deve acontecer a qualquer momento.

PERFIL ACOLHEDOR

Entrevista do publicitário Thiago Fonseca ao programa O Pingo do Jota esta semana deu o que falar. Ao revelar o perfil do prefeito ideal de acordo com as pesquisas que sua agência tem realizado, Thiago destacou que o uberabense está à procura de “um paizão” que possa lhe dar colo e ao mesmo tempo agir com pulso firme.

A pré-candidata do PCdoB, Marilda Ribeiro, reagiu de imediat “que machismo é esse? Por que não uma mãezona, que também pode dar colo e agir com pulso firme?”.

LÁ NA FRENTE

A propósito, Marilda Ribeiro descarta a possibilidade de uma dobradinha majoritária formada pelo PCdoB com o PT. Nesse primeiro momento, segundo ela, está fora de cogitação, mas lá na frente tudo poderá acontecer.

Por ora, o PCdoB está conversando com vários partidos, não apenas de esquerda, em busca de parcerias. E, de acordo com Marilda, há boas perspectivas em curso.

APOIO DE PESO

Na noite de quarta-feira, o PCdoB fez o lançamento virtual da pré-candidatura de Marilda a prefeita, com participação especial da deputada Jandira Feghali, líder da minoria na Câmara Federal. Confira:

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por