ALTERNATIVA

Carrões importados desaparecem do pátio da Prefeitura

Lídia Prata
Publicado em 01/06/2020 às 19:02Atualizado em 18/12/2022 às 06:45
Compartilhar

ASSUNTO ENCERRADO?

Primeira reunião de secretariado pós-ação da Polícia Federal na Prefeitura transcorreu como se nada tivesse acontecido. Na manhã desta segunda-feira, os dois secretários que são investigados na Operação Monturo participaram normalmente do encontro semanal comandado pelo prefeito Paulo Piau, e não se tocou no assunto.

Alguns colegas dos investigados manifestaram entre ouvidos o desconforto com a situação, mas “tocaram o barco” pra frente.

PREÇO ALTO

Nas redes sociais, continua custando caro ao prefeito Paulo Piau a decisão de manter os investigados da Operação Monturo nos respectivos cargos, até que seja provada a culpa ou inocência tanto dos secretários, quanto dos servidores supostamente envolvidos em esquema de corrupção. Tem sido alvo de críticas e de memes de todo tipo.

O que de fato está pesando nesse momento é a fala do delegado-chefe da Polícia Federal, Marcelo Xavier, na entrevista coletiva após a operação de quinta-feira. Segundo ele, há uma verdadeira “organização criminosa” (palavras dele) operando na Prefeitura de Uberaba.

Talvez quando o prefeito tiver conhecimento do conteúdo do inquérito da PF ele mude de ideia. Quem sabe?

CHUMBO GROSSO

Podem estourar a qualquer momento mais duas “bombas” nas mãos do prefeito Paulo Piau.

Segundo consta, os investigadores da Federal levantaram farto material através dos grampos telefônicos autorizados pela Justiça. Aliás, extraoficialmente se comenta que quando os policiais federais foram cumprir os mandados de busca e apreensão eles já sabiam exatamente o que queriam e onde encontrar as provas.

SUMIÇO REPENTINO

Depois que esta coluna chamou a atenção para a vitrine de carrões no estacionamento do Centro Administrativo, vários deles sumiram de lá. Teve investigado chegando de Uber para trabalhar nesta segunda-feira.

ÀS MOSCAS

Terminais do BRT estavam às moscas no fim de semana. No sábado, ainda foi registrado algum movimento até ao meio dia. Mas, depois desse horário, não se viu viva alma em nenhum dos terminais.

Se por um lado a notícia é boa, porque mostra que o uberabense está obedecendo ao distanciamento social, por outro lado preocupa, pois o volume de passageiros transportados pelas duas concessionárias simplesmente despencou vertiginosamente desde o início da pandemia. Bom será se as empresas conseguirem continuar operando, pois em várias outras cidades brasileiras o transporte coletivo já entrou em colapso.

QUEDA LIVRE

Até fevereiro, a média de passageiros transportados em Uberaba girou em torno de 1,5 milhão por mês. Em março de 2020, os números começaram a se distanciar daqueles registrados em 2019. Foram 300 mil passageiros a menos registrados nos ônibus.

Mas a partir de abril a situação piorou de verdade: foram transportados 428.186 passageiros este ano, contra um milhão 785 mil 629 pessoas registradas no ano passado.

E a situação continuou piorand em maio foram transportados 276.941 passageiros, contra 1 milhão 856 mil 781 passageiros em 2019.

PÉSSIMA SOLUÇÃO

Por falar em transporte coletivo, não poderia ser pior a solução encontrada para o embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo intermunicipal e interestadual.

Com o fechamento da Rodoviária por conta da pandemia de coronavírus, os passageiros estão sendo obrigados a se deslocar até o posto Graal, na rodovia, onde ficam à espera de ônibus para embarque, ou de carona, no desembarque.

Não raro, essa movimentação acontece de madrugada, colocando os passageiros em perigo de assalto. Francamente!

A HORA É ESTA

Ex-superintendente da Caixa e hoje disputado consultor de empresas, José Urbano Duarte aposta que o reaquecimento da economia brasileira dependerá frontalmente da construção civil. Ainda que os financiamentos para o setor habitacional na faixa de 1 estejam paralisados por falta de recursos do Governo, a faixa 1,5 continua ativa, porque decorre de recursos do FGTS.

Em tempos de pandemia, José Urbano destaca que as construtoras estão se readaptando e usando a criatividade para atrair clientes, ancoradas principalmente na queda da taxa de juros.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por