ALTERNATIVA

PSDB e PDT anunciam aliança para as eleições municipais

Lídia Prata
Publicado em 28/07/2020 às 21:48Atualizado em 18/12/2022 às 08:15
Compartilhar

PSDB E PDT ANUNCIAM ALIANÇA PARA AS ELEIÇÕES

Agora é pra valer: o PDT e o PSDB vão caminhar juntos nas eleições municipais deste ano. O anúncio foi feito à tarde passada pelo presidente dos PSDB, Thiago Tiveron, e pelo ex-presidente do PDT, advogado Jacob Estevam, e testemunhado pelo presidente do Sinduscon, Luciano Velludo, coordenador da pré-campanha de Roberto Velludo a prefeito.

CONSTRUÇÃO EM CONJUNTO

Segundo o advogado Jacob Estevam, as chapas de vereadores dos dois partidos foram construídas juntas, antes da mudança no comando do PDT em Uberaba, mas mantidos os acordos pela atual executiva. As duas siglas têm juntas 64 pré-candidatos à Câmara Municipal.

VAI COM QUEM?

Em relação a Roberto Velludo (PDT) e Regiane Isidoro (PSDB), Jacob Estevam explica que os dois vão continuar trabalhando normalmente suas respectivas pré-candidaturas majoritárias. Lá na frente, aquele que estiver melhor pontuado nas pesquisas será o (a) cabeça de chapa e o outro, ou outra, irá de vice.

Façam suas apostas!

DECOLANDO

Por falar na Pastora Regiane Isidoro, ela vem impressionando até mesmo os seus companheiros tucanos. A aceitação popular ao seu nome tem surpreendido a todos. Já se fala que a melhor definição da pré-candidatura de Regiane é “fenômeno”.

Para se ter uma ideia, ela já coleciona mais de 600 manifestações de apoio espontâneo de eleitores evangélicos e servidores da saúde. Seu instagram bateu a marca de 10,5 mil seguidores, desde o anúncio do seu nome como pré-candidata.

MULHERES, MULHERES…

Por falar nas pré-candidatas à sucessão do prefeito Paulo Piau, Elisa Araújo, do SDD, divulgou hoje seu vídeo de apresentação. Trabalho de primeiríssima qualidade técnica. Porém, o que chama a atenção é a desenvoltura com que Elisa faz sua estreia.

No vídeo, além de apresentar o marido Juliano e o filho Bento, Elisa conta com a participação especial do seu pai, o empresário Domingos Sávio, um de seus maiores apoiadores. Família é tudo!

SERÁ QUE VAI?

Terça-feira movimentada nos bastidores políticos de Uberaba. Consta que uma “bomba” está prestes a explodir no PSD, com o provável anúncio de uma pré-candidatura majoritária própria. isso mesmo.

O zunzunzum dá conta que a empresária Kênia Borges teve uma conversa séria com o ex-deputado Marcos Montes, na qual teria colocado sua disposição de representar o partido nas eleições para prefeito.

Até onde se sabe, Marcos Montes teria dito que ele próprio não poderia lançar o nome de Kênia, em razão do acordo selado para o apoio a Heli Grilo, do PSL. Mas teria dito que qualquer filiado ao partido tem o direito legítimo de apresentar sua pré-candidatura.

VOO SOLO

Quem muito escolhe acaba escolhido. Esse ditado parece cair como luva no MDB. Tem escolhido tanto que poderá acabar sozinho, tendo de enfrentar as urnas com candidatura própria e chapa pura.

O presidente do diretório municipal do partido, Fabiano Elias, diz que não. Mas admite que o MDB está mesmo caminhando para ter candidatura própria a prefeito.

PLANOS PARA O CENTRO

Projeto de revitalização do centro da cidade já está em fase adiantada de formatação. Foi o que revelou o secretário municipal de Planejamento, Nagib Facury, em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta terça-feira. Segundo ele, boa parte das ideias que estavam em gestação na Seplan coincide com propostas apresentadas pelo grupo de arquitetos e urbanistas do Observatório Urbano e estão sendo acatadas.

Dentre as decisões já sacramentadas para a chamada UPG Centro está a desobrigação dos futuros edifícios de apartamento reservarem área para garagens. Com isso, o preço dos apartamentos poderá ser menor e mais atrativo, na avaliação do titular da Seplan.

