ALTERNATIVA

Servidora testa positivo para Covid-19 e deixa colegas em pânico na Prefeitura

Lídia Prata
Publicado em 03/06/2020 às 20:58Atualizado em 18/12/2022 às 06:51
Compartilhar

CONFIRMADO

Conforme esta coluna online antecipou em primeira mão e com exclusividade na manhã desta quarta-feira, os secretários Toninho Oliveira e Wellington Fontes afastaram-se dos seus respectivos cargos. O pedido de demissão entregue ao prefeito, uma saída honrosa para ambos, pois se continuassem no governo iriam “sangrar” por tempo indeterminado, assim como continuariam deixando o prefeito numa situação delicada e incômoda.

A CONFIRMAÇÃO OFICIAL

Por volta de 15h, a Secretaria de Comunicação emitiu a seguinte nota sobre o assunt

“A Prefeitura de Uberaba informa que os secretários Antônio Sebastião de Oliveira e Wellington Fontes estão deixando o comando das pastas de Serviços Urbanos e Obras e de Fazenda, respectivamente. A decisão foi anunciada pelo prefeito Paulo Piau. Os secretários querem que seja dado total acesso e transparência à investigação, pois é de interesse de ambos que tudo seja esclarecido de forma mais rápida possível. Conforme informaram, a exoneração a pedido foi comunicada ao Gabinete de forma oficial e será publicada no Porta-Voz desta quarta-feira, dia 03/06.”

CAMPANHA NA MÃO

Segundo informações de bastidores, Toninho Oliveira já iria deixar a Sesurb de qualquer maneira para coordenar campanha eleitoral do candidato do grupo ligado ao prefeito Paulo Piau. Essa operação da PF só teria antecipado sua saída do governo.

Além de se dedicar à sua defesa no processo criminal, Toninho estará na coordenação geral da campanha.

CARTA AO PREFEITO

A decisão de Toninho foi sacramentada nesta quarta-feira, materializando-se numa carta de demissão entregue ao prefeito Paulo Piau. No texto, ele inicia destacando que “a história de uma vida dedicada à causa pública não pode ser contada por uma denúncia ou investigação. Tanto tempo de esforço e trabalho dedicados à comunidade devem ser levados em conta, para se evitar qualquer condenação prévia.”

CONTROLE E GESTÃO

Toninho prossegue dizendo que “o grande volume de projetos e atividades que encontramos na Sesurb exigiu de nós a adoção de medidas para tornar rígidos os procedimentos internos de controle da execução das rotinas próprias e dos contratos necessários à atividade da Secretaria. Editamos regulamentos internos, motivamos a equipe, instituímos mecanismos de acompanhamento, no qual cada setor se responsabilizou pelo acompanhamento zeloso e eficiente dos gastos públicos e da verificação da qualidade dos serviços”.

O agora ex-secretário de Obras e Serviços Urbanos encerra dizendo ter a consciência tranquila, reafirmando a sua confiança de que “os esclarecimentos transformarão esses dias de tormento na palavra reconfortante da inocência reconhecida”.

DESPEDIDA PESSOAL

Antes da divulgação da nota informando a exoneração dos dois secretários investigados, Toninho esteve na Sesurb para se despedir e agradecer pessoalmente à sua equipe. O clima foi de comoção entre os servidores da pasta.

SUBSTITUTOS DEFINIDOS

Os novos titulares da Sesurb e Secretaria de Finanças foram definidos no final da tarde, no gabinete do prefeito. Conforme esta coluna antecipou, a solução foi caseira.

Jorge Macedo assume a Secretaria de Finanças, e fica interino na Assessoria Geral de Orçamento e Controle.

Já a Sesurb passa para as mãos de Cláudio Junqueira (foto), que já vinha comandando o operacional da secretaria e conhece bem a programação e o andamento das obras do pacote Uberaba 200.

PONTO FINAL

na outra ponta, a Prefeitura notificou a empresa Lara Central de Tratamento de Resíduos para suspender/cancelar imediatamente toda as subcontratações para serviços de capina, varrição etc. Determina que a empresa assuma esses serviços, conforme estabelece o contrato entre as partes.

Essas subcontratações são o ponto nevrálgico da operação da Polícia Federal que culminou na exoneração, a pedido, de secretários investigados por supostos envolvimento num esquema fraudulento em prejuízo do erário.

