ALTERNATIVA

Licitações do asfalto podem ser novo alvo de investigação pela PF

Lídia Prata
Publicado em 30/05/2020 às 19:51Atualizado em 18/12/2022 às 06:42
Compartilhar

BARBAS DE MOLHO

Para quem acha que a operação da Polícia Federal de quinta-feira foi ou será a única, aqui vai um alerta: segundo consta, existe outra investigação em curso, desta vez mirando as licitações para contratação de asfalto pela Prefeitura de Uberaba. Além de servidores municipais, há pelo menos quatro empreiteiras sob suspeita.

FICO!

Ao contrário do que chegou a ser especulado nas redes sociais, o secretário Toninho Oliveira não pediu nem pretende pedir exoneração do cargo. Embora seja um dos investigados na Operação Monturo, Toninho vai, inclusive, participar da reunião de secretariado na segunda-feira.

Segundo seu advogado, Jacob Estevam, Toninho vai provar sua inocência.

PREÇO ALTO

Nas redes sociais, está custando caro ao prefeito Paulo Piau a decisão de manter os investigados da Operação Monturo nos respectivos cargos.

VITRINE DE CARRÕES

Leitor gaiato chama a atenção para o pátio de estacionamento da PMU. Tem Land Rover, BMW, Mercedes, Audi.. “só falta uma Ferrari…” - brinca.

CENÁRIO NOVO

Você não sabe, mas as últimas horas têm sido marcadas por intensa movimentação política em Uberaba. Como disse o presidente do Cidadania, Irizon Arantes, a campanha eleitoral era uma até quinta-feira e agora é outra.

A propósito, Irizon contou ao programa O Pingo do Jota deste sábado que não fez convite algum a Lerim para ingressar no Cidadania. “Entendo que ele não é o gestor ideal para Uberaba. Tem perfil de legislador” - disse Irizon.

Vale destacar que Irizon e Lerim estiveram juntos no PSB, quando o ex-deputado disputou as eleições para prefeito, mas agora cada um segue seu próprio caminho.

CABE RECURSO

Presidente do PDT/Uberaba, o advogado Jacob Estevam garante que vai recorrer da sentença da juíza Letícia Rezende Castello Branco, que mandou o partido filiar Lerim.

VICENTINHO RESSUSCITOU

Nos bastidores da política, já se fala em negociações envolvendo uma dobradinha entre Vicentinho Araújo e Thiago Mariscal. Vicentinho teve o passe cacifado justamente a partir da operação da Polícia Federal de quinta-feira na Prefeitura, pois, ao que tudo indica, o fio da meada teria partido de denúncias feitas por ele sobre irregularidades nas subcontratações de empresas para a limpeza urbana.

INTERESSES CONTRARIADOS

Segundo comentários de bastidores, até 2017 Vicentinho tinha uma empresa de varrição de rua contratada para prestar serviço à Prefeitura de Uberaba. De uma hora para outra, essa prestadora de serviços teria sido trocada por outra, comandada por sobrinho de secretário municipal. Vicentinho não gostou dessa “brincadeira” e resolveu “jogar farofa no ventilador”, formulando denúncia sobre um suposto esquema de corrupção envolvendo a limpeza urbana.

Será fato ou fake???

FATO OU FAKE?

Entrevistado no programa O Pingo do Jota deste sábado, o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, disse que nenhum membro dos comitês de enfrentamento do coronavírus em Uberaba recebe qualquer remuneração dos cofres da Prefeitura. Na véspera, circulou em rede social um boato de que cada integrante dos comitês estaria recebendo R$ 40 mil e, ainda assim, alguns vinham fazendo corpo mole.

Segundo Iraci, até mesmo a médica Cristina Hueb Barata, coordenadora técnica do Comitê, recebe salário pela UFTM, onde é professora. Está cedida para o Município com carga horária de 40 horas, mas trabalhando praticamente 24 horas nessa empreitada.

COMPASSO DE ESPERA

Presidente da OAB/Uberaba, Eduardo Azank, aguarda apenas o sinal verde do prefeito Paulo Piau e do Procurador Paulo Salge para tentar costurar um acordo entre Município e Ministério Público Federal, visando a pôr fim ao processo que tem mantido grande parte do comércio e setor de serviços fechada há mais de 70 dias.

Se não houver um acordo entre as partes, Azank entende que o processo poderá se arrastar por tempo imprevisível até chegar a um desfecho. Vale destacar que a ação corre na Justiça Federal desde o início de abril, e já acumula centenas de páginas, decisões, e dois recursos protocolados pelo Município no Tribunal Regional Federal.

Pois é.

Lá se foi mais uma semana de portas fechadas e braços cruzados, vendo as outras cidades retomarem a atividade, enquanto os uberabenses ficam reféns dessa pendenga judicial. Pobre Uberaba!

CARREATA DO SÁBADO

Foi impressionante a adesão de comerciantes à carreata deste sábado. Os veículos desceram desde a Praça da Abadia, onde foi feita a concentração, até o Fórum da Justiça Federal, onde os manifestantes se postaram para pedir o fim da judicialização sobre a retomada da economia em Uberaba. Mais uma vez, o Hino Nacional foi entoado com emoção pelos manifestantes. Veja o vídeo postado pelos organizadores da carreata:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por