ALTERNATIVA

Buzinaço faz muito barulho por nada

Lídia Prata
Publicado em 27/03/2020 às 19:35Atualizado em 18/12/2022 às 05:15
Compartilhar

CARREATA DO BARULHO

Tinha carro que não acabava mais na carreata de protesto pelo fechamento do comércio em Uberaba. Um caminhão de som puxava a fila, com palavras de ordem e de protesto, que se misturavam ao buzinaço pelas ruas da cidade. O movimento nasceu pelas redes sociais e aqui foi convocado através de whattsapp e facebook.

OUTRO CAMINHO

Pouco antes, a ACIU divulgou uma nota dizendo que não apoiava esse movimento, nem fazia parte da organização da carreata “ou de qualquer ato que tenha como objetivo pressionar as autoridades para reabertura do comércio e empresas em geral”. Na nota, a Aciu reforça sua “posição favorável ao diálogo e o compromisso de encontrar o melhor caminho para os empresários uberabenses”, com responsabilidade.

PASSO IMPORTANTE

Acabou agora a pouco a reunião entre o prefeito Paulo Piau e os representantes de entidades de classe, incluídas Aciu, CDL, Sindicomércio, Fiemg, Adesg, Sindicont, dentre outros. O diálogo já surtiu resultad o prefeito admitiu fazer uma avaliação do quadro no dia 5 de abril para ver se será possível liberar a reabertura do comércio, ainda que de forma gradativa. Por enquanto, as autoridades de saúde não aconselham essa medida, como ficou claro nas explicações passadas pela infectologista Cristina Hueb Barata aos líderes classistas. No mundo todo, já são 2,8 bilhões de pessoas seguindo orientações de especialistas e da Organização Mundial de Saúde, vivendo em isolamento social para conter o coronavírus.

JOGO DURO

Na vizinha Uberlândia, o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal jogaram pesado contra a realização de carreata. Recomendaram expressamente à Polícia Militar que tomasse as providências para evitá-la, a fim de evitar a propagação do coronavírus. E mais: determinaram a identificação criminal do responsável pelo evento, apreensão de todos os veículos utilizados na carreata, colocando-os à disposição do serviço público para ações de combate ao Covid-19, assim como relatório circunstanciado de eventuais danos causados ao patrimônio público e à sociedade, para responderem a ação civil pública. Vale lembrar que o último boletim divulgado pela Prefeitura revela que Uberlândia já registra quase 1.000 casos suspeitos de coronavírus...

MAIS UM

Em Sacramento, o Ministério Público também acionou a Polícia Militar para evitar a realização de carreata prevista para este domingo. Recomenda a apreensão dos veículos, tal e qual em Uberlândia.

OLHA O CORONA AÍ, GENTE!

Hoje, por volta de 11h, havia fila quilométrica de clientes à espera de atendimento na agência do Bradesco, na avenida Leopoldino de Oliveira. Um atrás do outro, pertinho, pertinho. Alô Vigilância de Saúde!

LEI DE GERSON

Enquanto uns se mobilizam para angariar doações para a população mais vulnerável, outros tentam tirar vantagem da pandemia. Acredite, se quiser: os telefones disponibilizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social estão recebendo ligações e mais ligações de pessoas que não se enquadram no perfil de necessidade. Das 160 ligações registradas hoje, quase a metade era de aproveitadores. Houve o registro de caso até mesmo de uma conhecida senhora da sociedade, que recebe cerca de R$ 9 mil de aposentadoria, pedindo cesta básica. Francamente! Além de não precisar do benefício, ocupa o telefone e a atendente, tirando a oportunidade de quem realmente precisa.

VÁ PRA CASA!

Nem mesmo a montanha de problemas causados pelo coronavírus tira o bom humor do secretário Túlio Cury. Falei com ele mais cedo e ele contava que vive um dilema. “Qual dilema, Túlio?” - perguntei. “Eu vivia tentando tirar os velhos de casa para se movimentarem nas praças. Agora fico pelejando para fazer os velhos ficarem em casa e eles querem ir para a praça” - contou.

UM CANTINHO PARA CHAMAR DE MEU

Por outro lado, moradores de rua estão batendo às portas das instituições sociais, em busca de abrigo, na tentativa de se protegerem do coronavírus. Instituições estão lotadas. Pois é. E pensar que antes dessa pandemia a Ronda Social tinha um trabalhão para tirar esse pessoal das ruas…

 SOLIDARIEDADE EM ALTA

Adesguianos produziram, embalaram e distribuíram 200 “quentinhas” aos caminhoneiros à tarde passada. Esses motoristas garantem comida nas nossas mesas, mas já sofrem os efeitos da pandemia pela redução da atividade econômica no país. Na foto, o chef Julio Cordeiro, o secretário da Adesg Ricardo Samartano Junior, o delegado Antônio José Bessa, o pecuarista Antônio Sérgio Marquez e o médico Murilo Abud.

Mais de 100 empresários locais estão engajados na força tarefa #JuntosporUberaba. Hoje a Ecomaster entregou 500 litros de álcool para doação aos hospitais da cidade. Ontem foram 200 litros doados ao Hospital Hélio Angotti. Belo exemplo de solidariedade.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por