ALTERNATIVA

Ex-vereador leva surra na porta da Prefeitura de Uberaba

Lídia Prata
Publicado em 28/05/2020 às 19:26Atualizado em 18/12/2022 às 06:41
Compartilhar

NOVO ESCÂNDALO DO LIXO

Operação da Polícia Federal tirou da cama dois secretários municipais, servidores da Prefeitura e gestores de empresas prestadoras de serviço de limpeza pública. Por volta de 6h os agentes da PF já estavam em ação para cumprir mandados de busca e apreensão na casa dos investigados, simultaneamente.

Na casa de um secretário foram apreendidos agendas, documentos, computadores e celulares. Não houve condução coercitiva.

Na casa do outro secretário foram apreendidos reais de dólares, além de documentos e celular.

Segundo o Delegado da Polícia Federal que conduziu a operação, foram apreendidos mais de R$ 70 mil nos diversos endereços “visitados” pelos agentes.

O ALVO DA INVESTIGAÇÃO

Os mandados foram expedidos por determinação do juiz Ricardo Cavalcanti Motta, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Uberaba, que preside a ação criminal de iniciativa do Ministério Público. O foco seriam denúncias feitas há cerca de dois anos por Vicente Araújo Souza Neto, envolvendo irregularidades na contratação de empresa de coleta de lixo na cidade.

TENTAÇÕES

Coincidentemente, o Jornal da Manhã publicou nesta quinta-feira um artigo do juiz Ricardo Motta com o título “Tentações”. Vale a leitura.

ESQUEMA ANTIGO

As primeiras apurações indicam que o esquema de fraudes envolvendo a coleta de lixo já vem de longa data, desde os tempos em que a Limpebras era a prestadora do serviço de coleta de lixo. Porém, a partir da licitação realizada em 2018, a vencedora LARA teria dado continuidade ao esquema, mantendo a terceirização do serviço de capina e varrição de rua a pelo menos uma empresa, que teria como “testa de ferro” o sobrinho (S.R.) de um dos secretários investigados.

COMO FUNCIONOU

Como funcionava o esquema: as empresas terceirizadas para capina, limpeza de bueiros e varrição seriam indicadas pelo secretário, sendo subcontratadas a “peso de ouro”.

Além disso, informações dão conta de que a medição do serviço de capina e varrição não correspondia ao efetivamente prestado, gerando superfaturamento. Com esse expediente, o esquema teria movimentado milhões de reais, enriquecendo os envolvidos de forma ilícita.

Na época da denúncia feita por Vicentinho Araújo, Alternativa publicou todas as informações sobre o caso que agora está tendo os desdobramentos na esfera judicial. Demorou, mas…

MUITO MAIS

Extraoficialmente comentou-se que foi autorizada a quebra dos sigilos bancário e telefônico dos investigados. À primeira vista, a movimentação financeira de servidores e secretários seria incompatível com os rendimentos declarados à Receita Federal. Consta que já teriam sido identificados depósitos graúdos, alguns deles feitos em espécie.

EXPEDIENTE SUSPENSO

Durante toda a manhã os servidores foram impedidos de entrar no prédio da Prefeitura da avenida Dom Luiz Santana, onde os agentes da PF também cumpriram mandados de busca e apreensão de documentos. Além das secretarias de Serviços Urbanos, Governo, Fazenda, os agentes fizeram busca no gabinete do prefeito Paulo Piau.

O expediente só foi restabelecido à tarde.

FAKE NEWS

Muita conversa fiada circulou pela manhã. Chegaram a dizer que um secretário havia sido preso. Mentira.

Outro boato envolveu busca em apreensão na casa do prefeito Paulo Piau. Não teve nada disso.

Durante todo o dia quem contou “um conto” aumentou vários pontos...

COMO FICAM?

Ainda não há confirmação sobre o destino dos dois secretários e dos servidores investigados criminalmente no chamado “escândalo do lixo 2”. Até o início da noite o prefeito Paulo Piau não havia se manifestado sobre eventual afastamento deles dos cargos que ocupam na PMU. Mas deveria, no mínimo, afastar os investigados até que sejam apurados devidamente todos fatos objeto da denúncia na esfera criminal. Aliás, já deveria ter feito isso lá atrás, quando o assunto veio a público, antes de instaurado o inquérito e oferecida denúncia pelo Ministério Público. Poderia ter evitado mais este desgaste.

SURRA NA PMU

Não bastasse toda essa confusão envolvendo a Operação Monturo, o ex-vereador Edmilson Doidão levou uma baita surra na porta da Prefeitura na manhã desta quinta-feira. Ele teria tomado o celular das mãos de cidadão que estava filmando a ação da Polícia Federal. Seus colegas reagiram, recuperaram o celular e ainda deram chutes, socos e pontapés no Doidão. Confira as imagens no vídeo acima.

SEXTA DE CARREATAS

Dia hoje será de carreatas em protesto contra a decisão judicial que derrubou o Decreto 5555. Com concentração marcada para as 15h na Praça Por do Sol, os empresários do segmento de academias sairão em carreata pelas ruas da cidade até o Fórum da Justiça Federal, defendendo que “academia é um serviço tão essencial quanto outro qualquer”.

Outra manifestação semelhante está programada por lojistas para o mesmo horário, pedindo a reabertura do comércio e a retomada da atividade econômica em Uberaba.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por