ALTERNATIVA

Comércio terá novo horário a partir de segunda-feira

Lídia Prata
Publicado em 08/04/2020 às 21:29Atualizado em 18/12/2022 às 05:31
Compartilhar

NOVO HORÁRIO

O horário de funcionamento do comércio a partir de segunda-feira será das 9h às 17h. Foi o que ficou definido em reunião entre Prefeito e representantes das associações de classe locais e será objeto de novo decreto a ser publicado no Porta Voz ainda hoje. Nas estações do BRT com maior demanda, no centro, haverá um fiscal para barrar o acesso de usuários sem máscara nos ônibus, segundo informa o superintendente de Transporte Coletivo, Claudinei Nunes. Além disso, para evitar superlotação nos veículos, as concessionárias se comprometeram a colocar mais 30 ônibus em circulação nas linhas convencionais. Somente poderão ser transportados passageiros sentados. Claudinei ressalta que toda a operação será monitorada Junto às empresas nos terminais e em pontos estratégicos, através de fiscais da Prefeitura e das empresas, para atender à quantidade de pessoas por ônibus e o uso de máscaras por todos.

COMO FAZER?

Reabertura do comércio na segunda-feira ainda está cercada de incertezas e dúvidas. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota, hoje de manhã, o secretário de Saúde voltou a frisar a necessidade de instalação de barreiras físicas para impedir o acesso de clientes às lojas. O atendimento terá de ser feito do lado de fora, ou por telefone, ou internet - reforçou Iraci Neto. Mas há casos e mais casos a serem considerados, como o das lojas de tecidos, por exemplo. Como será possível vender tecido sem a presença física do cliente no interior da loja, vendo as opções para fazer sua escolha? Impossível.

No mesmo caso estão os móveis e objetos de decoração.

ARROCHO DA FISCALIZAÇÃO

Por outro lado, uma reunião na Prefeitura que terminou há pouco foi feita para definir os parâmetros da fiscalização ao descumprimento das normas estabelecidas no decreto que permite a reabertura do comércio, na segunda-feira. A ordem dada pelo prefeito aos fiscais é não perdoar nada. Além de multa e cassação de alvará, quem descumprir as determinações poderá até ser enquadrado no Artigo 268 do Código Penal, que criminaliza o ato de facilitar a transmissão de doenças contagiosas.

PASSO ATRÁS

Voltando à entrevista do secretário Iraci Neto ao programa O Pingo do Jota, ele deixou claro que essa flexibilização das medidas para permitir a reabertura do comércio poderá ser revista a qualquer momento, caso o cenário do surto de coronavírus assim o exija. Aliás, se houver abuso por parte dos lojistas e da população, nada impede que o Poder Público volte atrás e determine um novo isolamento social, ainda mais rigoroso.

A vizinha cidade de Patos de Minas foi uma que voltou atrás e determinou novo fechamento do comércio, depois que os casos da Covid-19 explodiram lá.

ABRIR PRA QUÊ?

Quando indagado sobre os procedimentos a serem adotados pelos lojistas do Calçadão, o secretário de Saúde foi taxativ “É melhor eles nem abrirem as portas”. O perfil dos produtos comercializados no Calçadão pode gerar aglomeração, e é exatamente isso o que se quer evitar nesse momento.

É uma situação complicada, pois tal e qual outras lojas de rua, seus proprietários dependem das vendas para sobreviver. Se uns poderão abrir as portas, por que os comerciantes do Calçadão não? Que se estudem medidas preventivas específicas para que eles também possam ganhar o seu pão.

PALAVRA DE ORDEM

Nome respeitado no meio jurídico em São Paulo, o advogado tributarista uberabense Marcelo Guaritá sugere aos empresários que façam caixa, pois não se sabe o que virá por aí, no pós-coronavírus. Precisando ou não, o empresário deve recorrer a todos os benefícios que o Governo está oferecendo, especialmente as postergações dos tributos federais, FGTS etc. “Muitos empresários se sacrificam para pagar tudo agora, com medo de virar uma bola de neve lá na frente em caso de inadimplência. Mas é preciso lembrar que a maioria dos tributos incide sobre o faturamento das empresas. O faturamento vai cair, e os tributos idem. Então ele não terá um desembolso tão grande”. E mais: o empresário deve se informar diariamente para enfrentar essa turbulência. “Não é sonegar, é claro. Mas fazer tudo de forma serena, com uma boa assessoria” - ressalta.

HAJA FAKE NEWS

A primeira paciente com Covid-19 confirmada em Uberaba foi entrevistada no Pingo do Jota hoje. Já curada, a moça revelou que foi menos penoso enfrentar os 14 dias de isolamento total dentro de casa do que o preconceito manifestado contra ela nas redes sociais. Queixou-se da hostilidade e das fake news, o que abalou seu emocional a ponto de, até hoje, ela não ter ânimo para sair de casa. A moça concordou em dar entrevista ao vivo, sob condição de preservarmos sua identidade. E aconselhou os ouvintes a manterem o isolamento social para se preservarem da doença.

SINTOMAS LEVES

Já curada, a primeira paciente do Covid-19 mora em Londres e veio passar as férias com os pais, em Uberaba. Na época, nem havia lock down na capital inglesa e os casos de coronavírus eram poucos. No entanto, ao chegar em Uberaba com coriza e “dor de garganta”, o pai médico a orientou a fazer o teste em laboratório particular, que confirmou o diagnóstico. No caso dela, a doença foi leve. Seus familiares cumpriram a quarentena em casa, embora não tenham testado positivo.

EXPOZEBU INDEFINIDA

ABCZ ainda não definiu a data para a realização da Expozebu. A maior feira de gado zebu do mundo deveria começar no final deste mês, mas teve de ser adiada por conta da pandemia do coronavírus. Nesta terça-feira a Diretoria de Rivaldo Machado Borges Júnior se reuniu para discutir sobre o assunto. No entanto, a definição da nova data somente sairá no começo de maio. ABCZ quer esperar clarear esse cenário epidemiológico, até porque é um evento de grande porte, que envolve milhares de criadores no Brasil e no exterior, animais, prestadores de serviços, produtores de shows, agenda de artistas, parceiros comerciais e por aí vai.

Já a Expogenética será realizada no período de 15 a 22 de agosto, se não houver determinação contrária do Governo por conta da evolução negativa do coronavírus.

CRIATIVIDADE EM ALTA

Em tempos de confinamento, a criatividade fala mais alto. No Shopping Uberaba, as lojas de chocolates criaram um drive-thru para a venda de ovos de chocolate. A novidade começou hoje e deu o maior ibope. O drive-thru de Páscoa funcionará hoje e sábado também, das 16h às 20h, no Boulevard Gourmet (entrada pela avenida Santa Beatriz). Os produtos estão expostos em estruturas. Os clientes escolhem, retiram e pagam dentro do veículo. O estacionamento está com livre acesso, porém, o cliente deve retirar o tíquete e usá-lo para sair.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por