ALTERNATIVA

José Renato Gomes entra na disputa pela indicação do MDB a prefeito

Lídia Prata
Publicado em 17/05/2020 às 19:58Atualizado em 18/12/2022 às 06:21
Compartilhar

PRA VALER

O que até então não passava de especulação agora é pra valer: o secretário de Desenvolvimento Econômico José Renato Gomes colocou seu nome à disposição do MDB para disputar a sucessão do prefeito Paulo Piau. “Coloquei meu nome para a apreciação do partido e estou pronto para assumir a candidatura”, confirma José Renato. Vai além: “Acredito que tenho o melhor perfil para assumir essa responsabilidade, pois vejo que a geração de empregos será ainda mais importante daqui pra frente. Eu já vinha recebendo centenas de mensagens de diversos segmentos me perguntando sobre a minha disposição de disputar as eleições. Assim, se entenderem que posso somar, vamos dar sequência”.

Embora tenha um bom trânsito no meio empresarial, José Renato não faz o tipo “popular”. Mas ele diz que isso não o incomoda, nem é um problema, caso seu nome seja confirmado com o candidato do MDB a prefeit “Creio que mais de 80% dos pré-candidatos a prefeito ainda não são conhecidos da população, o que coloca todos em pé de igualdade”.

RESPEITO ACIMA DE TUDO

“Sou uma pessoa de grupo. Respeito todos os demais postulantes, dentro e fora do partido” - frisa José Renato, lembrando que não pretende “tratorar” seus concorrentes internos no MDB. Aliás, quem trabalha com ele na Secretaria de Desenvolvimento Econômico sempre destaca o respeito que José Renato tem pelos comandados. É o tipo do líder que não se apropria do trabalho alheio para se promover, nem procura ofuscar o brilho do talento das pessoas ao seu redor.Todos são valorizados pelo que produzem. Tanto é que a Sedec hoje é a pasta com o maior número de colaboradores em evidência na mídia, como no caso de Raquel Resende (do Parque Tecnológico), Anne Roy, Fúlvio Ferreira, Elder Arcega (do Sine e Sala do Empreendedor), dentre outros que compõem o time.

CHEGA DE COMER POEIRA

Egresso da iniciativa privada, a primeira experiência de José Renato Gomes no setor público veio com o convite feito pelo prefeito Paulo Piau para ele comandar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. José Renato costuma dizer que cresceu escutando que Uberaba perdia espaço político, perdia um investimento atrás do outro. “Assisti nossa vizinha deslanchar. Fábricas e mais fábricas eram sempre direcionadas para lá. Lógico que tivemos outras tantas conquistas, mas eu sempre me perguntava: por que motivo isso acontece? O que falta a Uberaba? Sei que perder um investimento faz parte do jogo, mas perder sem lutar não é admissível. Ao chegar à Secretaria de Desenvolvimento Econômico percebi que era possível pararmos de comer poeira”. E de fato paramos.

CARTA DE ALFORRIA

Dentre as principais medidas tomadas por José Renato Gomes nesses quase oito anos no comando da Sedec, ele destaca o aprimoramento da Lei de Incentivos, que, aliás, rendeu a Uberaba o prêmio Sebrae “Prefeito Empreendedor” e tornou-se modelo para vários outros municípios. “Mas, de que adiantaria uma nova lei se os nossos 3 distritos industriais pertenciam ao Estado? Quem mandava era a Codemig. Enfrentamos 4 anos de negociação para conseguirmos a gestão dos distritos. Estava ali a “carta de alforria” do desenvolvimento econômico de Uberaba. Passamos a mandar no nosso nariz. Por que isso foi importante? Porque quem vai investir quer agilidade para liberar uma área para o seu empreendimento, quer segurança jurídica. Passamos a oferecer isso a eles”.

Com uma lei de incentivo atrativa, áreas industriais liberadas para a Prefeitura e o comando da gestão, o passo seguinte foi divulgar Uberaba pelo país e pelo mundo afora - conta José Renato. “E deu certo. Uberaba nunca recebeu tantas conquistas em toda a sua história, apesar de todas as crises que enfrentamos nesses últimos sete anos” - ressalta o secretário. Dentre essas conquistas, certamente estão o CD da Mosaic (conquista que demandou muito suor e argumentos) e a fábrica da Cervejaria Petrópolis, o maior investimento privado das últimas décadas conquistado por nossa cidade.

NOVOS DESAFIOS

De repente, o mundo inteiro teve de tirar o pé do acelerador por conta dessa pandemia do coronavírus. E, óbvio, a economia do município sofre os impactos das medidas de isolamento social impostas para tentar brecar também a incidência da doença. “Vamos ter pela frente um outro grande desafi a recuperação de empresas, a criação de empregos e teremos de lutar ainda mais por novas conquistas” - analisa José Renato Gomes.

AFINIDADE VERDADEIRA

“Formei com o prefeito Paulo Piau uma dupla de ataque. Fizemos muitos gols. Temos outras partidas começando agora, jogos em andamento e outros na prorrogação” - brinca o secretário, agora pré-candidato, contando que tem uma enorme afinidade com o “chefe”.

“Não conheço ninguém com tanta disposição para o trabalho, inteligência, sensibilidade e respeito às pessoas. Se o time estiver motivado, ele não se cansa. E sabe abastecer o time com entusiasmo” - arremata José Renato.

CORONA CHEGA NA PREFEITURA

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota deste sábado, o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, confirmou o que se comentava nos bastidores desde a noite anterior. Ex-ocupante de cargo de confiança na Prefeitura testou positivo para o coronavírus, mas continuou circulando normalmente pelo Centro Administrativo. Levou uma bronca do secretário, a quem o paciente ainda perguntou: “como é que você ficou sabendo?”

ISOLAMENTO IMEDIATO

Ouvido pela coluna, o ex-ocupante de cargo de confiança revelou que fez o teste pela manhã e dirigiu-se até sua fazenda. No retorno, passou na Prefeitura, onde encontrou o secretário Iraci Neto e a médica Cristina Barata que o informaram sobre o resultado positivo do exame. Até então ele não sabia que estava com coronavírus, pois só apresentou tosse seca. Não teve febre nem qualquer outro sintoma da doença. Imediatamente após tomar conhecimento do resultado positivo, ele conta que retornou à sua residência, onde permanece em isolamento total.

Seu estado de saúde é estável e ele passa bem.

TESTES NEGATIVOS

Família do ex-assessor da Prefeitura passou por teste, mas todos os resultados foram negativos.

NA TORCIDA

Amigos de Rodrigo Franco estão na torcida para que ele assuma o cargo de secretário de Estado de Meio Ambiente. Com a demissão do titular na sexta-feira, o subsecretário Rodrigo Franco está no páreo.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por