CONSTRUÇÃO MISTA

Outra proposta em estudo na Seplan, mas praticamente definida, refere-se à possibilidade de uma nova modalidade de construção mista. Com isso, parte dos edifícios de apartamentos poderá contemplar espaço para comércio. Um andar inteiro, por exemplo, poderá ser destinado a locação para terceiros, e, com isso, baratear o condomínio para os moradores.

Todas as ideias até aqui buscam alternativas para levar as pessoas a investir e a morar na região mais central da cidade, que hoje anda praticamente às moscas.

SELO DE ISENÇÃO

A ideia mais inovadora dentre as apresentadas pelo secretário Nagib Facury aos ouvintes da Rádio JM foi, sem dúvida, a criação de um selo de isenção tributária para proprietários de imóveis inventariados pelo Patrimônio Histórico. Hoje esses proprietários reclamam que estão de pés e mãos atados, pois não conseguem aproveitá-los para locação e não encontram interessados em comprá-los. São imóveis de difícil conservação.

Pois bem. A ideia da Seplan é criar uma isenção permanente de IPTU para o proprietário desses imóveis. Além disso, se o proprietário quiser construir um edifício de apartamentos no restante na área, conservando a área inventariada, ele terá isenção de IPTU também sobre esses apartamentos.

DIREITO DE CONSTRUIR

Há, ainda, uma terceira opção para contemplar quem tem imóvel tombado ou inventariado. Suponhamos que o proprietário não queira ou não possa construir um prédio na área remanescente do imóvel inventariado. Neste caso, ele poderá vender o “direito de construir com isenção” a terceiros. E estes terceiros poderão edificar em outro local, desfrutando do benefício da isenção de IPTU.

É uma ideia bastante ousada, que sai da mesmice, e pode aliviar a situação para quem tem imóvel “preso” em inventário ou tombamento.

PULMÃO DE UBERABA

A Seplan acatou a sugestão do Observatório Urbano e vai incluir a possibilidade de aproveitamento o quarteirão ocupado pelo Uberaba Tênis Clube em área de lazer aberta, com espaços multiuso, praça de esportes, dentre outros equipamentos para uso comunitário. No entanto, o secretário Nagib Facury alerta que o imóvel pertence ao Estado e, portanto, somente poderá ganhar nova destinação a partir de negociações futuras pelo município.

Vale destacar que aquela área também é cobiçada há anos pela UFTM, para ampliação do Hospital de Clínicas.

TAREFA DIFÍCIL

Embora tenha uma pluralidade de interessados no imóvel onde funcionaram os laticínios da Copervale, na BR 262, o secretário municipal do Agronegócio, Luiz Carlos Saad, lamenta as dificuldades impostas pelos credores para o aproveitamento útil da área por outro laticínio. O maior entrave às negociações vem dos bancos, que são os principais credores.

QUANTO VALE?

De acordo com o secretário Luiz Carlos Saad, o saldo devedor da massa falida gira hoje em torno de R$ 77 milhões.

O patrimônio, segundo consta, está super avaliado e não se encaixa mais nos preços atuais de mercado. Essa situação desanima os interessados naquela área extraordinária, lamentavelmente. Enquanto isso, o prédio vai sendo alvo da ação de vândalos. Além das depredações, o imóvel tem sido saqueado. Daqui a pouco vão levar até os tijolos das paredes...

SOLUÇÃO PARA O MERCADO

Outra pedra no sapato do secretário Luiz Carlos Saad é o funcionamento do Mercado Municipal. Todo fim de semana é um problema com o controle de acesso dos consumidores, queixas dos permissionários, filas, autuações...

A situação pode piorar, pois no mês que vem deve começar a reforma do imóvel, prevendo troca de piso e de telhado, pintura, construção de banheiros decentes e climatização do espaço.

A reforma está orçada em R$ 2 milhões 860 mil, já foi licitada, mas ainda aguarda a assinatura da ordem de serviço para início da obra.

TENDA EXTERNA

O secretário Luiz Carlos Saad não descarta a possibilidade de instalação de tendas na área externa do Mercado Municipal, para a comercialização dos produtos, enquanto durar a obra. Esse assunto, no entanto, terá de ser discutido com os permissionários.

Foto/Jairo Chagas 

Já está quase no fim a instalação da passarela de pedestres em frente ao antigo laticínio da Copervale. As ferragens finalmente estão sendo aproveitadas, depois de ficarem anos jogadas à margem da rodovia. 

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por