ALTERNATIVA

Velludo critica "falta de atitude" da Prefeitura para a reabertura do comércio

Lídia Prata
Publicado em 23/05/2020 às 20:53Atualizado em 18/12/2022 às 06:34
Compartilhar

MESMA LÍNGUA

Enquanto Prefeitura e Ministério Público não falarem a mesma língua, essa guerra não terá fim. Opinião foi manifestada pelo presidente da CDL Uberaba, Angelo Crema, no programa O Pingo do Jota deste sábado, desabafando que os lojistas já não aguentam mais conviver com essa angústia causada pela judicialização da reabertura do comércio em Uberaba.

O Decreto 5459/2020, que permitiu o funcionamento parcial do comércio, perde a validade neste domingo, dia 24. E até agora não há qualquer informação sobre as medidas a serem adotadas a partir da zero hora de segunda-feira. O Decreto 5459 será reeditado? Será ampliado? Essa incerteza deixa os comerciantes em pânico. Fim do mês chegando. Salários, água, luz, telefone, impostos a pagar e nenhuma luz no fim do túnel. Desgaste desnecessário e uma imposição de sofrimento aos comerciantes que beira a crueldade.

CUPIDO EM AÇÃO

Na sexta-feira, os presidentes de ACIU e CDL,entregaram um manifesto ao prefeito Paulo Piau e aos representantes do Ministério Público Federal, em nome das entidades de classe representativas do comércio local, apelando ao diálogo entre as partes para pôr fim ao processo judicial que se arrasta há mais de um mês, sem data para terminar.

“Fizemos um trabalho de cupido” - disse Angelo Crema (foto), confiando que esse manifesto resultará em final feliz entre Prefeitura e Ministério Público Federal nessa chata novela judicial. Oremos!

REGIÃO SOB CONTROLE

Não bastasse o quadro da pandemia em Uberaba ser considerado “sob controle” pelas autoridades de saúde pública, municípios da região que dependem da nossa estrutura hospitalar não têm registro de casos de coronavírus. Campo Florido, Conceição das Alagoas, Pirajuba, por exemplo, estão livres da doença, o que por si só revela que não há perspectivas de sobrecarga na utilização dos leitos de UTI e enfermaria no Hospital Regional a curto prazo.

Aliás, o boletim epidemiológico divulgado às 18h deste sábado, revela que a taxa de ocupação dos leitos exclusivos para pacientes de coronavírus está abaixo de 10%.

Esperar mais para reabrir o comércio não faz sentido. O setor já deu sua contribuição, ficando praticamente 60 dias parado. Já deu tempo mais que suficiente para a rede hospitalar se adequar e para as ações de enfrentamento ao coronavírus mostrarem sua eficiência.

DE VOLTA

Em Belo Horizonte, o prefeito Alexandre Kalil já permitiu a reabertura do comércio a partir de segunda-feira. E olha que Kalil foi aquele prefeito que baixou decreto para multar pessoas sem máscaras nas ruas, diante da alta incidência de casos do coronavírus na capital. Pois é. Até lá o comércio já vai voltar a trabalhar. E aqui, nada!

UBERLÂNDIA PRONTA

Assim como em BH e outras várias cidades brasileiras, a vizinha Uberlândia também se prepara para a reabertura dos seus shopping centers. Semana que vem tudo volta ao normal. Ou melhor, ao novo normal, porque as medidas restritivas terão de ser obedecidas e as responsabilidades compartilhadas.

O QUE FEZ SÃO JOSÉ

Em São José dos Pinhais, interior do Paraná, o quadro do coronavírus é semelhante ao de Uberaba, com poucos casos confirmados em relação à sua população. O Shopping São José também foi autorizado a reabrir as portas, mediante a adoção de medidas de segurança muito parecidas com as propostas pelo Shopping Uberaba. Além de aferição da temperatura corporal de clientes e funcionários das lojas, obrigatoriedade do uso de máscaras e de instalação de barreiras, proibiu a entrada de pessoas do chamado grupo de risco (adultos com 60 anos ou mais, gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças menores de 12 anos), e o uso de elevadores foi limitado a pessoas com dificuldades de locomoção. Prova de roupas, sapatos, acessórios está igualmente proibida.

TENDÊNCIA

A propósito, a Renner anunciou nesta sexta-feira o fechamento dos provadores nas suas lojas espalhadas pelo Brasil. Podem apostar: esta será uma tendência no novo normal em tempos de coronavírus.

ADEUS UBERABA

Quando o Shopping Uberaba reabrir suas portas, o espaço ocupado pela Fujioka estará vazio. A empresa fechou suas portas e foi embora de Minas Gerais, em definitivo, de acordo com informação do superintendente Guilherme Vilela.

SE EU FOSSE VOCÊ…

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota deste sábado, o empresário Roberto Velludo (foto) disse que se já fosse o prefeito de Uberaba nesse momento angustiante do coronavírus tomaria uma atitude. Sentaria com o Procurador federal para acharem uma solução, permitindo a retomada da atividade econômica.

Para Roberto Velludo, está “faltando atitude” na solução desse impasse em torno do comércio. Ele conta que, no caso específico da construção civil, segmento em que ele atua, o quadro é desesperador: ninguém vende nada há 60 dias.

“Meu medo é que quando o comércio puder reabrir as portas os comerciantes não consigam mais reabri-las” - disse Roberto, que é o pré-candidato do PDT a prefeito.

MUITO LENTO

Roberto Velludo criticou também a lentidão do Governo federal em adotar medidas de socorro ao empresariado brasileiro. Citando o exemplo da França, ele defendeu a criação de um fundo de aval para socorro às empresas, com 24 meses de carência e 36 meses para pagamento das parcelas, com respaldo do Tesouro nacional.

PODE VIR QUENTE…

“Lerim pode vir que estou preparado para disputar com ele ou com qualquer outro” - garante Roberto Velludo. Confirmando o que o presidente do PDT/Uberaba já vem sustentando, Roberto descarta a possibilidade de ver Lerim como companheiro de partido. “Ele não está filiado no PDT. Lerim deve ficar no PMN, que é um partido do tamanho que ele precisa para ser candidato a deputado em 2022. Mas, se quiser vir apoiar minha pré-candidatura, pode vir que será bem vindo” - disparou Roberto Velludo. E ainda brincou: “Lerim seria até um bom vice”.

SEM LAMBANÇA

De acordo com o advogado Jacob Estevam, não há a menor possibilidade de troca de comando no PDT/Uberaba por conta dessa confusão envolvendo a filiação de Lerim. Ao contrário do que aconteceu em 2016, quando o partido amanheceu sob seu comando e anoiteceu nas mãos de Fahim Sawan, Jacob diz que a Executiva estadual aprendeu com o episódio envolvendo Fahim. “Existem muitos aproveitadores por aí, que fazem promessas ao partido, mas só querem o dinheiro do fundo eleitoral para projetos pessoais. O Lerim teve as contas de campanha do PSB rejeitadas pelo Tribunal Eleitoral e agora quer fazer a mesma lambança no PDT. Não vai não” - garante Jacob.

PANELA DE PRESSÃO

Aliás, ainda no programa O Pingo do Jota, Roberto Velludo denunciou a “pressão da máquina” para esvaziar o apoio ao seu nome. Segundo ele, alguns partidos estão sendo ameaçados com a perda de cargos na Prefeitura. E voltou a enfatizar que o PDT não está, nem estará na base do governo Paulo Piau: “Somos oposição ao sistema de administração que está aí. É preciso mudar o tipo de gestão na Prefeitura para baratear custos, atender melhor o cidadão e valorizar os servidores”.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por