JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 05 de junho de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

ALTERNATIVA

Confinamento aumenta descarte irregular em Uberaba

21/05/2020 - 19:03:49. Última atualização: 24/05/2020 - 22:42:52.

TRABALHO APROVADO
Instituto de Pesquisas Percent ouviu 400 uberabenses entre os dias 1º e 3 deste mês para avaliar o desempenho do governo Paulo Piau nas ações de enfrentamento ao coronavírus.
Com margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos, o resultado mostra que 51% dos entrevistados avaliam como ótimo ou bom o trabalho que vem sendo feito para combater a pandemia em Uberaba. Outros 37% consideram o trabalho apenas regular, enquanto 10% alegam que é ruim ou péssimo. Dois por cento não souberam ou não responderam à pergunta.

POSTURA COERENTE
Analisando o resultado da pesquisa, o gestor do Instituto Percent, Luiz Cláudio Campos, acredita que a população está percebendo que a postura do prefeito Paulo Piau está em sintonia com as orientações da Organização Mundial de Saúde. E destaca: “O prefeito tem se colocado de maneira firme e equilibrada, sempre presente, salientando a seriedade da pandemia, agindo em sintonia com as orientações técnicas e científicas que a maioria da população endossa. Tanto que é notória a reprovação da maioria da população à conduta oposta do Presidente da República no combate ao coronavírus, como revelam as pesquisas nacionais”.


E AS MÁSCARAS?
O Instituto Percent perguntou também aos entrevistados se aprovam a abertura do comércio com as regras de distanciamento social e uso de máscaras. O índice de aprovação bateu a marca de 63%, contra 33% que disseram ser contra, e 4% que não souberam ou não responderam.
Com relação às medidas adotadas, 47% disseram que estão bem informados, outros 42% alegaram estar relativamente informados e apenas 11% se julgam pouco informados.

INCOMPETÊNCIA LEGAL
Procurador Geral Paulo Salge protocolou ontem petição na qual sustenta a incompetência da Justiça Federal para processar e julgar a ação civil pública que busca impedir a retomada da atividade econômica em Uberaba.
Na petição, o Município alega que a competência para definir as medidas de enfrentamento do coronavírus é do Prefeito, conforme decidido pelo Supremo Tribunal Federal, recentemente. Fala, inclusive, que não cabe à União, por meio do Ministério Público Federal, “usurpar” essa atribuição. Insiste, assim, na tese de que o Judiciário Federal está extrapolando suas funções.

CADA UM NA SUA
Embora elaborada em linguagem elegante, como é do feitio do Procurador Paulo Salge, sua argumentação bate pesado contra o que chama de “intromissão do Judiciário no Executivo”, sustentando que a ação civil pública busca “abstrair a autonomia do gestor, inclusive, com engessamento de atitudes administrativas e imposição não amparada por lei, ao agente político legitimamente eleito para tais prerrogativas, ulcerando o princípio constitucional da separação e independência dos Poderes”.

HAJA ENTULHO
Pelo visto, em tempos de confinamento imposto pela pandemia, os uberabenses estão “faxinando” as casas com muita disposição. O volume de entulhos descartados irregularmente cresceu em torno de 25% de março para cá. Foi o que revelou o secretário de Serviços Urbanos, Toninho Oliveira, em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quinta-feira. “Estamos perdendo a guerra contra o descarte irregular. Recolhemos mais de 6 mil toneladas de sofás, geladeiras, fogões e todo tipo de entulho descartado em áreas públicas, mensalmente” – revelou Toninho.

FALTA POUCO
A propósito, o secretário Toninho Oliveira adiantou que o Cemitério Park está quase pronto e deve iniciar as operações em junho. Mas o crematório, por exemplo, deve ficar para uma segunda etapa, pois o contrato prevê prazo de 5 anos para a sua implementação.
Assim que o Cemitério Park abrir as portas o Medalha Milagrosa (Candongas) será desativado, com consequente remoção dos restos mortais para o novo campo santo. Mas o esquema para essa remoção ainda não está totalmente definido.

ASFALTO NOVO
Cerca de 160 ruas da cidade já foram contempladas este ano com o programa de recapeamento asfáltico. Bairros como Grande Horizonte, Chica Ferreira, Valim de Melo, Jardim Triângulo, Vila Arquelau estão entre os que receberam o benefício. Na semana que vem, o Recape chegará ao Parque das Américas.

SÓ DEUS SABE
Salário do funcionalismo municipal será liberado no quinto dia útil de junho, de acordo com o secretário de Finanças, Wellington Fontes. “Por enquanto estamos conseguindo cumprir o compromisso feito pelo prefeito Paulo Piau com os servidores. Mas de junho para frente só Deus sabe o que vai acontecer” – declarou o secretário, analisando que a queda na arrecadação do município gira em torno de 26% com a paralisação da economia provocada pela pandemia.
 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia