ALTERNATIVA

Dez pessoas confirmadas com Covid-19 depois de participarem de churrasco em condomínio

Lídia Prata
Publicado em 16/05/2020 às 20:42Atualizado em 18/12/2022 às 06:21
Compartilhar

ISOLAMENTO SOCIAL IGNORADO

Dez pessoas que participaram de um churrasco realizado num condomínio fechado de Uberaba testaram positivo de ter contraído a Covid-19. Outros estão sob suspeita de terem contraído a doença, aguardando resultado de exame. Os nomes estão sendo preservados por razões de ordem legal, mas são pessoas conhecidas na cidade, sendo um deles profissional da área de saúde.

FALTA DE JUÍZO

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota deste sábado, o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, confirmou o que se comentava nos bastidores desde a noite passada. Ex-ocupante de cargo de confiança na Prefeitura testou positivo para o coronavírus, mas continuou circulando normalmente pelo Centro Administrativo. Levou uma bronca do secretário, a quem o paciente ainda perguntou: “como é que você ficou sabendo?” Se o secretário não soubesse, será que o ex-assessor continuaria por aí ignorando os riscos de contaminar outras pessoas? Francamente.

VAPT VUPT

Ministério Público Federal não esperou o fim do prazo de cinco dias para se manifestar nos autos em que pediu a proibição da reabertura do comércio, e obteve decisão liminar favorável. Juntou a manifestação na sexta-feira, dois dias depois que o juiz Élcio Arruda deu vistas ao MP sobre a defesa e documentos juntados ao processo pelo Município.

Pelo visto, o café da manhã oferecido aos representantes do MP federal e estadual na sexta-feira, na Secretaria de Saúde, deram o resultado esperado, esclarecendo tecnicamente a situação do coronavírus em Uberaba.

NÚMEROS DO DIA

Os casos confirmados de coronavírus fecham o sábado com 100 pacientes confirmados em Uberaba. Pacientes internados são 32, mas apenas 9 confirmados e os demais com suspeita da doença. Número de óbitos não aumentou, felizmente. Mas os pacientes curados sim: já somam 62.

FISCALIZAÇÃO JÁ

Com a interdição da Praça Por do Sol, o novo “point” dos uberabenses passou a ser a Praça Magalhães Pinto, mais conhecida como “Praça do Quartel”. Como mostrou foto de capa da edição impressa deste sábado do Jornal da Manhã, o local virou palco de aglomerações constantes. Sem contar o volume de pessoas que circulam por lá sem máscaras.

GUARDA DA PRAÇA

Diante da impossibilidade (pra não dizer inconveniência) de interdição das praças da cidade, bem que a Prefeitura poderia destacar fiscais para esses locais de maior movimentação, uma espécie de “guarda da praça”, para prestar as devidas orientações aos usuários do espaço público.

CLOROQUINA NA RODA

Nas suas redes sociais, o secretário iraci Neto se posicionou sobre as notícias de que o Ministério da Saúde está preparando um novo protocolo com orientações de assistência aos pacientes de Covid-19, inclusive com liberação do uso da cloroquina e da hidroxicloroquina em casos mais leves.

Segundo Iraci, “a Secretaria Municipal de Saúde vai receber o documento com a mesma tranquilidade com que outros protocolos foram recebidos. Afinal, a decisão de aplicar, ou não, medicamentos em estudos é do profissional médico ou do corpo clínico do hospital - que se baseia na ética, na fé pública, nos princípios defendidos pela medicina. Protocolo atual (de 1º de abril de 2020) do Ministério da Saúde, que já prevê cloroquina e hidroxicloroquina em casos graves, tem sido adotado em Uberaba – seguindo, claro, as avaliações de cada situação, assim como a azitromicina e a heparina, todos medicamentos em fase de estudos”.

SEM COMPROVAÇÃO

Ainda sobre o uso da cloroquina e hidroxicloroquina, o secretário Iraci Neto pondera que “houve quem se curou, mas os quatro primeiros óbitos ocorridos na cidade, por exemplo, passaram pelo uso da cloroquina nas fases mais graves da doença. Lembro que até o momento a doença é um grande desafio, em que nenhum remédio apresentou eficácia 100%. O que sabemos com certeza é que a Covid-19 provoca alta capacidade de disseminação, é transmitida de pessoa pra pessoa, e que o distanciamento pode amenizar a propagação. Assim como o uso de máscara, por exemplo. IMPORTANTÍSSIMO: nunca use estes medicamentos sem o acompanhamento médico.”

JOGANDO A TOALHA

Já é dado como certo que o pré-candidato a prefeito pelo Patriotas, Antônio Neto, deve jogar a toalha a qualquer momento. Os rumores se intensificaram a partir do desligamento do marqueteiro Tharsis Bastos da equipe do pré-candidato.

Questionado sobre o assunto, Antônio Neto negou o fato e garantiu que está “firme e forte como nunca”.

QUEM EU QUERO NÃO ME QUER...

Por falar no Patriotas, o vereador Alan Carlos (foto) abriu seu coração no programa O Pingo do Jota deste sábado. Revelou que foi “convidado a sair” do Patriotas, porque o presidente estadual da sigla queria apenas a vereadora Denise Max como “nome forte” do partido na disputa de cadeira na Câmara.

TENTATIVA FRUSTRADA

Ao ser “dispensado” pelo Patriotas, Alan Carlos contou ter tentado filiar-se no Solidariedade. Segundo o vereador, ele conversou com o comandante do partido em Uberaba, Eduardo Palmério, mas o SDD não quis acolhê-lo. Por isso, filiou-se no MDB, que lhe abriu as portas.

CASA CHEIA

Reconhecendo que o MDB tem uma quantidade enorme de candidatos à reeleição e que essa “robustez” poderá ser um problema, o vereador Alan Carlos acredita que o partido fará 4 vereadores na próxima legislatura. Aliás, Alan espera ser um deles.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por