ALTERNATIVA

Comércio ignora decisão judicial e segue normas do decreto suspenso

Lídia Prata
Publicado em 27/05/2020 às 20:16Atualizado em 18/12/2022 às 06:37
Compartilhar

CADA UM POR SI

Nem todo o comércio local acatou a decisão judicial que impediu a reabertura das lojas. Nesta quarta-feira, os dois shopping centers da cidade funcionaram normalmente. Logo pela manhã, o Shopping Uberaba divulgou nota destacando que continuará cumprindo os decretos municipais, obedecendo às regras sanitárias de prevenção e combate ao coronavírus. Ressaltou ainda que, mesmo com recursos pendentes de análise em instância superior, assim permanecerá até que haja intimação oficial do Judiciário ou seja editado novo decreto.

O Praça Shopping seguiu a mesma linha e funcionou desde o meio dia desta quarta-feira.

GENTE POR TODO LADO

Quem circulou pelo centro da cidade na tarde desta quarta-feira observou uma movimentação intensa de pessoas. Parecia um formigueiro humano. Lojas abertas, algumas com barreiras, mas a maioria apenas exigindo o uso de máscaras e disponibilizando álcool em gel para sua clientela. Nas principais ruas de comércio nos bairros a cena se repetiu, com clientes adentrando as lojas normalmente.

Não se pode dizer que foi um ato de desobediência civil, até porque a decisão judicial que suspendeu os efeitos do Decreto 5555 saiu no final da tarde, início da noite de terça-feira. Podem alegar que não tiveram conhecimento do fato.

O que pode acontecer agora? Difícil prever, diante desse quadro inusitado que estamos vendo em Uberaba.

MOBILIZAÇÃO VIRTUAL

Pelas redes sociais, lojistas estão mobilizando a comunidade para manifestação de protesto contra a decisão judicial que suspendeu os efeitos do Decreto 5555. Querem mostrar a indignação da categoria e, ao mesmo tempo, pedir que o juiz reveja sua decisão para permitir que os comerciantes possam trabalhar em paz, mediante a adoção de medidas de segurança e prevenção ao coronavírus. Ao que tudo indica, uma carreata está programada para amanhã, com direito a pit stop nas imediações do estádio Uberabão, onde se localiza o Fórum da Justiça Federal.

Resta saber se o juiz federal estará trabalhando no local ou em home office.

VALE TUDO

Pela reabertura do comércio e consequente retomada da atividade econômica na cidade, grupo de empresários criou um abaixo-assinado digital para tentar sensibilizar o Ministério Público Federal. Vejam o que alegam: “Como comerciantes, prestadores de serviços e consumidores conhecemos os reais riscos que a pandemia oferece para todos nós, porém os danos econômicos já se mostram tão grandes, ou até piores que a própria Covid-19. Por isso, nós nos comprometemos a seguir a reabertura gradual com todas as medidas de segurança, fazendo com que economia e saúde conversem entre si, chegando em um equilíbrio, assim como esperamos que a PMU e o MPF alcancem equilíbrio semelhante em suas decisões”.

OUTRA FRENTE

Na outra frente desta batalha, a Prefeitura tenta reverter a decisão judicial de primeira instância manejando recurso ao Tribunal Regional Federal. A tese defendida pelo Município tem sido recepcionada em processos semelhantes, nos quais o TRF derrubou liminares dadas juízes contra decretos editados por prefeitos em seus respectivos municípios.

PONTO FINAL

Academia Vida & Saúde divulgou comunicado sobre o encerramento de suas atividades. Fechou as portas definitivamente em Uberaba.

A academia localizava-se na avenida Santa Beatriz, próximo ao Shopping Uberaba. Na nota, atribui a decisão à prolongada quarentena que foi imposta ao setor. “Nosso segmento (academia) foi considerado não-essencial pelos nossos governantes. E. com isso, será uma das últimas atividades a voltar a funcionar. Ainda assim, quando voltar, terá de cumprir regras extremamente rigorosas de controle, o que fará com que o número de frequentadores seja menor em relação ao funcionamento normal. Todo negócio precisa ter um equilíbrio entre receita e despesa e, neste cenário, poucos sobreviverão” - diz o comunicado.

NOVO NORMAL

Circo Khronos vai poder finalmente apresentar seus espetáculos aos uberabenses, pelo novo estilo dos tempos de pandemia: drive in. Todo mundo dentro do carro, assistindo ao espetáculo em segurança. Estreia será amanhã. Aleluia!!!

FORA DE CIRCULAÇÃO

Nos últimos 60 dias, o número pessoas retiradas das ruas em Uberaba saltou de 89 para 131, e tende a aumentar com a queda nas temperaturas. Segundo o secretário Marco Túlio Cury, boa parte dessas pessoas deixou a rua com medo de morrer por coronavírus. Mas, agora, o frio está apertando e a população aciona a SEDS para recolhê-los. Detalhe: todos os recolhidos nas ruas da cidade têm celular próprio. Pois é.

MODUS OPERANDI

Se as temperaturas mais baixas esquentam seu coração, aqui vai o apelo do secretário de Desenvolvimento Social, Marco Túlio Cury: não dê cobertor, nem comida a moradores de rua. Acione a Ronda Social pelo telefone 99667-4451 para levá-los a um abrigo onde terão um teto, cama, comida, roupa limpa e tratamento digno. Cobertores e comidas devem ser doados às instituições e não aos moradores de rua.

MAIS PRA FRENTE

Delegada Sandra Wazir ainda não quer falar sobre possibilidade de disputar a eleição majoritária pelo PSDB. Seu nome tem sido cogitado mais fortemente pelo partido desde que Marcos Jammal decidiu se filiar no MDB, em vez de encabeçar chapa tucana na disputa para prefeito.

DOBRADINHA DO BARULHO

Nas redes sociais, especula-se uma possível dobradinha entre Antônio Neto (prefeito) e Thiago Mariscal (vice) para a disputa majoritária deste ano em Uberaba. Será?

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por