PODE DANÇAR

Baseada em parecer do controlador geral do Município, Carlos Bracarense (foto), a notificação do Município à Lara, assinada pelo Procurador Paulo Salge, “lembra” a empresa Lara de que toda e qualquer terceirização depende da “aprovação e anuência prévias por parte da municipalidade”.

Salvo melhor juízo, se ficar provado que a Lara descumpriu cláusula contratual, ao firmar subcontratações sem o consentimento do Município, pode até ter seu contrato rescindido por justa causa.

APERTANDO O CERCO

Além desta notificação, a Controladoria sugeriu ao prefeito Paulo Piau a contratação de auditoria externa independente para apurar se de fato houve ou não irregularidade nas subcontratações feitas pela Lara.

QUE FASE!

Não bastassem os problemas decorrentes da pandemia, pendência judicial arrastada que impede a retomada da atividade econômica, e da Operação da Polícia Federal na PMU, o prefeito Paulo Piau tem ainda que se preocupar com outra bomba: servidora da Secretaria de Finanças testou positivo para coronavírus.

COLEGAS EM POLVOROSA

Nota da Secretaria de Saúde esclarece, porém, que os testes IGM e IGG revelaram que a servidora teve contato com o vírus, foi assintomática e já está fora do período de incubação e de transmissão.

Porém, o que está deixando os colegas em pânico no Centro Administrativo é o fato que a servidora teria ido trabalhar normalmente e sido vista diariamente pelos colegas.

CORPO MOLE?

Agora há pouco surgiu uma outra versão, dando conta que a servidora teria comunicado o fato ao chefe, que não a levou a sério, razão pela qual não teria tomado a providência de afastá-la do trabalho.

Deve ter achado que a moça estava fazendo “corpo mole”...

MURCHOU

MDB “murchou”, tal e qual era previsto. Os secretários José Renato Gomes e Silvana Elias desistiram de disputar a indicação do partido para a disputa eleitoral deste ano. Ambos permanecerão nos cargos, assim como o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto, do DEM, que já vinha dando sinais de desistência. Sobraram no páreo apenas Marcos Jammal e Luiz Dutra. Aliás, pode sobrar ninguém, se o governo realmente vier a apoiar o nome de Heli Andrade para prefeito. Quando muito poderá haver uma composição, tendo Jammal ou Dutra como nomes do partido oferecidos em “casamento” com PSL de Heli Grilo.

FORA DO PÁREO

Quem também decidiu não se desincompatibilizar foi o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto. Até então, ele era o nome preferido do presidente do PSD/Uberaba, ex-deputado Marcos Montes, hoje secretário executivo do Ministério da Agricultura.

“Estamos em um momento delicado no que tange à Saúde Pública com esta pandemia e o pedido do prefeito para minha permanência será atendido. Estaremos juntos nesta batalha contra o coronavírus, defendendo a cidade de Uberaba. Nesta decisão também pesa a excelente equipe que tenho na secretaria. Estamos empenhados nesta luta e ficaremos juntos até o fim”, justificou Iraci.

Diante disso, o time do prefeito vai permanecer o mesmo até o final do mandato, se não houver qualquer imprevisto nos próximos seis meses.

NA DISPUTA

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba licenciou-se para disputar as eleições para vereador. Luís Carlos dos Santos foi convidado por oito partidos para se filiar e optou pelo PP. Ele já havia saído do PSD, que o queria de volta, mas não obteve sucesso, nem o PCdoB, PSC, PTB.... É a primeira vez que Luís Carlos dos Santos coloca seu nome como pré-candidato a vereador. Está animado!

MEU GAROTO...

Filho do ex-secretário Toninho Oliveira esteve lotado no gabinete do então deputado Marcos Montes e, posteriormente, no gabinete do deputado Franco Cartafina. No dia 7 de maio p.p., Antônio Cláudio Debs Oliveira foi exonerado e imediatamente nomeado assessor do deputado estadual Heli Grilo, padrão VL 25, com salário mensal de R$ 3.389,51.

BIG COMITÊ

Lá pelos lados do Patriotas, o clima é de entusiasmo total. Na tarde desta quarta-feira foi apresentado o comitê de campanha do pré-candidato a prefeito Antônio Neto. Sabe onde? Em frente à ABCZ, no imóvel onde funcionou o Romma Super Club. O verde e o amarelo são as cores principais usadas na fachada.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por