ALTERNATIVA

Abusos sexuais de menores tendem a aumentar durante isolamento social, revela promotor

Lídia Prata
Publicado em 18/05/2020 às 20:01Atualizado em 18/12/2022 às 06:24
Compartilhar

CHURRASCO DE CORONA

Não se falou em outra coisa senão o “churrasco do corona” em condomínio de luxo, que resultou em cerca de 10 pessoas infectadas ou sob suspeita de terem contraído a doença. Mas o assunto ganhou visibilidade por envolver pessoas de padrão financeiro elevado. Fosse o churrasco na periferia – onde as aglomerações estão cada dia mais frequentes – não teria a mesma repercussão.

No fim de semana, não faltou quem reclamasse de vizinhos fazendo “festa” no quintal, com cerveja e churrasco para reunir amigos e familiares. É muita gente “brincando com fogo” em plena pandemia.

ONDE FOI?

Síndico de condomínio de alto padrão na cidade acionou a colunista na manhã desta segunda-feira querendo saber quem fez o tal churrasco. Supostamente a festa teria ocorrido naquele condomínio, ou no condomínio homônimo ao lado. Contou que naquele condomínio os registros de entrada e saída de pessoas não revelam movimento anormal no fim de semana passado. Segundo ele, apenas circularam por lá os moradores, seus familiares e os amigos que costumeiramente frequentam o local.

Vale ressaltar que a Covid-19 não se manifesta no dia seguinte à contaminação. Há um período de incubação da doença, estimado em 14 dias. Portanto, não basta conferir os registros da semana passada. Além disso, nada impede que os contaminados sejam moradores do próprio condomínio, vizinhos e/ou parentes.

O certo é que cabe aos organizadores do tal churrasco prevenirem os vizinhos que estão com a doença, para evitar a disseminação do coronavírus a torto e a direito pela cidade.

DE HERÓI A VILÃO

Oftalmologista que trabalha na URS São Cristóvão postou no grupo de whatsapp que enfrenta uma situação delicada, pois, mesmo estando assintomático, por iniciativa própria, fez o teste para o corona e o resultado foi positivo. “Além da preocupação real com as consequências deste resultado, estou me deparando com as consequências sociais e profissionais de mentiras que tiveram origem dentro da Secretaria municipal de Saúde, relacionando meu nome à participação irresponsável em festa, como churrasco, que afirmo não ter participado.” Segundo ele, durante o período de isolamento social continuou atendendo os casos de urgência, assim como frequentou a unidade pública de saúde, onde presta atendimento. “Passei várias horas junto com colegas no Call Center, mas o que conta é uma participação inverídica em um churrasco, como fonte única da infecção. Portanto, colegas da Saúde, de herói a vilão, basta um resultado de Covid positivo” – desabafou.

FESTA DA PADROEIRA

Depois de vermos nossa ExpoZebu ser cancelada por causa da pandemia do coronavírus, agora seremos privados, também, da festa em louvor a Nossa Senhora da Abadia. Lamentável!

TODOS POR UM

Ex-presidente da Aciu, Manoel Rodrigues Neto fez os cálculos e chegou ao índice de letalidade de 0,0014% causada pelo coronavírus em Uberaba. Veja o raciocíni “são 5 óbitos divididos por 350 mil habitantes”. Defensor do afrouxamento das medidas de isolamento social, Manoel ressalta: “Cada vida é importante, mas a paranoia criada em torno disso está nos conduzindo a efeitos colaterais infinitamente mais prejudiciais e letais”. E adverte: “Preparem-se para ver muitos morrerem desempregados e morando nas ruas, criminalidade crescente e aumento de doentes por ansiedade, medo e causas semelhantes”.

NA ATIVA

A propósito, os atendimentos nos postinhos de saúde do município não pararam durante a pandemia. Mas estão limitados a casos de urgência. Nesse período de isolamento social, as unidades de maior movimento foram a Álvaro Guaritá, no Valim de Melo; a UMS Aluízio Prata, no Elza Amui; e as unidades de saúde da família do conjunto Uberaba I, Parque São Geraldo e Parque das Américas. Ou seja, os bairros mais afastados registraram maior procura por atendimento emergencial.

AS MAIS MAIS

Os registros de atendimentos na rede pública de saúde apontam no topo do ranking as arboviroses, seguidas por cefaleia, crises hipertensivas e descompensação diabética, doenças respiratórias, dores abdominais, e alergias. Claro que não se pode dizer que sejam consequência do isolamento social, mas que dá para supor uma relação de causa-efeito em grande parte desses males queixados pela população, isso dá.

CONTAGEM REGRESSIVA

Pré-candidata a prefeita pelo Solidariedade, a empresária Elisa Araújo participou da sua última reunião de diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais na tarde desta segunda-feira.

No dia 25 ela transmite o cargo de presidente da Regional Vale do Rio Grande ao seu sucessor, José Arlênio Veneziano. A partir do dia seguinte, estará liberada para cuidar da sua pré-campanha.

O QUE NOS ESPERA

A propósito, o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe (foto), é o convidado da Adesg na live marcada para às 14h, para discutir o caminho para o desenvolvimento e a recuperação econômica pós-pandemia. Transmissão será pelo facebook (@adesgtriangulo), YouTube e WebTV Fiemg. Imperdível!

CENÁRIO PREOCUPANTE

Promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude, André Tuma, revelou preocupação com o isolamento social prolongado imposto pelo coronavírus. Segundo ele, os dados apontam que a maior parte dos abusos praticados contra crianças ocorre justamente dentro de casa. Com as pessoas ficando mais tempo confinadas na residência, há maior contato dos abusadores com as vítimas.

PERFIL RECORRENTE

Ainda segundo o Promotor André Tuma, a maioria das vítimas de abuso sexual por parte de pedófilos tem menos de 12 anos. As meninas constituem a maior parcela, pois são mais fáceis de serem enganadas pelos abusadores.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por