ALTERNATIVA

Logística confusa deixa idosos na fila da vacinação

Lídia Prata
Publicado em 01/04/2020 às 18:55Atualizado em 18/12/2022 às 05:23
Compartilhar

QUE CONFUSÃO!

Terceiro dia da campanha de vacinação de idosos em Uberaba foi marcado por uma avalanche de queixas. O alvo principal foram os postos de drive-thru,que foram tão poucos quanto o volume de vacinas a eles destinados. O resultado foram filas enormes de carros e idosos forçados a esperar até três horas sob sol quente, para receber a imunização, muitos deles sem êxito. Chega a ser desumano o que está acontecendo aqui com essa campanha da vacinação.

As doses acabaram rapidamente, ainda pela manhã, tal e qual nas duas oportunidades anteriores, porque vieram em número infinitamente menor do que o necessário. E quem não se vacinou terá de esperar a marcação de uma nova data para começar toda a peleja novamente.

OLHA A SENHA!

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura, as senhas distribuídas nos postos de drive-thru correspondiam exatamente à quantidade de doses disponibilizadas para cada um. Mas, nas filas, corriam informações dando conta de servidores mandando pessoas para casa, porque a vacina iria acabar. Maldade! Teve velhinho na fila da imunização pela terceira vez, e teve de voltar pra casa sem conseguir se vacinar.

CAIA FORA!

Não bastassem todos esses problemas, ainda teve gaiato tentando se vacinar nos postos de drive thru, mesmo não se enquadrando nos requisitos para tal. É a tal história: brasileiro adora levar vantagem em tudo.

CULPA DE QUEM?

Na verdade, quem fez toda essa confusão foi o Ministério da Saúde, que antecipou a campanha de vacinação contra a Influenza, mas não “combinou” com o fornecedor das vacinas para aumentar a produção, ou para antecipar a entrega da encomenda também. Resultad as vacinas estão sendo distribuídas por etapas aos Estados, que já não é muito organizado também, e daí para os municípios. Tudo errado. Falta de organização total. Ora, todo ano tem campanha de vacinação e o governo sabe quantos brasileiros têm mais de 60 anos de idade no país, ainda que aproximadamente. Não faz sentido marcar campanha de vacinação a conta-gotas como se vê este ano.

PRÓXIMA DATA

Essa novela da vacinação contra a gripe ainda esbarra numa logística totalmente atrapalhada. Ninguém sabe quando chegará a próxima remessa de vacinas, muito menos a quantidade de doses que virão. Sem um cronograma de datas, os idosos não têm como se programar. Quem dá sorte consegue se vacinar. Esse vai e vem de idosos em busca de vacina acaba expondo justamente o grupo de risco aos perigos de contaminação pelo coronavírus.

É O CARA

Com a desincompatibilização de Luiz Dutra para disputar as eleições de outubro, a Secretaria de Governo passa ao comando do secretário de Administração, Rodrigo Vieira. Detalhe: ao passar à condição de “supersecretário”, Rodrigo sepulta as especulações em torno de sua eventual participação nas eleições de outubro como candidato.

CHUÉ CHUÉ

Quem ouviu o programa O Pingo do J nesta manhã teve a nítida impressão de que Luiz Guaritá Neto não irá disputar a eleição para prefeito este ano. Ao ser indagado a respeito, ele simplesmente respondeu: “Já fiz minha parte e deixei o cargo de prefeito com 96% de aprovação”. Emendou dizendo que está trabalhando pela união do grupo político a que pertence, “para Uberaba continuar em boas mãos”. Luiz Neto defende que a situação tenha um candidato apenas, ao contrário do que tem dado a entender o prefeito Paulo Piau ao incentivar seus secretários a se candidatarem.

CHAPA COMPLETA

Ainda na entrevista à Rádio JM, Luiz Neto confirmou que o DEM terá chapa completa de vereadores. Mas defendeu que a eleição seja adiada para 2021, tal e qual aconteceu com as Olimpíadas do Japão.

OPINIÃO DIVERSA

Já o presidente do Solidariedade, Eduardo Palmério, tem opinião diferente, como deixou claro no programa O Pingo do J. “Espero que não seja adiada, mas a saúde vem em primeiro lugar” - disse. O SD também terá chapa completa de candidatos à Câmara, porém com uma diferença: será predominantemente feminina. Vale destacar que o SD é o único partido que tem uma mulher como pré-candidata a prefeita, que é a empresária Elisa Araújo.

QUE PAULINHO QUE NADA!

Respondendo aos que criticam a filiação de Elisa no Solidariedade, comandado pelo sindicalista Paulinho da Força em nível nacional, Eduardo Palmério foi enfático ao afirmar: “Paulinho da Força não tem influência alguma na política local. Não teve, nem terá.”

UBERABA EM TODAS

É de Uberaba a startup AstroScience, que vem ganhando destaque na mídia nacional pela impressão 3D de válvulas para respiradores artificiais. No ano passado, a startup comandada por Adriano Araújo foi convidada para representar o Brasil em um evento internacional de desenvolvimento sustentável, o MIECF – Macao International Environmental Co-operation Forum & Exhibition 2019, na China.

GÊNIOS DA TECNOLOGIA

Olha só que interessante: a AstroScience está desenvolvendo uma classe de resinas a partir da cana-de-açúcar. Trata-se de um plástico biodegradável, 100% nacional e voltado para impressão 3D, de baixo custo. Sem contar os projetos de tecnologias de grafeno para a área de manufatura.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por