ALTERNATIVA

Secretários investigados são excluídos de grupo de WhatsApp da PMU

Lídia Prata
Publicado em 29/05/2020 às 20:12Atualizado em 18/12/2022 às 06:39
Compartilhar

CAUTELA E CALDO DE GALINHA...

Lamentando a suspeita de envolvimento de servidores municipais, o prefeito Paulo Piau garante que não irá passar a mão na cabeça de ninguém. Se ficar comprovada a culpa dos investigados, será Ra-re-ri-ro-rua!

Mas, por enquanto não vai afastar, nem exonerar ninguém baseado em meras suspeitas. “Se demito alguém e ficar provado depois que a pessoa é inocente, será uma tremenda injustiça. Eu sou cauteloso. Essa é uma característica minha. Mas, se houver prova ou indício de que houve algum arranjo aqui dentro da Prefeitura, tomarei sim as medidas cabíveis para proteger o Poder público”.

FORA!

Os dois suspeitos de envolvimento com esquema investigado na ação criminal da limpeza urbana já foram excluídos do grupo de whattsapp dos secretários municipais.

Sabe por quê?

Os celulares de ambos foram apreendidos pela Polícia Federal.

A ÓTICA DO PREFEITO SOBRE O ASSUNTO

Segundo ainda o prefeito, ele está tranquilo em relação à licitação do lixo, pois o Tribunal de Contas esteve aqui conferindo toda a documentação e não encontrou nenhuma irregularidade. Vai além: diz que se a contratada Lara subempreitou parte do serviço licitado, “a relação é de privado com privado. Não tem implicação para o poder público”. Essa é a análise do prefeito.

Aguardemos, pois, o desfecho das investigações !

PORTAS ABERTAS

A propósito, em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta sexta-feira, Piau disse que abriu as portas da Prefeitura para a ação da Polícia Federal. Segundo ele, os agentes estiveram apenas nas duas secretarias onde os titulares são suspeitos de envolvimento no esquema. Não estiveram no gabinete do prefeito.

SINAIS EXTERIORES DE RIQUEZA

Servidores desfilando em carrões importados e morando em casas de alto padrão chamam a atenção há tempos entre integrantes do governo municipal. Esses sinais exteriores de riqueza precisam ser explicados, porque são totalmente incompatíveis com os salários que recebem.

Não se tem notícia de investigações internas na Prefeitura sobre esse assunto. Por isso, se não existir de fato procedimento administrativo em curso, está aí uma boa oportunidade para a Controladoria “abrir os olhos”.

POLÍCIA FEDERAL E POLÍCIA CIVIL

Embora ainda tenha muitos pontos sem esclarecimento nessa ação criminal sobre a limpeza urbana, já se sabe que ela nasceu de uma denúncia anônima feita à Polícia Federal. Foi o que revelou o Procurador Paulo Salge, em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta sexta-feira.

Daí a atuação da Polícia Federal, embora o processo esteja tramitando na Justiça Criminal estadual. Aliás, é preciso esclarecer também que os mandados de busca e apreensão desta quinta-feira foram cumpridos pela PF em razão de competência legal (lei federal 10.446) para tal, pois a operação foi desencadeada em mais de um Estado.

INFORMAÇÕES A SETE CHAVES

Servidor de carreira da PMU acredita que a Polícia Federal dificilmente irá encontrar alguma prova do esquema fraudulento nos computadores recolhidos. Segundo explica, “o armazenamento de dados fica nos computadores da Codiub. E como tudo tem senha, é mais seguro colocar nas pastas e diretórios da Codiub.”

COMO ASSIM?

É no mínimo inusitado o confronto entre a data de abertura da filial da Lara em Uberaba e a data em que a empresa iniciou as operações para coleta de lixo e limpeza urbana aqui. Consulta ao site da Receita Federal mostra que a filial foi aberta no dia 20/11/2018. A Lara começou suas atividades três dias depois. Vapt vupt!

COMO FICARÁ O MDB?

Antes da ação da Polícia Federal na Prefeitura, o MDB tinha quatro pré-candidatos a candidato a prefeito. Todo mundo queria ser o candidato do governo. Será que alguma coisa vai mudar?

Vale destacar que o prazo para secretários deixarem o cargo para disputar as eleições termina no dia 4 de junho.

VAI OU NÃO VAI?

Deputado Heli Grilo ainda não decidiu se irá ou não encarar as eleições para prefeito de Uberaba. Foi o que ele próprio disse à colunista nesta sexta-feira.

VITÓRIA DE LERIN

Saiu no finzinho da tarde desta sexta-feira a sentença da juíza eleitoral Letícia Rezende Castello Branco, julgando procedente o pedido de Lerin para ser filiado no PDT.

Imediatamente após, Lerin divulgou nas redes sociais e grupos de whattsapp: “Tentaram me tirar das eleições de 2020, mas Deus é maior e sou pré-candidato a prefeito pelo PDT”.

No entanto, a vitória judicial de Lerin não garante que ele será o escolhido do PDT. Terá de disputar e vencer Roberto Velludo na convenção do partido.

EMOÇÃO À FLOR DA PELE

Carreata de comerciantes de rua e empresários de academias chegou a emocionar quem acompanhou a movimentação na tarde de sexta-feira. De forma pacífica, eles percorreram as ruas da cidade e se postaram em frente ao Fórum da Justiça Federal, onde pararam e entoaram o Hino Nacional. Muitos deles não contiveram as lágrimas, tal o desespero com a demorada paralisação da atividade em Uberaba.

Veja o vídeo postado no grupo dos organizadores.

MAIS CARREATA

Hoje tem carreata também. Concentração a partir das 9h na Praça da Abadia, de onde sairá às 10h em ponto pelas ruas da cidade.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

A Uniube está disponibilizando, gratuitamente, um Guia de Finanças sobre planejamento orçamentário familiar. São cinco videoaulas e ainda um material complementar, que inclui um e-book, com todo conteúdo tratado nas aulas, e uma tabela em excel, para o controle dos gastos mensais.

O cadastro para acesso aos conteúdos deve ser feito pelo link: https://blog.uniube.br/guia-de-financas-uniube. Excelente iniciativa. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por