IOC - Instituto do Osso e da Cartilagem

Medidas físicas no controle da artrose (2)

Publicado em 29/08/2020 às 11:38Atualizado em 18/12/2022 às 09:06
Compartilhar

A obesidade aumenta o risco de artrose por uma variedade de mecanismos, não só pelo aumento da carga nas articulações (peso do corpo), mas por uma infinidade de alterações metabólicas e mudanças na composição corporal.

Vários efeitos nocivos relacionados à obesidade e a artrose são frequentemente relatados, incluindo a atividade física diminuída, resistência a insulina, aumento de citocinas inflamatórias e progressiva perda de massa muscular.

A perda de peso é fundamental para reduzir o risco de artrose e na doença estabelecida, reduzir os sintomas, melhorar a função e reduzir a progressão da doença, uma vez que os mediadores inflamatórios gerados pela obesidade atuam também na progressão da doença.

Em uma recente revisão sistemática, os pesquisadores demonstraram uma relação positiva entre o índice de massa corpórea aumentado e o risco de osteoartrose das mãos. 21 estudos foram avaliados e os pesquisadores concluíram que existe um risco aumentado de artrose nas mãos nos indivíduos com maior IMC.

Em uma revisão sistemática e meta-análise publicada por pesquisadores do Reino Unido, reuniu 85 estudos de qualidade associando obesidade e artrose. Os pesquisadores concluíram que a taxa de desenvolvimento de artrose foi quase três vezes maior para indivíduos obesos.

O uso de palmilhas para correção da pisada também é uma abordagem conservadora bastante utilizada no controle da dor em indivíduos com artrose. Ainda que não exista um consenso sobre o uso dessas palmilhas em artrose.

Uma recente meta-análise de estudos randomizados, publicada por pesquisadores chineses, não mostrou benefícios do uso de palmilhas para controle da dor e melhora da função em pacientes con artrose de joelho.

Outro estudo recente, uma revisão sistemática e meta-análise publicada por pesquisadores da Austrália, não mostrou benefícios no tratamento de atrose de joelho nos pacientes do estudo.

Os resultados desse estudo sugerem que as palmilhas, quando bem indicadas, para o fenótipo biomecânico correto, podem melhorar a distribuição de carga da articulação e dessa forma, impedir a progressão da doença e ajudar no controle da dor.

Referências:

Hart HF, Barton CJ, Khan KM, Riel H, Crossley KM. Is body mass index associated with patellofemoral pain and patellofemoral osteoarthritis? A systematic review and meta-regression and analysis. Br J Sports Med. 2017;51(10):781-790. / ‘Jiang L, Xie X, Wang Y, et al. Body mass index and hand osteoarthritis susceptibility: an updated meta-analysis. Int J Rheum Dis. 2016;19(12):1244-1254. / Zhang J, Wang Q, Zhang C. Ineffectiveness of lateral-wedge insoles on the improvement of pain and function for medial knee osteoarthritis: a meta-analysis of controlled randomized trials. Arch Orthop Trauma Surg. 2018;138(10):1453-1462. / Arnold JB, Wong DX, Jones RK, Hill CL, Thewlis D. Lateral Wedge Insoles for Reducing Biomechanical Risk Factors for Medial Knee Osteoarthritis Progression: A Systematic Review and Meta-Analysis. Arthritis Care Res (Hoboken). 2016;68(7):936-951.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por